The Jerusalem PostSwitzerland looking at Barak MX, SAMP/T NG for missile defensePunchNSCDC suspends officer over Abuja market shootingESPNTransfer rumors, news: Everton eye loan for Man United's RashfordBollywood HungamaBhumi Pednekar reunites with Akshay Kumar for Priyadarshan’s next comedyCNN TürkMuğla'da askeri gemiler ziyarete açıldıZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFSBS 뉴스'다문화 가정 정책' 논란 커지자…이 대통령 직접 반박NHK 社会浜岡原発地震データ問題で原子力規制委が不正防止対策導入決定سكاي نيوز عربيةالشرطة ترد على الليكود.. ما أدلة "سرقة الانتخابات"؟Golem.dePico11: Dieses Windows 11 passt auf eine CD-ROMn-tvErster World-Series-Titel: Brewers-Ekstase vor der großen Winter-Depression im BaseballGMA NewsMagnitude 5.6 earthquake hits off Surigao del Sur
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, October 29, 2026

"Sensibilidade e Bom Senso": uma adaptação deslavada e morna

Translate

O livro de Jane Austen com mais adaptações ao cinema é Orgulho e Preconceito: 13 filmes, séries e telefilmes, entre 1938 e 2026 (fora as versões mais “soltas”, as paródias, os pastiches, os “inspirado por” e os delírios como Orgulho e Preconceito e Guerra, que põe as personagens a combater uma praga de zombies). Sensibilidade e Bom Senso já foi vertido cinco vezes para televisão e só uma para cinema, na celebrada e oscarizada versão filmada por Ang Lee em 1995, e escrita por Emma Thompson (também uma das intérpretes), e que ficou a servir de referente para adaptações posteriores. E de cuja sombra não se poderá esquivar esta nova, assinada por Georgia Oakley, com argumento de Diana Reid.  

[Veja o “trailer” de “Sensibilidade e Bom Senso”:]

A realizadora disse que o seu Sensibilidade e Bom Senso é uma “nova interpretação dirigida a uma nova geração”, começando logo pelo elenco, cheio de caras da mais recente vaga de actores britânicos, como Daisy Edgar-Jones (Elinor Dashwood), Esmée Creed-Miles (Marianne), Bodhi Rae Breathnach (Margaret), George MacKay (Edward Ferrars) ou Frank Dillane (Willoughby). Estranha mesma é a escolha do sorumbático e parado norueguês Herbert Nordrum para personificar o coronel Brandon, e que além de parecer saído de um western de Sergio Leone, não chega nem às solas das botas de Alan Rickman na versão de Ang Lee.

[Veja uma entrevista com a realizadora e a argumentista:]

Se esta não existisse, a de Georgia Oakley, produzida pela Working Title de Tim Bevan e Eric Felner, os produtores britânicos de maior sucesso da sua geração (responsáveis desde fitas como Notting Hill até às das séries de Johnny English e Bridget Jones, entre dezenas de outros), poderia ser considerada como suficientemente aplicada e correta. Até porque este Sensibilidade e Bom Senso do século XXI mantém-se relativamente fiel, no essencial, ao livro de Jane Austen, sem liberdades dramáticas ou derivas narrativas significativas (e apesar de alguns comportamentos e atitudes modernas demais aqui e ali), nem intromissões woke ou “reimaginações” na moda. Não é um mau filme. Não consegue é ser senão mediano, mesmo abstraindo do de Ang Lee.

[Veja uma conversa com o elenco principal do filme:]

Falta-lhe a luminosidade, a cor, o vigor formal, a alegria, os cambiantes visuais e dramáticos e o brilhante e distinto conjunto de intérpretes da adaptação de 1995 (além de Thompson e Rickman, Kate Winslet, Hugh Grant, Hugh Laurie, Tom Wilkinson, Gemma Jones ou Imogen Stubbs). A adaptação de Georgia Oakley é mais deslavada, enevoada, morna e moderadamente “naturalista”, com interpretações que se ficam quase todas pelo adequado. A realizadora centra-se nas duas irmãs Dashwood mais velhas, Elinor (que representa o bom senso do título) e Marianne (que personifica a sensibilidade), mas as personagens soam mais ligeiras, caricaturais e inconsistentes do que Jane Austen as construiu e caracterizou (sobretudo Marianne, que parece uma adolescente “rebelde” dos nossos dias), e de como Emma Thompson e Kate Winslet as viveram na fita de 1995.

[Veja uma sequência do filme:]

No papel da alegre, generosa e directa Sra. Jennings, o abastada e casamenteiro “anjo da guarda” das irmãs Dashwood, a veterana Fiona Shaw introduz, sempre que está em cena, uma cor humana, uma energia e uma vivacidade que Georgia Oakley não quis ou não foi capaz de instilar no filme, e de que este Sensibilidade e Bom Senso para “uma nova geração” se ressente. Falta-lhe maturidade, convicção, condimento. Quem viu a versão de Ang Lee recorda-se de várias cenas, momentos e detalhes, e revê-a sempre com gosto. Esta de Georgia Oakley não tem uma sequência memorável que seja. E é puro bom senso perdermos tempo a voltar a vê-la.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.