The Jerusalem PostTerror cells forming in Negev Bedouin communities in 'concering phenomenon,' Shin Bet chief warnESPN DeportesYamamoto, Kiké y Freeman ponen a Dodgers en antesala de SCLNPunchLagos opens toll-free line to report fake productsESPNFollow live: Padres take on Brewers in NLDS Game 3CNN TürkSON DAKİKA | Ankara’da uygulama noktasında silahlı saldırı: 1 polisimiz şehit oldu!한겨레한국바둑리그, 하나은행과 타이틀 스폰서 계약South China Morning PostChinese woman snaps up nearly 200 parking spaces to flip to neighbours for profitUOLAustrália anuncia fundos para infraestrutura no Pacífico na 'pre-COP' de Fiji東洋経済オンラインエリソンCEOが率いる巨大メディア「スカイダンス」誕生、CNNとCBSは独立した編集体制を維持する見通し | 政治・経済・投資 | 東洋経済オンラインZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFDeadline‘Dancing With The Stars’ Recap: Lots Of Breakthroughs On Mariah Carey Night Stiffen Competitionسكاي نيوز عربيةانفجارات تهز كييف وتحذيرات من هجوم روسي واسع
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 7, 2026

Quando a Lei Protege o Exibicionismo e Abandona os Cidadãos

Translate

Na sexta-feira, o NOW Canal, no programa Repórter Sábado, denunciou a prostituição masculina a céu aberto na Mata Abel Salazar e no Parque dos Picotos, em Matosinhos, perante a passividade da presidente da Câmara Municipal, que tentou culpar quem não a deixou fazer obras num dos recintos, por o deixar nas mãos dos que por lá copulam e o enchem de lixo, sem que sequer se faça limpeza no terreno. Há áreas que deveriam pertencer às famílias, ao desporto e ao lazer, mas que foram sumariamente sequestradas ao espaço público. Quem tentar caminhar hoje por estes sítios, pelas dunas da Estela ou pelo Picoto em Braga, arrisca-se a tropeçar não na natureza, mas sim num cenário degradante de sexo explícito a céu aberto. O fenómeno, amplamente documentado e divulgado em roteiros digitais de cruising e prostituição masculina que promovem a região como um destino gayfriendly, persiste à vista de todos. Perante isto, a pergunta legítima de qualquer cidadão é apenas uma: como é que chegámos aqui e porque é que a polícia parece de mãos atadas?

O Labirinto Legislativo e a Herança do Passado

A resposta reside num labirinto legislativo que, ao tentar modernizar o país, acabou por criar um autêntico “vazio de autoridade”.

Olhando para a linha histórica, percebemos a inversão do paradigma. Mesmo no tempo do Estado Novo, já havia casas de prostituição. Uma amiga minha, de 89 anos e natural de Cuba, no Alentejo, conta, por exemplo, que havia uma rua conhecida como “Rua da Branca” — em alusão à dona da casa de tolerância. Ali, as prostitutas eram submetidas a consultas médicas anuais para avaliar o seu estado de saúde e, claro, prevenir as doenças venéreas. Contudo, a nível formal, o Decreto-Lei n.º 44579 acabou por proibir taxativamente o exercício da prostituição em todo o território nacional a partir de 1963. Com a chegada da democracia e a aprovação do Código Penal de 1982, o legislador — e bem (dirão muitos) — entendeu separar o “pecado” do “crime”. O Estado deixou de ser o guardião da moral religiosa. A prostituição individual foi descriminalizada, deslocando-se o foco penal para quem lucra com a exploração alheia: o crime de lenocínio.

                             Da Moral dos Bons Costumes à Falha da Lei

Mais tarde, na grande reforma penal de 1995, operada pelo Ministério da Justiça de Álvaro Laborinho Lúcio, o conceito de “atentado ao pudor” — que os legisladores da altura consideraram antiquado — foi erradicado das nossas leis. O argumento parecia juridicamente nobre: substituir a protecção dos “bons costumes” pela defesa da “autodeterminação e liberdade sexual” do indivíduo. O antigo crime de ultraje público ao pudor deu lugar ao actual crime de exibicionismo (Artigo 170.º do Código Penal).

O problema é que, ao desenhar esta transição, o legislador cometeu uma omissão grave: esqueceu-se de proteger a integridade do espaço público e o direito dos cidadãos de não serem confrontados com actos sexuais explícitos na via pública.

O que falha, afinal, na lei actual? Falha a sua natureza processual. O crime de exibicionismo foi classificado como um crime semipúblico. Isto significa que, para a polícia poder actuar criminalmente e o Ministério Público acusar, é obrigatório que exista uma vítima concreta a apresentar queixa formal, declarando ter-se sentido importunada pelo acto.

O Impasse Policial e o Tecnismo da Lei

É precisamente aqui que a lei se torna inoperante no mundo real. Quando os moradores de Matosinhos ou da Estela denunciam a devassidão nas suas matas e dunas, a resposta legal esbarra num tecnicismo perverso: se os praticantes alegam que estavam “escondidos na vegetação” e que quem os viu é que foi lá “procurá-los”, o argumento da falta de intenção de importunar serve-lhes de escudo protector. A polícia fica reduzida a aplicar meras contraordenações administrativas por perturbação da ordem pública — multas que raramente são pagas e que não têm qualquer efeito dissuasor.

Os legisladores de 1982 e 1995 quiseram, com justiça, retirar o Estado da cama dos portugueses. Mas, inadvertidamente, acabaram por retirar a autoridade do espaço comum. Ao permitirem que a ausência de uma “vítima individual” paralisasse a acção do Estado, entregaram parques e reservas naturais à clandestinidade urbana.

A Contradição Ideológica de Quem Governa

Esta postura revela-se profundamente perversa quando confrontada com a actual agenda ideológica das esquerdas e das correntes feministas. Hoje, estas forças promovem uma intrusão sem precedentes na esfera mais íntima dos cidadãos, defendendo a punição criminal do homem com base em alegações de recusa a meio do acto sexual — uma inversão em que o acusado carrega o ónus da prova e onde, na ausência de testemunhas, se torna quase impossível discernir a verdade. Assiste-se, assim, a uma contradição flagrante por parte de quem governa: por um lado, o Estado recusa-se a intervir naquilo que deveria ser público, transformando matas, parques e dunas em autênticos motéis a céu aberto; por outro, ambiciona entrar na cama dos portugueses, corporizando o risco de castigar alguém por um crime que pode nunca ter acontecido.

O Imperativo do Civismo no Espaço Comum

Não se trata de julgar as orientações ou as preferências sexuais de ninguém; trata-se de exigir civismo. O sexo — pago ou não, hetero ou homossexual — pertence à esfera estritamente privada. Quando transborda para os caminhos de uma mata pública ou para as dunas de uma praia, deixa de ser um direito individual e passa a ser uma agressão ao direito colectivo de usufruir da cidade.

Um Apelo de Cidadania e uma Reflexão de Fé

As autarquias locais têm tentado responder com iluminação, desmatações, vedações e reforço de policiamento municipal, mas são apenas pensos rápidos numa ferida legislativa profunda. Enquanto o legislador não compreender que o espaço público é, por si só, a vítima que urge proteger, as nossas matas continuarão a ser territórios sem lei, interditos aos cidadãos que as financiam com os seus impostos.

Para além das falhas da lei e da urgência do civismo, esta realidade convoca-me, acima de tudo, a uma profunda reflexão de fé. Como cristã, creio firmemente que o corpo humano e a nossa sexualidade são dons sagrados, criados por Deus para serem vividos na dignidade, no respeito e na santidade da intimidade conjugal, e nunca para serem banalizados como mercadoria descartável na praça pública. Entregar as nossas matas à impureza e à devassidão é fechar os olhos à desonra do ser humano, criado à imagem do Criador. Resgatar estes espaços é, por isso, um dever de cidadania, mas também um acto de fidelidade ao chamado bíblico de zelar pela pureza do coração, da mente e da própria terra que nos foi dada a cuidar.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.