ESPN DeportesSteelers dan signos de vida en ClevelandESPNFollow live: Rodgers finds Washington for TD as Steelers cut deficit vs. BrownsThe Jerusalem PostJewish groups hail California law making it the first state to list ‘Jewish’ as an ethnicityPunchObi: I’ll spend holidays in Zamfara, Borno if electedDaily MailGypsy-Rose Blanchard's ex-fiancé Ken Urker dead at 33 as his body is discovered at Louisiana home on his birthdayMintJantar Mantar Protest: Delhi Traffic Police issues advisory; key routes to face restrictions on Oct 2中国新闻网从“北上无音讯”到“北上寻音讯”:一份不断延长的名单New Straits TimesFAM seeks FIFA clarification over extended stoppage time in JakartaNHK 社会福岡県議会 自民県議が議長就任前のゴルフ会費用負担を証言Observador Desporto4h. Greve da função pública abrange 350 mil trabalhadoresSeeking AlphaRoundhill Nasdaq-100 0DTE Covered Call Strat ETF declares $0.1109 dividendSportstarAsian Games 2026 Live Updates Day 14: India wins first-ever gold in women's team recurve archery; Kumkum-Dhiraj reach mixed team final; Sujeet through to 65kg wrestling quarterfinals
The Daily Newsstand · Free, Always
Friday, October 2, 2026

Diferente, mas quase igual

Translate

Uma das maiores críticas sofridas pela seleção de Carlo Ancelotti na partida de eliminação na Copa do Mundo foi ter permitido à Noruega, que ganhou por 2 a 1, ficar bem mais com a bola: 66% x 34%.

Como o brasileiro está acostumado a ver a equipe propondo as ações nas partidas, exercendo domínio, o retrato saiu ruim. Não se levou em consideração que o Brasil, mesmo tendo menos a bola, finalizou mais (14 x 9) e obrigou o goleiro rival a fazer mais defesas (4 x 3).

Se a vitória diante dos nórdicos tivesse vindo, Carletto seria enaltecido como estrategista que "soube ganhar mesmo sem a bola". A seleção perdeu porque pecou nas finalizações e porque falhou no óbvio: impedir que a bola chegasse a Haaland. Duas falhas, dois gols. Fim.

Então ficar mais tempo com a bola é irrelevante? Não. Estando com ela, a equipe não leva gol. Só que, se não souber lidar adequadamente com ela, não faz gol.

Pós-ressaca da Copa, o Brasil foi a campo na Superdata Fifa para duas partidas contra a Austrália, na Oceania. Ainda enfrentará a Índia, na Ásia.

Colunas

Receba no seu email uma seleção de colunas da Folha

No primeiro amistoso, Ancelotti optou por uma formação bem ofensiva (4-2-4), com quatro no ataque (Estêvão e Vini Jr. abertos, Endrick e Raphinha pelo meio). Com a Austrália tendo quatro no meio-campo (dois a mais), era esperado que tivesse mais a bola.

Não teve. O Brasil esteve com a redonda 65% do tempo. Um domínio, todavia, aparente. Bruno Guimarães e Danilo não conseguiam acionar o quarteto dianteiro.

O que se viu foi a execução de muitos passes (633, sendo 554 certos), tico-tico na maioria, e 16 finalizações: um gol, quatro defesas do goleiro Beach, seis para fora e cinco bloqueadas ou desviadas. E uma sensação forte de não funcionamento do sistema, já que, no 1 a 1, o gol salvador de Rayan saiu nos acréscimos do segundo tempo.

Para o segundo amistoso, Carletto reforçou o meio-campo, em um 4-3-3, com o estreante Gabriel Bontempo (na metade do segundo tempo entrou Andrey Santos) ao lado de Bruno e Danilo (no fim do segundo tempo entraram Martinelli e Breno Bidon).

Na frente, Rayan, pela direita, Vini, pela esquerda, e Raphinha, como centroavante, posição na qual tem brilhado pelo Barcelona. No intervalo, Endrick substituiu Raphinha.

O "um a mais no meio" do Brasil não significou ampliação da posse de bola, mas redução significativa: Brasil 51%, Austrália 49%, quase um empate.

Mesmo tocando menos na bola (475 passes, 406 corretos), o Brasil tentou o gol 18 vezes, duas a mais que na outra partida. Só que dois dos chutes foram em pênaltis. Das outras 16 tentativas, dois gols, quatro defesas de Beach, três para fora e sete bloqueadas/desviadas. E a sensação de que, com o 4 a 2, o time melhorou. Será?

Na doída derrota para a Noruega, a seleção brasileira tentou o gol 14 vezes, ou seja, mostrou mais objetividade no pouco tempo de bola que teve: um gol (de pênalti) com o jogo quase no fim, quatro defesas de Nyland, uma trave, seis fora, quatro bloqueios/desvios.

Neste começo de ciclo para a Copa de 2030, notou-se mudança na posse de bola. Mas a ameaça ao gol rival está quase igual. O mérito no último jogo esteve na eficácia: quatro bolas na rede. Quem faz quatro gols, a não ser que a própria defesa seja um desastre (a do Brasil não é), ganha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

View the original on UOL →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.