ESPN DeportesYankees con Mcmahon y Rice imponentes, toman ventaja en la serie ante RaysThe Jerusalem PostEight sailors assigned to USS Lincoln attempted suicide, Navy Secretary tells Congress한겨레사격 소승섭, 유도 김혜미…30~40대에 AG 첫 출전 ‘금’보다 값진 도전UOLAlagoas tem disputa de cardeais do antigo e do novo centrão em embate de Lira e Renan CalheirosHong Kong Free PressHong Kong slams EU report claiming ‘deterioration of fundamental freedoms’ in the city中国新闻网(长征胜利90周年)百件作品绘长征 广西美术作品联展回望革命历史PunchSenator facilitates market to boost commerce in Edo communityLenta.ruВ США заявили о готовности расширить торговое соглашение с КитаемMalay MailWoman found dead in Kuala Kangsar home, police arrest two suspects believed to be relativesLa NaciónFuror por Lizzie Borden: las principales diferencias entre la historia real y la serie Monster de NetflixGlobal NewsFrom meat to the saddle: B.C. rancher trains yaks to carry ridersEl ComercioDólar BCV HOY, miércoles 23 de setiembre: Tipo de cambio y tasa oficial en Venezuela
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, September 24, 2026

90 casas para 90 lugares

Translate

Terça-feira, 22 de Setembro, Assembleia Municipal de Lisboa, dia de “perguntas à Câmara”. Eis o que ficámos a saber: a Câmara está a negociar com a Estamo o direito de superfície do antigo edifício da Presidência do Conselho de Ministros (PCM), na Gomes Teixeira, para o reconverter em residências de função. O projecto prevê criar cerca de 90 apartamentos de tipologia T1 para profissionais deslocados que venham trabalhar nas áreas da saúde, educação e segurança, após obras de remodelação estimadas em mais de vinte milhões de euros. A cidade tem problemas sérios com alguns serviços públicos: faltam médicos, enfermeiros, polícias, professores e pessoal administrativo. As estruturas existem: foram construídos centros de saúde, escolas, esquadras e creches, mas faltam pessoas para os pôr a funcionar e os concursos ficam desertos porque o salário oferecido não consegue pagar a renda de uma casa em Lisboa. Usar um edifício público, no centro da cidade, para atrair estes profissionais é uma boa ideia. Ponho dúvidas no mecanismo. A Câmara planeia atribuir estes apartamentos através do programa de “renda acessível”.

Sucede que a chamada “renda acessível” é uma política de habitação. Um eufemismo, já que essa renda pode ser acessível para os habitantes das casas; mas sai dos impostos que todos pagamos e sem os quais talvez pudéssemos pagar rendas a preço de mercado, dispensando a gulosa e cara intervenção estatal. Para todos os efeitos, certa ou errada, a política de “renda acessível” parte da dificuldade das famílias em aceder ao mercado habitacional. A habitação “de função” é – devia ser – um instrumento remuneratório para favorecer o recrutamento. Parte da necessidade de preencher determinados lugares. No primeiro caso, o decisor pergunta-se: “quem precisa de uma casa que consiga pagar?”; no segundo caso, a pergunta é: “de quem é que a cidade precisa para conseguir funcionar?”. Misturar os dois critérios é abrir a porta a problemas adicionais, como sempre acontece quando a solução responde a um problema diferente.

É a velha maldição portuguesa: sempre o Estado é chamado a acudir à classe média. Se o salário de um professor – ou de um enfermeiro, um polícia ou um administrativo – não basta para tornar Lisboa uma opção profissional, há duas variáveis: aumentar a remuneração ou reduzir o custo efectivo de viver na cidade. As rígidas carreiras do funcionalismo não permitem fazer variar as remunerações: dificilmente um professor ganha X em Arraiolos e X mais Y em Lisboa. Mas a Câmara tem, por exemplo naquele edifício, precisamente um recurso capaz de fazer descer os encargos. A atribuição dos apartamentos devia fazer parte da remuneração destes profissionais. Cada concurso devia prever um determinado salário acrescido da possibilidade de arrendar um pequeno apartamento de função, ao preço e nas condições definidas pelo Estado – central ou municipal – e enquanto se mantiver o vínculo que determinou a atribuição.

Não é assistência social nem é sequer um prémio: é parte do preço que a cidade paga para conseguir contratar quem precisa. O desenho desta política tornaria explícito aquilo que a ideia da Câmara já reconhece implicitamente: sem habitação, certos salários deixaram de ser aceitáveis em Lisboa. Claramente, 90 casas não resolvem o problema da habitação em Lisboa, mas podem resolver 90 problemas de recrutamento. Se são casas de função, que sejam tratadas como casas de função.

View the original on Observador Desporto

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.