ESPNBreaking down the engine fiasco in MalaysiaRTP Desporto18h30 Cristiano Ronaldo regressaThe Jerusalem PostCan Pakistan-Israel ties exist? Yes, if the perpetual Palestinian conflict ends – opinionBollywood HungamaFire breaks out near the sets of Pati Patni Aur Panga and MTV Hustle 5, no casualties reportedESPN DeportesCheco encabeza críticas a F1 por fallas en MalasiaInquirerTrillanes vindicated anew? AMLC says Carpio firm got P319-M from ChinaComplete SportsRAFA Corporation Signs Three-Year Shirt Sponsorship With Kano Pillars, Announces Plans For RAFA Football AcademyRadio TimesCaroline Frost: 'It helps to be less emotional about being BBC director-general'20 MinutenWird Rickli Bundesrätin, fehlen in Zürich fünf Regierungsräte7sur728 emplois supprimés au site Jindal de Virton: l’usine à l’arrêtZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioVariety‘I, Addict’ Creator Javier Giner Unpacks ‘This Solitude,’ a Film ‘About ‘Those Who Keep Functioning While Something Inside Them Is Falling Apart’
The Daily Newsstand · Free, Always
Monday, October 5, 2026

Turismo de saúde no SNS: um fenómeno "fora de controlo"

Translate

Obstetrícia e oncologia estão entre as áreas mais pressionadas pelo turismo de saúde, sobretudo por utentes vindos do Indostão e dos PALOP. Médicos alertam que fenómeno está fora de controlo.

O diagnóstico está feito, o problema está identificado e agravou-se nos últimos anos: além da população residente, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) é obrigado a dar resposta a milhares de pessoas que vêm a Portugal propositadamente para acederem a cuidados de saúde de forma gratuita. O fenómeno, conhecido como turismo de saúde — e que gera grande desconforto na comunidade médica e no seio dos administradores hospitalares — está concentrado nas zonas com maior proporção de população migrante, como a Grande Lisboa, o Litoral Alentejano e o Algarve. E afeta sobretudo uma área do SNS particularmente pressionada pela falta de recursos humanos — a obstetrícia.

“As grávidas vêm no fim da gravidez, com gravidezes não vigiadas, para terem as crianças. Toda a gente sabe”, diz ao Observador o médico João Gamelas, que foi, durante dois anos, diretor clínico de uma das maiores Unidades Locais de Saúde (ULS) da zona de Lisboa, a ULS de Lisboa Ocidental. “Antigamente, era mais residual, vinham dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], agora vêm da Ásia, sobretudo da Índia e do Bangladesh“, detalha. O médico conta um episódio, ocorrido recentemente, em que uma equipa do INEM se deparou, acidentalmente, com uma casa no centro de Lisboa em que estariam a viver mais de 20 grávidas vindas da Ásia e que chegaram a Portugal através de uma rede organizada, com o objetivo de receberem cuidados obstétricos e realizarem os partos em Portugal.

O acesso de estrangeiros não residentes ao SNS não é, contudo, uma realidade circunscrita à obstetrícia, estendendo-se ainda à área oncológica e a outras especialidades, como a neurocirurgia, apontam os médicos ouvidos pelo Observador.

No caso da obstetrícia, a grande fatia das mulheres não residentes que chegam ao SNS são provenientes do sul da Ásia (Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal), mas também de África, sobretudo dos países de língua oficial portuguesa, segundo as informações recolhidas pelo Observador. “Vêm mulheres, sobretudo de Angola e da Guiné-Bissau. Ficam durante algum tempo e depois voltam para os seus países. Dão moradas onde já não estão e depois ninguém paga”, revela uma médica obstetra de um dos hospitais da Península de Setúbal, que pediu para não ser identificada.

gravida sns

▲ Fenómeno do turismo de saúde concentra-se sobretudo em áreas como a obstetrícia e a oncologia

No caso das restantes especialidades, como a oncologia, os não residentes que mais acedem aos cuidados são os cidadãos originários dos PALOP, e que não vêm ao abrigo dos protocolos de assistência médica existentes, salientam os médicos.

Uma das portas de entrada no SNS para estrangeiros não residentes é precisamente o serviço de urgência dos hospitais públicos. Daí, e em caso de necessidade, as pessoas podem ser referenciadas para outros serviços dentro do SNS, nomeadamente para consultas de especialidade — que dão, depois, acesso a tratamentos. Em 2024, um relatório da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou que, apenas nos dois anos anteriores, mais do que duplicou o número de estrangeiros não residentes que recorreram às urgências do SNS. Cerca de metade não estava abrangida por qualquer protocolo ou seguro, uma percentagem que tem vindo a aumentar nos últimos anos, o que denota um crescimento no recurso às urgências por parte de cidadãos vindos de fora da União Europeia.

PSD vai recuperar combate ao “turismo de saúde”. “Tem de acabar”

Muito discutido no final de 2024, o tema do turismo de saúde voltou à agenda pública nas últimas duas semanas, depois de a presidente da ULS Amadora-Sintra ter afirmado, numa entrevista ao Observador, que “há muitas pessoas” que chegam ao aeroporto de Lisboa e se dirigem para o hospital Fernando Fonseca de forma a receberem cuidados de saúde, ficando hospedadas na casa de familiares na zona de abrangência daquela unidade. Sandra Cavaco considerou esse fenómeno “um problema”, criticando também a permissividade das regras de acesso ao sistema de saúde em Portugal, que permitem que as pessoas acedam aos serviços sem garantir que têm forma de os pagar — ao contrário do que acontece noutros países.

“Problema tem de ser atacado”, pedem gestores hospitalares

Apesar dos vários alertas dos profissionais no terreno, e mesmo conhecendo os dados que constam dos vários relatórios e auditorias elaborados pela IGAS à situação de diversos hospitais (nomeadamente aqueles onde o crescimento do turismo de saúde tem sido mais expressivo), nem os sucessivos Governos nem a Assembleia da República intervieram ainda para limitar a utilização abusiva do SNS por cidadãos estrangeiros não residentes. A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) pede que o problema não seja ignorado. “Continuamos sem ter uma dimensão total do problema, mas é algo que tem de ser atacado“, defende o presidente da APAH. Apesar de ressalvar que o turismo de saúde “não é a causa de todos os males do SNS”, Xavier Barreto sublinha que o país precisa de se “focar em resolver o problema”.

Xavier Barreto explica que “o fenómeno tem muito maior incidência em Lisboa e Vale do Tejo”. Aliás, no relatório da IGAS divulgado em 2024, as três ULS com maior proporção de acesso de estrangeiros não residentes (e não abrangidos por quaisquer protocolos ou seguros de saúde que garantissem o pagamento dos cuidados prestados) às urgências são todas da zona de Lisboa: Amadora-Sintra, Santa Maria e Almada-Seixal. Em termos absolutos, no entanto, é a ULS do Algarve que lidera a tabela, seguida pela ULS de São José.

Mais de metade dos estrangeiros não residentes atendidos na ULS de São José não tem seguro de saúde. Partos aumentaram mais de 120%

Numa auditoria separada, a IGAS concluiu que, em 2024, quase 60% dos estrangeiros não residentes que recorreram às urgências da ULS de São José não tinham seguro ou acordo de saúde, sendo que se registou um aumento superior a 120% do número de partos de mulheres estrangeiras não residentes de 2023 para 2024 (mais 105 em apenas um ano) na Maternidade Alfredo da Costa. Foram as mulheres da região da Ásia do Sul ou Meridional (Afeganistão, Bangladesh, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka) as que mais procuraram as urgências de ginecologia/obstetrícia da ULS de São José, em 2024, tendo sido responsáveis por 25% dos atendimentos.

Apartamento com “camaratas de grávidas” no centro de Lisboa

“O maior problema são as grávidas”, diz também o médico e ex-ministro da Saúde Fernando Leal da Costa, alertando que, regra geral, os hospitais portugueses já “têm dificuldades em responder” à população residente e que o problema é agravado pelo uso abusivo dos estrangeiros não residentes. “No SNS, temos casos de mulheres que têm os bebés, têm alta e na consulta do 5.º dia já não estão no país”, assinala o médico João Gamelas, detalhando o caso, que lhe foi transmitido no ano passado, de um apartamento cheio de “camaratas para grávidas” na zona do Intendente, em Lisboa (uma zona muito próxima da Maternidade Alfredo da Costa, onde cerca de metade dos partos já são de mães estrangeiras).

"No SNS, temos casos de mulheres que têm os bebés, têm alta e na consulta do 5.º dia já não estão no país."

João Gamelas, médico e ex-diretor clínico da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental

Quando a equipa do INEM chegou ao referido apartamento, deparou-se com uma situação de “tráfico de grávidas”, diz João Gamelas, com cerca de 20 mulheres, oriundas do sul da Ásia, no mesmo espaço. “Era uma casa de grávidas, e é só uma das que existem”, garante o médico. Já em 2024, uma reportagem do canal Now revelou que as redes que trazem essas mulheres até Portugal são controladas por cidadãos estrangeiros, que cobram centenas de euros por mês pelo alojamento de cada uma das mulheres, em locais geralmente próximos das maternidades do SNS.

Para o ex-diretor clínico do hospital São Francisco Xavier, com décadas de carreira no SNS, o fenómeno do turismo de saúde “é cada vez mais importante” e pode colocar em causa, em determinadas áreas (como a obstetrícia), a capacidade de resposta dos hospitais. “Isto sobrecarrega os serviços“, alerta, uma opinião secundada por outros médicos.

“Perdemos o controlo desta situação. São muitas, muitas mulheres que vêm ter os filhos aos nossos hospitais e isto acaba por ser uma sobrecarga para nós”, diz uma obstetra de um dos hospitais da margem sul do Tejo. “Há grávidas que vêm para os hospitais do Barreiro e para o Garcia de Orta só parir. Muitas vezes, ficam em casa de familiares e usam cartões de utente de outras pessoas. Chegam com as malas diretamente do avião, muitas já com contrações”, diz a mesma especialista, acrescentando que esta situação já acontece na obstetrícia “há anos”, mas tem sofrido um agravamento progressivo.

“Perdemos o controlo. Não há serviços que aguentem este volume”

“Nos últimos quatro ou cinco anos, tem sido brutal. Não há serviços que aguentem este volume”, alerta a médica, apontando ainda que há outras mulheres que vêm a Portugal só para fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez. “Basta trazerem uma ecografia e um cartão de utente e podem fazer uma IVG. Têm direito e acesso a tudo”, vinca. Em 2025, 44% das IVG realizadas em Portugal foram pedidas por mulheres estrangeiras.

A médica explica que tanto as grávidas vindas de África como as grávidas provenientes da Ásia procuram em Portugal a segurança dos procedimentos clínicos que não têm nos países de origem. “Não vamos comparar, aqui temos uma taxa de mortalidade de 1.º nível. Na Guiné[-Bissau] podemos ter uma cama para 5 mulheres, até podem parir no chão. E por isso, eu compreendo as pessoas. Não as posso criticar, se estivesse nas mesmas condições, provavelmente procuraria os melhores cuidados também”, sublinha a médica.

Presidente do hospital Amadora-Sintra: “Há pessoas que chegam ao aeroporto e vêm para aqui”

No entanto, garante, há mulheres que viajam desde outros países da União Europeia (como a Bélgica ou a Alemanha, com mais recursos do que Portugal) para acederem a cuidados de saúde de forma gratuita, aos quais não conseguem aceder nesses países. “São mulheres estrangeiras que estão emigradas na Alemanha, Luxemburgo, na Bélgica. E elas próprias dizem que vêm porque ‘aqui não se paga nada'”, sublinha a médica, destacando que, em determinados dias, não há “uma única portuguesa em trabalho de parto” no hospital onde exerce. Com muitas das utentes que chegam ao hospital, a primeira barreira é a comunicação. “É difícil. Muitas mulheres não falam português nem se tentam integrar, não procuram sequer falar português”, afirma a médica obstetra, apontando o aumento de grávidas estrangeiras (e as dificuldades de comunicação e complicações associadas) como um dos fatores que têm levado à saída de obstetras do SNS.

▲ Médicos denunciam acesso abusivo para fazer partos e IVG nos hospitais do SNS. "Elas próprias dizem que vêm porque 'aqui não se paga nada'"

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

No IPO de Lisboa, onde Fernando Leal da Costa trabalha, chegam doentes não residentes em Portugal, muitos ao abrigo dos acordos estabelecidos com os PALOP (e que, alerta, também precisam de ser revistos) mas também doentes não residentes que chegam referenciados pelos hospitais privados e via centros de saúde, alguns com número de utente do SNS, sem que tenham a situação em Portugal regularizada.

“Não sei como, mas acabam por conseguir um número de utente, é uma falha do SNS”, sublinha o ex-ministro da Saúde no segundo Governo de Pedro Passos Coelho. “A partir do momento em que têm número de utente, inscrevem-se e são vistos no IPO”, diz o médico hematologista, criticando a forma como Portugal disponibiliza tratamentos a pessoas não residentes, “que não descontaram” para o SNS. “Tenho um doente que reside em Portugal que trouxe a mãe, também doente, para ser tratada. A senhora tentou ser tratada noutro país europeu e não conseguiu, mas aqui é diferente”, vinca Leal da Costa, criticando a facilidade com que se concede o reagrupamento familiar, que depois permite o acesso aos serviços públicos.

Para além do acesso dos não residentes ao SNS, que sobrecarrega os hospitais públicos, há ainda um outro problema: a cobrança dos serviços prestados. À entrada de uma urgência hospitalar, os utentes não residentes são obrigados a suportar o custo da taxa moderadora (18 euros num serviço de urgência polivalente; 16 euros numa urgência médico-cirúrgica; 14 euros num serviço de urgência básica).

Caso não tenham um seguro de saúde, acordo ou protocolo que suporte os custos do atendimento, incluindo exames ou análises de diagnóstico, os não residentes devem também garantir o pagamento desse mesmo atendimento: 115 euros num serviço de urgência polivalente; 80 euros num serviço de urgência médico-cirúrgica. A estes valores acrescem os custos dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica, segundo a portaria 274/2026/1. Já no caso do valor diário de internamento, o custo pode variar entre os 73,70 e os 408 euros, dependendo do tipo de serviço onde o utente fica internado.

Se no caso dos cidadãos que têm seguros ou estão abrangidos por protocolos os hospitais conseguem, na maioria dos casos (sobretudo no caso dos países europeus), cobrar os valores devidos pelos cuidados prestados, nos restantes casos, essa cobrança é mais difícil. Regra geral, os hospitais do SNS têm dificuldades na cobrança das faturas aos cidadãos que não fazem o pagamento voluntariamente. Só nos primeiros nove meses de 2024, o último ano com dados disponíveis, foram mais de 45 mil os não residentes que foram às urgências do SNS.

Falta de cobrança cria “sentimento de injustiça” na sociedade, alertam administradores hospitalares

Quando chegam a um serviço de urgência, muitos cidadãos estrangeiros que não residem em Portugal fornecem as moradas das embaixadas dos respetivos países ou até moradas falsas, dizem os profissionais ouvidos pelo Observador. É uma forma de tentar evitar a cobrança. “No caso dos países africanos, muitas pessoas declaram o endereço da embaixada”, assegura o presidente da ULS de Santa Maria, Carlos Martins, revelando que aquela unidade chegou a ter “desequilíbrios nas contas” devido ao montante significativo de valores em dívida que não conseguia cobrar, com origem em valores não pagos por estrangeiros não residentes.

“Pedimos a morada, mandamos a carta, mas isso não garante que é feita a cobrança”, sublinha o responsável, que defende que o SNS tem de ser mais zeloso no que diz respeito à cobrança dos cuidados que presta. “A primeira pergunta que se faz no SNS é o que tem, a primeira pergunta que se faz no privado é como é que paga”, compara.

"Pedimos a morada, mandamos a carta, mas isso não garante que é feita a cobrança. A primeira pergunta que se faz no SNS é o que a pessoa tem, a primeira pergunta que se faz no privado é como é que paga."

Carlos Martins, presidente da Unidade Local de Saúde de Santa Maria

Também a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defende que os hospitais devem redobrar os esforços no que diz respeito à cobrança, nomeadamente junto das embaixadas. “Os cuidados devem ser pagos, devem ser faturados e devemos tentar sempre que a pessoa pague. Temos de colocar mais foco na cobrança, particularmente junto das embaixadas, para que controlem os fluxos, ou façam o pagamento”, defende o presidente da APAH, acrescentando que, “se houver maior incidência de problema num determinado país, é caso para haver um diálogo”. Xavier Barreto alerta que a falta de cobrança a estes cidadãos cria um sentimento de “injustiça” na sociedade. “Isto cria um sentimento de injustiça legítimo de ‘os portugueses pagam e quem vem de fora não paga’“, vinca o responsável da APAH.

Turismo de saúde. IGAS quer taxas moderadoras pagas à entrada dos hospitais e sistema de check-out para evitar fugas a pagamentos

Xavier Barreto adianta que, em muitos casos, os não residentes alegam, à saída das unidades hospitalares, que não possuem meios financeiros para pagar os cuidados recebidos, o que deixa os hospitais ‘sem margem de manobra’. “Se o doente disser que não consegue pagar (não tem dinheiro, carteira, etc.), acontece o quê? Porque isto é que se passa hoje”, vinca.

No entanto, os hospitais “não têm mecanismos para fazer a cobrança”, lamenta o ex-ministro da Saúde Fernando Leal da Costa, que se deparou com esse problema, numa escala menor, quando esteve no Governo. “Devia existir um mecanismo centralizado”, defende, sublinhando que Portugal tem um “problema de imigrantes ilegais que não têm cobertura, são internados” e que acabam por receber em Portugal cuidados de saúde dos mais variados tipos. “Acabam por usufruir dos mesmos direitos de quem andou a descontar 40 anos”, critica. “Deviam ser desencadeados mecanismos para o SNS ser ressarcido”, concorda a obstetra da Península de Setúbal ouvida pelo Observador.

O Observador questionou a Direção Executiva do SNS sobre se esta entidade tem identificada a dimensão do fenómeno do turismo de saúde e o seu impacto nas unidades do SNS, em que zonas do país e áreas clínicas o fenómeno tem maior expressão e que recomendações são transmitidas às ULS para lidar com este fenómeno. No entanto, a entidade liderada por Álvaro Almeida remeteu esclarecimentos para a IGAS.

[Annie está de volta a Havana. Apesar das relações privilegiadas com altas figuras do regime, quer viver como os cubanos, divertir-se como os cubanos e… sofrer como os cubanos. Mas continua a ser filha do diretor da PIDE. E Fernando Silva Pais e Armanda Palhota não estão dispostos a deixá-la passar tão facilmente para o lado do inimigo. Já pode ouvir o terceiro episódio de “Os Escândalos de uma Revolucionária”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.