InquirerUP, MMDA team up to boost Metro Manila flood resilienceDaily MaverickQUIZ: The local elections are coming. How much do you know?The Jerusalem Post'Like a biblical battle': WP journalist wounded in West Bank credits Palestinian youth with rescuePunchUS authorities charge six over illegal immigration marriage schemeCNN TürkMERKEZ BANKASI FAİZ KARARI EKİM 2026: Ekim Ayı TCMB Faiz Kararı Ne Olacak? TCMB Ekim Toplantı Tarihi Belli OlduBollywood HungamaEXCLUSIVE: Sunny Deol's Gabru set for 2027 release; Vishal Rana promises a NEVER-SEEN-BEFORE avatar: “Sunny sir says, ‘Iss baar dhai kilo ka haath nahin, dhai kilo ka HEART leke aaya hoon’!”RTP DesportoSp. Braga procura primeiros pontos na estreia de Franclim CarvalhoInquirer EntertainmentStar Magic eyes collab with Chinoy pageant to cast winners in vertical shortsKhaosod EnglishMedical students from 29 institutions oppose easing e-cigarette and HTP restrictions
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, October 22, 2026

Uma tenda portuguesa, com certeza

Translate

Perdoem-me desde já o título, mas não pude deixar de pensar na nossa portugalidade enquanto acompanhava os acontecimentos dos últimos dias no Porto e em Lisboa. Durante décadas, cantámos as virtudes de uma casa portuguesa, com pão e vinho sobre a mesa. Olhando para o mercado imobiliário atualmente, podemos sonhar com uma casa e almejar o pão e o vinho.

Começo, por isso, a concordar com o boato de que a versão contemporânea da casa portuguesa poderá estar mais próxima da secção de campismo da Decathlon do que de uma agência imobiliária. Montagem rápida e não preciso de empréstimos. Quanto à mesa, terá de ser dobrável.

Posto isto, razões para sair à rua não faltam. As casas são caras, as rendas incomportáveis, e sair de casa dos meus pais tornou-se uma espécie de objetivo de vida a longo prazo. Manifestar continua, aliás, a ser uma das poucas atividades gratuitas no centro de uma metrópole.

O que me fascina, contudo, é a extraordinária capacidade que temos para transformar um problema transversal à sociedade numa disputa entre esquerda e direita. Em Portugal não basta concordar que existe um problema. É preciso descobrir a quem pertence e, sobretudo, a quem podemos atribuir a culpa.

Porque aparentemente a crise da habitação tem afiliação partidária. E como acontece com quase tudo neste país, muda de partido consoante quem esteja no Governo.

Há contudo, um pequeno inconveniente nesta teoria: a memória. Durante a célebre geringonça, os preços da habitação aumentaram cerca de 41%. Não estou a sugerir que a crise tenha nascido nessa altura, mas não deixa de ser curioso como a responsabilidade política parece começar sempre no dia em que o partido de que não gostamos chega ao Governo. Tal como numa reunião de condomínio, a culpa passa de condómino em condómino. E ninguém quer ler a ata.

Resolvida a questão da culpa, faltava dar alguma cor à manifestação. Sobem as bandeiras! Entre elas, as da Palestina. Não questiono a legitimidade da causa, mas confesso que continuo sem perceber de que forma um cessar-fogo em Gaza contribuirá para baixar o preço de um T2 em Lisboa. A manifestação começou por exigir habitação acessível, mas rapidamente se transformou numa assembleia-geral das Nações Unidas, só que com menos diplomatas e mais tendas Quechua.

Até aqui, já se discutia política interna e conflitos internacionais. Faltavam as questões constitucionais. Felizmente, não faltaram especialistas.

Contudo, a julgar por algumas das reações, a descoberta de que os direitos fundamentais têm limites apanhou certas pessoas de surpresa. O que é curioso, porque a legislação que regula o direito de reunião e de manifestação tem mais de cinquenta anos. Não se trata propriamente de uma alteração legislativa de última hora.

Outros justificavam a ocupação do espaço público com o facto de o direito à habitação, constitucionalmente consagrado, não estar a ser garantido pelo Estado. É um raciocínio interessante, mas pouco prático. O artigo 36.º da Constituição também me garante o direito de constituir família, mas não é por isso que me ponho a tratar da descendência em pleno Rossio.

Naturalmente, reconhecer que o direito de manifestação tem limites não significa legitimar qualquer intervenção policial. A atuação das autoridades deve ser escrutinada e eventuais abusos responsabilizados. Mas também convinha entender que a legitimidade de uma causa não torna automaticamente legítima qualquer forma de a defender.

Na canção de Amália Rodrigues, quem batia à porta era convidado a sentar-se à mesa. Na versão contemporânea, a polícia apareceu à porta e a discussão foi sobre quem tinha de sair. E, no meio de tanta discussão, talvez nos tenhamos esquecido de um pormenor: o problema da habitação não é exclusivo de quem monta a tenda, de quem a manda desmontar ou de quem assiste à discussão. É de todos nós. Com casa ou com tenda.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.