ESPNDaniel Dubois vs. Fabio Wardley: Fight results as Dubois stops Wardley in Round 2ESPN DeportesCruz Azul busca salir de su mala racha ante el sotanero FC JuárezThe Jerusalem PostThe forgotten German who saved Jews in Japan - and the diary that resurfaced 80 years laterInquirerSuper Typhoon Champi to enter PAR on Oct. 20; to be named RosalZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFUOLO bordel de Vorcaroسكاي نيوز عربيةكارني: "حادث خطير" وراء حريق ضخم بقاعدة عسكرية في ألبرتا매일경제중국 여성들 “AI 기업 대박낼 남편감 찾아요”…美 실리콘밸리 몰린다는데中国新闻网批量“AI小海”卖惨博同情带货 哪些“姨姨妈妈”容易被收割?DW EnglishCanada: Major fire reported at military base in AlbertaInfobaeDefinición “de caño” tras una doble pared y corrida desde la mitad de cancha: los dos goles de Messi en el triunfo del Inter MiamiNew Straits TimesBursa Malaysia expected to maintain cautious bias next week on external uncertainties
The Daily Newsstand · Free, Always
Sunday, October 18, 2026

Onde querem que Portugal esteja daqui a 10, 15, 20 anos?

Translate

Portugal continua preso a uma política obcecada pelo imediato, uma política que trata o futuro como um luxo dispensável. A cada ciclo eleitoral repete-se o ritual previsível da nossa vida pública, uma espécie de bolsa de valores de egos onde tudo se discute menos o país: quem lidera, quem sobe, quem desce, quem regressa, quem desaparece, etc. O que quase nunca se discute é a pergunta essencial que qualquer democracia madura deveria colocar, nomeadamente, onde queremos que Portugal esteja daqui a dez, quinze ou vinte anos. A ausência desta pergunta tem empobrecido o debate público e reduzido a política a um exercício de curto prazo, incapaz de formular um projeto nacional.

É neste contexto que as intervenções de Pedro Passos Coelho têm provocado desconforto. Desde que regressou a uma cidadania mais ativa, tem insistido na necessidade de pensar o país para lá do calendário eleitoral. Passos Coelho tem procurado recolocar o debate no plano das ideias e não das pessoas, daí que recorrentemente refira “reformas estruturais” e “que plano”, e que fale de competitividade, crescimento, sustentabilidade das finanças públicas, qualidade institucional e reformas estruturais que exigem tempo, continuidade e visão.

Sempre que aborda estes temas, lança um desafio que não se dirige apenas ao Governo, mas ao sistema partidário no seu conjunto. O objetivo é forçar os partidos a se confrontarem as perguntas que evitam há demasiado tempo, a saber:

Onde queremos que Portugal esteja no futuro e que caminho devemos seguir para lá chegar?

Que modelo de desenvolvimento queremos seguir e que reformas estamos dispostos a assumir para garantir prosperidade futura?

A insistência num plano para Portugal a longo prazo revela a convicção de que o país sofre de um défice de estratégia e de que este défice não se resolvem com remendos políticos que duram o tempo de um ciclo de notícias não resolvem nada. Passos Coelho não é o único a pensar assim.

Invariavelmente, o problema surge no momento seguinte. Em vez de se discutir o conteúdo das propostas, o debate mediático faz aquilo que já se tornou vício: foge das ideias como quem foge de trabalho sério e refugia-se na especulação sobre protagonistas. As manchetes, comentários e notícias passam a girar em torno da possibilidade de regressar à liderança do PSD, da eventual candidatura a Primeiro-Ministro ou da relação com a atual direção do partido. A discussão deixa de ser sobre ideias para Portugal e passa a ser sobre a pessoa de Passos Coelho.

Esta reação não é inocente. Resulta da dificuldade dos partidos em responder às questões de fundo e da incapacidade de apresentar projetos consistentes que possam ser escrutinados pelos eleitores.

A verdade é que o sistema partidário português se tornou um deserto intelectual onde a única coisa que cresce é a ansiedade eleitoral. Multiplicam-se medidas avulsas e respostas improvisadas – os tais remendos políticos que nunca chegam a transformar o país – sem qualquer projeto nacional que articule objetivos, prioridades, recursos e prazos. Questões decisivas como a demografia, a produtividade, a reforma do Estado, a educação, a justiça ou a sustentabilidade da Segurança Social permanecem subordinadas à lógica do ciclo eleitoral. E a desculpa do mandato de quatro anos já não convence ninguém. Nada impede que se definam planos faseados, com metas claras e continuidade entre governos.

Neste cenário, as intervenções de Passos Coelho tornam-se incómodas porque expõem o vazio estratégico que atravessa grande parte da política portuguesa. Quando alguém pergunta que país queremos construir nas próximas décadas, obriga os partidos a responder. E quando não existem respostas, a solução mais cómoda é deslocar o debate para o plano pessoal. O paradoxo é evidente. Um cidadão intervém para discutir ideias e reformas, mas a conversa pública transforma-se num exercício de especulação sobre o seu futuro político.

O resultado é um empobrecimento do debate democrático. Em vez de confrontar projetos para o país, confrontam-se personalidades. Em vez de discutir Portugal daqui a vinte anos, discute-se quem liderará um partido nas próximas eleições. Enquanto isto acontece, as questões estruturais que determinam o futuro permanecem sem resposta. O país continua a navegar sem rumo, preso ao imediato e incapaz de formular uma visão que mobilize cidadãos e instituições. Não admira que o populismo cresça. Quando a política abdica de pensar o futuro, aparecem sempre os vendilhões de ilusões embaladas em slogans.

Se queremos um Portugal mais próspero, mais competitivo e mais justo, é tempo de abandonar a obsessão pelas pessoas (uma verdadeira política de sombras) e regressar ao que realmente importa: ideias, projetos e planos que definam o país que desejamos concretizar nas próximas décadas.

Post-Scriptum:

Invariavelmente, assim que Passos Coelho menciona «reformas, ideias e planos» aparece, qual reflexo pavloviano, esta pergunta: «Mas quais são as reformas que ele propõe?»

Esta inversão da responsabilidade política é uma crítica com uma lógica imbatível! Passos Coelho não é candidato, não governa, nem está no parlamento. Todavia, aparentemente, é a ele que compete desenhar o programa de governo, definir o Portugal de daqui a 10, 15 ou 20 anos e entregar o respetivo plano de execução.

Desculpem lá, mas quem tem a obrigação de dizer que Portugal querem ter daqui a 10, 15 ou 20 anos? Quem deve indicar as reformas, as ideias e os planos que permitirão alcançar o país que imaginam? É o cidadão Passos Coelho – ou os partidos que estão no Governo e na oposição?

Passos Coelho pergunta por «reformas estruturais, plano e ideais» – e tem toda a razão.
Qualquer cidadão consciente devia querer saber o que os nossos políticos pensam para o futuro do país. Não basta lamentar o atraso, denunciar a paralisia ou invocar a urgência de reformar; é preciso dizer o que se pretende mudar, como, quando e com que meios.
Se fosse candidato, Passos Coelho certamente apresentaria as suas ideias e indicaria as reformas que defende. Não o sendo, quer, como cidadão, ouvir os partidos e os seus líderes sobre o que pretendem fazer pelo país. Eu também quero!

De uma coisa tenho a certeza: a atual composição da Assembleia da República não impediria Passos Coelho de tentar fazer reformas.

O que impede reformas raramente é a falta de deputados; é a abundância de desculpas.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.