ESPN DeportesJayson Tatum y los Celtics cortan rabo y la oreja de los Bulls en casaESPNWNBA Finals Game 5 live updates, analysis and highlightsInquirerBarangay councilor nabbed after ‘shabu’ found at Leyte checkpointInquirer EntertainmentGrace Lee reveals pregnancy with ‘miracle baby’ at 43한겨레이 대통령, 수사·사법 기관 “유권무죄, 무권유죄 불신 해소 중요”ZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFUOLComo uma bandeira pirata de anime se tornou símbolo de protestos da geração Zالنهارطرابلس تزيل الغشاوة عن جلدها… والدور الآن عليناABC NewsJay-Z announced as Super Bowl LXI halftime show performerCNN TürkGezi için çıktıkları Alanya Kalesi'nde mahsur kalan 3 Rus turist kurtarıldı
The Daily Newsstand · Free, Always
Tuesday, October 27, 2026

A escalada no Mar Negro

Translate

Na madrugada de 13 de outubro, o HS Dignity, um cargueiro com bandeira da Guiné-Bissau que tinha saído da Argélia rumo à Roménia, afundou-se a cerca de quinze milhas náuticas a leste de Krapets, na costa búlgara depois de ter sido atingido por drones. Onze dos seus tripulantes continuam desaparecidos. Na mesma noite, outro navio, o Chelsea-3, foi atacado na mesma zona. Neste caso, todos os quinze tripulantes a bordo foram resgatados com vida. Uma semana antes, o Alfa Watan tinha tido o mesmo destino. Dos seus dez marinheiros, a 18 de outubro, ainda nada se sabia…

Desde 5 de outubro, pelo menos oito navios mercantes foram atacados ao largo das costas da Roménia e Bulgária. Dois dos quais estavam dentro das águas territoriais romenas, ou seja, em território soberano de um Estado da NATO e da União Europeia. Alguns destes navios nem sequer se dirigiam a portos ucranianos.

Na Europa, há anos debate-se se travar petroleiros da frota fantasma russa seria uma “escalada” que pode provocar a ira russa e desencadear uma resposta militar contra a NATO e a União Europeia e aqui encontramos, inclusivamente, duas páginas com navios desta frota fantasma russa visitando portos portugueses… Ora o critério temeroso de “escalada” tem de ser revisto: abordar um navio sem bandeira válida é escalada sobretudo num contexto em que afundar cargueiros civis e assassinar as suas tripulações se tornou rotineiro.

Contudo, temos de sublinhar que, apesar de todas as fortes suspeitas, ainda não temos a certeza absoluta que estes ataques no Mar Negro tenham sido, mesmo, conduzidos pela Rússia: a Bulgária – um país eslavo historicamente pró-russo – ainda não acusou formalmente a Rússia. O primeiro-ministro Rumen Radev convocou a embaixatriz russa e disse-lhe que não faz sentido a Ucrânia afundar os seus próprios navios. A embaixatriz respondeu com a hipótese improvável dos ataques terem sido originados numa “terceira parte”. A Roménia foi mais longe e responsabilizou diretamente Moscovo esta semana. A Ucrânia também ataca navios no Mar Negro, mas fá-lo contra a frota russa que está envolvida nas exportações russas, no leste do Mar Negro e no Mar de Azov e nunca cargueiros com tripulações ucranianas a caminho de Constança.

A prudência búlgara é, dado o contexto local, compreensível: Sófia tem uma opinião pública dividida e um governo que prefere não confrontar diretamente Moscovo. Mas uma investigação que demora enquanto os ataques se sucedem a cada poucos dias funciona, na prática, como uma autorização implícita dado que o ataque – provavelmente russo – usa uma ambiguidade calculada ao usar drones sem assinatura para lhe permitir uma margem de “negação plausível”.

Muitos lembram que uma Zona Económica Exclusiva não é território soberano e que, por isso, o Artigo 5.º do Tratado de Washington não se aplicaria. Concordo, mas a questão está mal colocada. O Artigo 6.º do tratado estende a defesa coletiva a navios dos Estados-membros, e nenhum dos navios afundados tinha bandeira de um aliado: Guiné-Bissau, Togo, Malta. Pela letra do tratado, a NATO não seria acionada nem que os ataques acontecessem em pleno Atlântico.

O ponto é que o Artigo 5.º não é a ferramenta que aqui deve estar na mesa e insistir neste artigo serve sobretudo para justificar a paralisia na resposta e estimular novos ataques: A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar garante a liberdade de navegação na ZEE de qualquer Estado costeiro. O direito de legítima defesa, individual e coletiva, cobre os ataques em águas territoriais romenas. E o artigo 110.º da mesma Convenção autoriza a visita a navios sem nacionalidade ou que arvorem bandeira falsa, que é exatamente o perfil da frota fantasma russa. Não se trata de ataques realizados num vazio legal. Trata-se de falta de força, vontade e coragem política para fazer aplicar a Lei a quem insistir em se manter à sua margem.

Nas redes sociais circulam propostas para abater “qualquer engenho ou avião russo” que sobrevoe o Mar Negro. Compreendo a frustração que também sinto, mas uma regra tão ampla desta natureza seria um presente apetitoso para a propaganda do Kremlin e transformaria uma operação de proteção da navegação num acto de guerra declarado. A resposta tem de ser defensiva para ser defensável, e é precisamente essa limitação que a pode tornar sustentável.

Na minha opinião, há três passos ao alcance dos aliados da NATO:

Em primeiro lugar lançar uma operação permanente de vigilância aérea nas rotas comerciais nas ZEE romena e búlgara, com regras de empenhamento que permitam neutralizar drones que se aproximem demasiado de todos os navios. Não defendo o abate sistemático de todos os alvos russos logo que estes sejam detetados no Mar Negro mas proteger ativamente todos os que sejam uma ameaça específica e concreta a um navio no Mar Negro, independente da sua natureza civil ou militar, ou bandeira.

Em segundo lugar defendo a escolta em comboio de navios mercantes. Aqui pesa a Convenção de Montreux, que limita a presença de navios de guerra de Estados não ribeirinhos e que a Turquia tem aplicado de forma restritiva desde 2022. Por isso, qualquer escolta naval terá de assentar numa combinação com meios navais e aéreos nas marinhas da Roménia, da Bulgária e da Turquia. A proposta romena de um comando militar conjunto dos aliados ribeirinhos é a via realista e Ancara é a peça que falta. Neste mosaico, infelizmente, a Turquia tem de ser o elemento principal: dos três é o único país com uma força naval de projeção global e construção própria (com destaques para o navio de assalto TCG Anadolu, submarinos e o seu ambicioso MİLGEM, o programa nacional de construção naval da Turquia para projetar e fabricar a sua própria frota militar (corvetas, fragatas e contratorpedeiros) com tecnologia e armamento maioritariamente locais. Por seu lado, a Roménia e a Bulgária operam frotas mais reduzidas e focadas na defesa costeira, na guerra de minas e na vigilância do Mar Negro, utilizando sobretudo fragatas de origem europeia mas com programas recentes de modernização que ainda não estão totalment maduros.

Por fim, e  em terceiro lugar, acredito que todas as marinhas europeias (portuguesa incluída) devem conduzir operações de intercepção sistemática da frota fantasma ao abrigo do artigo 110.º, que atinge o financiamento da invasão russa da Ucrânia e que nenhuma capital europeia tem levado a cabo com consistência e empenho suficiente.

Radev anunciou que os líderes europeus vão discutir uma “moratória” sobre ataques a navios civis no Mar Negro. A ideia pressupõe que o autor dos ataques respeitaria um compromisso que viola o direito internacional desde o primeiro dia. A Europa não precisa de mais palavras inócuas. Precisa de mostrar, com meios no mar e no ar, que a liberdade de navegação e que a vida dos seus cidadãos tem quem a defenda.

Portugal, país que construiu a sua história no mar e que sempre fez da liberdade de navegação um princípio de política externa, tem toda a legitimidade para o dizer em Bruxelas e no Conselho do Atlântico Norte. Onze marinheiros desaparecidos ao largo de um país da União são razão suficiente para sair do campo das palavras e passar ao da ação: contida e prudente: mas ação.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.