ESPN DeportesSigue el castigo a Giants en Los AngelesESPNGiants put rookie Eldridge on concussion list after accident at team hotelThe Jerusalem PostTexas Gov. Abbott freezes environmental permits for AI data centers in expanding state power auditוואלהמועצת השלום: על הצדדים להימנע מצעדים שעלולים לערער את הפסקת האש בעזהPunchNigeria records W’Africa’s first telerobotic surgery across 500km한겨레[속보] 대검 신임 차장에 이정현 수원고검장…검찰총장 직무대행Daily MaverickLula and Bolsonaro statistically tied in potential Brazil runoff, polls suggestUOLCorinthians elimina o Bahia e avança à 10ª final consecutiva do Brasileiro FemininoThe Sydney Morning HeraldAustralia news LIVE: PM launches UN Security Council bid, calls for international safeguards on AI; US TV networks refuse to cover Trump press events after White House media banEl Comercio¿Qué se sabe de la presencia del Señor de los Milagros durante la visita del papa León XIV al Perú?النهارتعيينات في المؤسسة الوطنية للاستخدامNew Straits TimesTiger attack claims Orang Asli man's life in Sungai Siput
The Daily Newsstand · Free, Always
Tuesday, September 22, 2026

Carta aberta ao Ministro das Infraestruturas e Transportes

Translate

A criação da Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT) esteve longe de ser consensual. Especialmente num momento em que o país discutia a fusão e a extinção de diferentes organismos públicos.

Mas, mesmo quem não concordava, era obrigado a reconhecer que existia uma lógica, um pressuposto para tudo isto. Em Portugal o Estado licenciava, operava e regulava o mercado de transportes. Dizia quem podia operar, o que podia fazer na operação e ainda era proprietário de empresas que dominavam o mercado. Uma situação de promiscuidade que alimentava uma visão corporativa do setor, afastando novas entradas e soluções. Quando, em 2014, foi criada a AMT, Portugal entrou para o grupo de países com um organismo próprio, independente e autónomo que garante uma regulação imparcial e transparente do mercado. E a verdade é que resultou.

Se hoje discutimos o acesso de operadores privados de autocarros (como a Flixbus) aos terminais, há dez anos não havia operadores privados. Se hoje discutimos as condições em que os operadores privados vão concorrer com a CP na alta velocidade, há dez anos era suposto não existir outra oferta que não a CP. E no transporte ferroviário de mercadorias foi mesmo possível ao Estado sair de um monopólio deficitário sem perda da qualidade de serviço. Pelo contrário. A saída do Estado correspondeu à criação de um mercado transparente, competitivo e concorrencial, aumentando a carga transportada na ferrovia.

Este é o enquadramento para discutir a mais recente medida do Ministério das Infraestruturas que anunciou passar as competências do licenciamento da segurança ferroviária do IMT para a AMT. Para a esmagadora maioria das pessoas a medida interessa pouco ou nada. É uma mudança burocrática e administrativa que corresponde a uma qualquer necessidade do momento. Como tantas outras decisões que são tomadas por todos os governos. Mas para quem acompanha o setor, como é o meu caso, percebe que o problema é o pressuposto estabelecido. Ou melhor, o fim do pressuposto estabelecido. Vamos ter uma entidade que licencia e uma entidade que regula e também licencia.

Embora permaneçam ainda no IMT determinadas competências, designadamente nas áreas do planeamento e do acesso à atividade. No modo rodoviário, porém, a AMT continua a exercer as funções regulatórias, enquanto importantes competências técnicas, de homologação, certificação, regulamentação e segurança das infraestruturas permanecem no IMT, coexistindo ainda com as atribuições próprias da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. No setor marítimo-portuário, a regulação económica cabe à AMT, enquanto subsistem no IMT funções administrativas e de licenciamento, e permanecem na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos as principais competências técnicas e de segurança marítima e portuária. Confuso? Pois.

É o que acontece quando permitimos que os organismos públicos esqueçam os pressupostos e comecem a acumular funções que, por princípio, não deveriam ter. A opção que “dá mais jeito” é aquela que normalmente mais prejudica no médio e longo prazo. E sem pressupostos, porque não discutir a passagem de outras competências de uma entidade para outra?

E, neste caso, será necessário assegurar não apenas pessoal técnico especializado, mas também sistemas de informação adequados, atendimento aos requerentes e ao público, receção e tramitação de processos, circuitos expeditos de emissão de certificados e outros documentos, cobrança de taxas e diferentes modalidades de pagamento, gestão de registos, arquivo, notificações e mecanismos administrativos de acompanhamento dos processos. São funcionalidades que o IMT possui e desenvolveu ao longo de décadas, herdando inclusivamente estruturas e experiência dos organismos que o antecederam, mas que não correspondem ao modelo tradicional de funcionamento da AMT enquanto entidade predominantemente reguladora.

É verdade que o direito europeu não determina uma solução organizativa única. Exige uma autoridade nacional de segurança dotada de independência relativamente aos operadores ferroviários, capacidade técnica e recursos adequados, mas deixa aos Estados uma margem significativa para escolherem o respetivo enquadramento institucional. A comparação europeia confirma uma diversidade considerável de modelos.

Ainda assim, quando comparamos modelos há uma tendência relevante: em numerosos países — entre os quais Espanha, Itália, França, Alemanha, Bélgica e Países Baixos — a regulação económica e a segurança ferroviária permanecem confiadas a entidades institucionalmente distintas. Noutros casos existe integração, mas muitas vezes em autoridades que já possuem uma natureza eminentemente técnica ferroviária ou numa verdadeira autoridade técnica multimodal de transportes. A Suécia constitui um exemplo desta última solução. A Itália apresenta uma configuração particularmente interessante: mantém a Autorità di Regolazione dei Trasporti como regulador económico multimodal, enquanto a segurança ferroviária e das infraestruturas rodoviárias se encontram concentradas numa autoridade técnica própria. A mudança agora anunciada é um retrocesso que coloca Portugal no grupo dos países do Leste Europeu que ainda estão a lidar com os mesmos problemas que o nosso país resolveu há mais de uma década. Ou parecia ter resolvido.

View the original on Observador Desporto

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.