ESPNAfter another playoff disappointment, what's next for Fever?ESPN DeportesGignac vs Cardozo, ¿qué lugar ocupan entre extranjeros?The Jerusalem PostUnited grounds pilot who praised October 7 massacre after reports of reinstatement - reportInquirerIlocos Sur’s 9th most wanted person fallsZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFUOLJustiça Federal suspende liminar que adiava derrubada de bet até fim das eleiçõesSouth China Morning PostTrump slams Norway and Nobel committee after missing out on Peace Prize中国新闻网两部门联合发布依法惩治文物犯罪典型案例The Sydney Morning HeraldAlbanese dips toe back into comedy after ‘melon’ podcast gaffeSözcüSosyal medyaya yeni düzenleme! Resmî Gazete'de yayımlandıNew Straits TimesBrazil police rescue 13 children held hostage, assailant deadConsequenceGeordie Greep Denies Rape Allegation During Vancouver Concert [Updated]
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 10, 2026

Israel, a nossa guerra

Translate

Na passada quarta-feira, dia 7 de outubro, assinalou-se o terceiro aniversário da invasão do Hamas em território israelita. Os atentados terroristas envolveram, além de pilhagem, tortura, violações, mutilações, assassinatos e reféns. Estima-se que tenham morrido mais de 1.100 israelitas, entre os quais mulheres e crianças. Quase 3.000 palestinianos, civis, militantes do Hamas e de outras organizações armadas palestinianas, lançaram o terror e cometeram atrocidades e massacres, num território que não reconhecem e sobre um povo que odeiam. Os ex-líderes e atuais líderes da organização terrorista, leitores ávidos de Mein Kampf, limitam-se a afirmar que Israel não possui justificação para existir e que o povo judaico deve ser eliminado da face do planisfério. Contudo, apesar deste arsenal de ódio e intolerância, quando ouvimos vários jornalistas, comentadores e políticos por esse mundo fora, os muçulmanos da Palestina é que são as verdadeiras vítimas.

Assim, o muito celebrado mayor de New York, Zohran Mamdani, aproveitou a data para atacar novamente Israel, recorrendo à lenda negra do genocídio. O uso sistemático dos números fornecidos pelo Hamas (só por si, sinal de oportunismo ideológico), grupo terrorista que – por definição – opera através de anónimos civis, mostra à saciedade o viés civilizacional que acomete estas mentes. Pois, no fim do dia, o que está em cima da mesa é o desprezo pelo Ocidente e pelos seus ideais. Vejamos: onde tem início o Ocidente, geograficamente, teologicamente e filosoficamente? Em Israel. Israel é e representa o mundo livre no Médio Oriente, com os seus ideais de democracia, tolerância, direitos humanos e liberdade. Tudo o que não existe na zona – tudo o que é odiado no velho Levante.

Se saltarmos para a esfera nacional, é possível atestar o mesmo preconceito antissionista: uma comentadora da RTP, a académica Joana Ricarte, com a cumplicidade da jornalista da casa e sem contraditório, teceu os seus dislates sobre o tema, acusando Tel Aviv de genocídio inultrapassável. A universitária duplicou o discurso num artigo no Público, intitulado Gaza: três anos depois, onde se pode ler: Se me lembro desproporcionalmente mais da tragédia palestiniana, isso decorre tão somente da assimetria dessa situação e não de uma escolha deliberada. Ou seja, é a sua inocência e pureza enquanto observadora impessoal, e não um tenaz preconceito, que lhe dita que a morte de um israelita vale menos do que a morte de um palestiniano. Ricarte poderia alegar, admito, que o número de vítimas é maior de um dos lados; tal deve-se, parece-me, à letal e eficaz resposta do exército de Israel que, de uma forma planeada, perseguiu, sem contemplações, os fanáticos do Hamas. Todavia, acusar o governo sionista de desproporcionalidade é não ver, numa situação complexa, a dificuldade em atacar isoladamente elementos terroristas, principalmente quando estes, de uma maneira cínica e desumana, se encolhem no seio de inocentes palestinianos, em hospitais e escolas. Acrescentaria ainda que, tendo em conta o reduzido número de anos de que os nazis necessitaram para exterminar milhões de judeus, dadas a duração do conflito e a disparidade de arsenal, fosse essa a intenção, já não haveria um palestiniano vivo a habitar em Gaza. Gritar genocídio para o enquadramento das câmaras dos meios de comunicação social (a maioria conivente) é uma triste parábola para um povo que sofreu o pior dos martírios em pleno silêncio e na obscuridade.

Finalmente, a SIC Notícias saudou os telespetadores com uma breve entrevista ao embaixador israelita em Portugal. Oren Rozenblat foi confrontado com questões paralelas aos atentados de 7 de outubro, nomeadamente com perguntas que poderiam ter sido colocadas por um ativista pró-palestiniano. Mais uma vez, em vez da neutralidade e objetividade, o jornalista tomou partido, esquecendo muito rapidamente que era a memória das vítimas judaicas que estava em causa: novamente, as habituais acusações de genocídio, de fome e de falta de medicamentos em Gaza. De que adianta a contra-argumentação do diplomata quando as conclusões já foram precipitadas por uma visão descompensada do conflito?

(Num outro registo, a pergunta incómoda: que sentido faz recordar que, enquanto for o Hamas a liderar e a ser o representante da Palestina, são os próprios palestinianos a sofrer diretamente com o statu quo?).

A autoflagelação dos ocidentais, empurrada pela esquerda radical, criou raízes na Europa e nos EUA. As liberdades e garantias dos cidadãos, tão caras à tradição ocidental, ficam à porta quando se aborda o cenário. A defesa de culturas e civilizações que violam constantemente os nossos princípios fundamentais parece mais importante, desde que se consiga atingir o objetivo: atacar o âmago da nossa civilização, acusando aqueles que não pactuam de pertencer à extrema-direita.

Desejando evitar a colagem ao reacionarismo, ao fascismo, ao racismo, ao neocolonialismo e ao revanchismo, os incautos caem na armadilha cultural, sentindo-se encurralados por esta contracultura, o denominado wokismo. Este essencialismo da culpa, pecado original partilhado por todos os ocidentais, visa recolher mais à frente adeptos fanatizados que respiram hostilidade e revolta contra as suas raízes. Israel, ponta de lança do Ocidente na frente desta batalha civilizacional, será presa fácil se o deixarmos cair. Tal como na Ucrânia, em Israel trava-se a nossa própria guerra.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.