ESPNArsenal stunned in Carabao Cup loss to fourth-tier Fleetwood TownThe Jerusalem PostIt’s time to set ego aside: Netanyahu, Eisenkot must form unity government - commentESPN DeportesEN VIVO: Hamilton limpia error con HR y Brewers igualaInquirerVisayas grid on red, yellow alert anew on Wed, Oct. 28한겨레위례선 트램 올해 12월 개통 무산…새 일정은 내년 상반기 발표UOLO Impa na Chinaالنهارالذهب يرتفع للجلسة الثانية وسط ترقب قرار الفائدة الأميركيةZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioNew Straits TimesBursa Malaysia opens higher on improved sentimentThe Hollywood ReporterHow ‘DWTS’ Addressed Val Chmerkovskiy’s Return to the Ballroom After His SuspensionEl ComercioResultados Sorteo Mayor EN VIVO: mira la tabla de premios del martes 27 de octubreMalay MailRights groups urge countries to reject Emirati diplomat for UN top job over alleged Sudan war funding
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 28, 2026

Os “activistas” de esquerda e os “extremistas” de direita

Translate

Será que já podemos todos concordar que a extrema-esquerda constitui a principal ameaça à ordem pública em Portugal neste momento? Face aos acontecimentos das últimas duas semanas, seria de esperar que tal acontecesse mas confesso o meu cepticismo. O (ainda) MAI Luís Neves deu alguns sinais de ter compreendido a real ameaça que a extrema-esquerda constitui para a ordem pública em Portugal, mas esse entendimento parece não ter chegado ainda a outros segmentos da sociedade portuguesa, não obstante as evidências que se acumulam.

A extrema-esquerda reduzida à quase insignificância nas urnas vislumbra no fomento da agitação nas ruas uma possível bóia de salvação. Rejeitada democraticamente pelos eleitores, restam as encenações mediáticas, as “assembleias populares” e as provocações sistemáticas para tentar promover um caos inspirado pela preocupante realidade a que temos assistido em França e em outros países europeus. As “acampadas” ilegais e o desafio ao Estado de Direito e às autoridades constituem assim acima de tudo um exercício de sobrevivência por parte da extrema-esquerda democraticamente derrotada. Como bem explica Rodrigo Adão da Fonseca, invocando Negri:

“A esquerda de matriz trotskista, organizada em círculos e assembleias, nunca sobreviveu bem ao ambiente líquido das redes sociais, que premeia o perfil e pune a disciplina, e durante anos assistiu, impotente, à captura do pulsar da rua pela direita populista e ao seu transporte para o TikTok. A acampada é a tentativa de recuperar corpos: corpos na praça, corpos nas tendas, corpos a dormir ao relento, a “carne da multidão” de que falava Negri, porque só os corpos produzem a imagem que as redes depois multiplicam, e porque uma assembleia com as mãos no ar é a única coisa que uma organização velha ainda sabe fazer e que ainda rende em vídeo. É uma operação de sobrevivência disfarçada de insurreição, uma ópera pífia a cantar as árias de uma geração que falhou em Atenas, em Madrid e em Caracas, para um público que não leu a crítica da estreia.”

Já menos compreensível é que um PS que pretende ser uma alternativa credível de Governo dê sinais de apoiar esse mesmo caminho. Perante um partido profundamente dividido, José Luís Carneiro sente necessidade de agradar à ala socialista mais radical, mesmo que tal implique ir contra a matriz fundadora do PS. A este respeito é de louvar a lucidez de Ascenso Simões, uma das poucas vozes do PS com presença pública que se manifestou inequivocamente em defesa do Estado de Direito e da ordem pública contra os agitadores de extrema-esquerda que visam semear a violência e o caos.

Relativamente ao exercício da liberdade de manifestação, vale a pena reproduzir aqui a avaliação do insuspeito Vital Moreira em texto publicado no dia 26 de Outubro:

“Num Estado de direito constitucional, as liberdades não podem ser exercidas à margem da Constituição e da lei, desde que compatível com aquela. Nem as manifestações mais justas — como estas contra a falta e o custo da habitação — estão dispensadas de cumprir as regras constitucionais e legais aplicáveis. Pelo contrário, o confronto ostensivo (e quiçá propositado) com a legalidade pode retirar-lhes credibilidade e impacto político, como está a verificar-se. (…) Até agora, neste processo, não houve nenhuma restrição da liberdade de manifestação,  no sentido próprio acima definido, e as limitações ao seu modo de exercício, nomeadamente a proibição das “acampadas”, parecem-me plenamente justificadas.”

Reconhecer que existe um grave problema com a habitação em Portugal não pode obviamente implicar aderir nem às motivações, nem ao ideário, nem às propostas dos manifestantes de extrema-esquerda que tentam oportunisticamente capitalizar o legítimo descontentamento popular no sentido de fomentar a agitação social e promover a desordem e a violência. A conjugação de políticas públicas erradas tanto do lado da oferta como da procura ao longo dos últimos anos gerou uma gravíssima e inegável crise da habitação em Portugal. Do lado da procura, qualquer análise séria não pode deixar de realçar o papel da vaga massiva de imigração descontrolada nos últimos anos, assim como os incentivos perversos e injustos a estrangeiros que sobreaquecem o mercado imobiliário, sem esquecer os apoios públicos demagógicos que reforçam ainda mais a procura num mercado já de si inflacionado. Do lado da oferta, a persistência de um enquadramento profundamente hostil ao arrendamento retira do mercado muitos imóveis que aí poderiam e deveriam estar e encarece brutalmente as rendas dos que ainda assim aí são colocados, ao mesmo tempo que um leque alargado de restrições excessivas à construção e arbitrariedades regulatórias e de licenciamento a nível central e local fomentam a corrupção e contribuem para reduzir a oferta muito abaixo do que seria desejável.

Não faltam, assim, razões legítimas para protestar quanto à habitação em Portugal, pelo que é perfeitamente natural que os protestos em si mesmos reúnam simpatia. Mas, como os próprios agitadores de extrema-esquerda não se cansam de repetir publicamente sempre que têm oportunidade para tal, a (efectiva) crise na habitação é apenas um pretexto oportuno para defender a revolução e abolir o capitalismo. Acresce que os grupos e movimentos de extrema-esquerda que mais dinamizam os protestos defendem políticas de habitação ainda piores do que as que temos tido.

Não pode haver dúvidas: estamos perante uma tentativa de aproveitar um descontentamento real, generalizado e legítimo para fazer ressuscitar uma mentalidade revolucionária. Mentalidade essa que tragicamente encontra eco na generalidade dos media. Como bem salienta Miguel Morgado:

“Ver a facilidade com que jornalistas se impressionam e reproduzem a vulgata do leninismo ou do sacrifício dos valores e direitos mais elementares em nome da “revolução”, sem uma centelha sequer do brilho e da sofisticação de que os nossos antepassados apesar de tudo deram provas nas manifestações revolucionárias que produziram, é uma lição histórica importante. Fala-se na “morte do capitalismo”, na destruição da “ordem burguesa”, no “sionismo”, na aniquilação de bens privados e na ofensa à segurança pessoal, no apelo à violência e desordem generalizadas, com uma naturalidade que só se compreende porque o espaço comum e mediatizado onde essas palavras abrem caminho está vazio. Ou melhor, foi deixado vazio pela ignorância e pela indiferença.”

Uma ocupação do vazio que não acontece por acaso. O ecossistema de extremismo revolucionário é financiado há anos (e infelizmente continua a ser) com fundos dos contribuintes portugueses seja por via de múltiplas redes de ONG’s criadas e controladas pela extrema-esquerda, seja por via de uma parte significativa do “sistema científico nacional” no qual a esquerda radical impera, sem que o actual executivo AD se atreva a sequer ponderar beliscar essa hegemonia.

Perante “acampadas” ilegais, actos de vandalismo sistemático sobre monumentos, desobediência e provocação às autoridades, apelos explícitos e públicos à revolução e à violência (incluindo a ataques à própria casa do Primeiro-Ministro) e violência efectiva contra a polícia, não deveriam restar dúvidas sobre o que está em causa, mas infelizmente persiste uma gritante duplicidade de critérios na forma como estes “activistas” de esquerda são tratados (como é sabido, “extremistas” só podem existir mesmo à direita). Basta pensar no que aconteceria se actos similares fossem praticados, por exemplo, no âmbito de manifestações pró-vida, de comícios do Chega ou de iniciativas do movimento Reconquista.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.