Daily MaverickTrump says men arrested at UK air base used by US were looking to do ‘big damage’ESPN DeportesAmérica asume la iniciativa ante un Necaxa cautelosoInquirerLabor group assails P42 wage hike in Central VisayasESPNFollow live: Rams retake lead as Stafford finds Mumpfield for 48-yard TDThe Jerusalem PostHaifa International Film Festival opens with emotional tribute to Avi NesherPunchOyo 2027: CCII demands issue-based campaigns, decries name-callingالنهار"عملية فيفالدي"... أوكرانيا تفاجئ روسيا والمراقبين경향신문한라산 탐방시간 10월부터 단축···입산 마감 최대 3시간 당겨져New Straits TimesPenang, Johor, Selangor dominate Malaysia's RM354bil August tradeسكاي نيوز عربية"XRG" تُقر الاستثمار النهائي في حقل "أبشيرون" بأذربيجانDaily MailVMAs 2026 best dressed! Taylor Swift dazzles in shimmering gown as she leads the red carpet fashion parade alongside leggy Paris Hilton and scantily clad JoJo中国新闻网江苏队夺得2026年全国女子排球锦标赛冠军
The Daily Newsstand · Free, Always
Monday, September 28, 2026

O que nos falta para sermos Felizes?

Translate

O bem-estar de uma pessoa a que podemos chamar de felicidade, em minha opinião, assenta em três pilares fundamentais: o equilíbrio da mente, do corpo e da vida em sociedade. O equilíbrio dos dois primeiros depende fundamentalmente de nós. Ora o da vida em sociedade já depende da colectividade onde nos inserimos. Se os primeiros são importantes, muito discutidos nos dias de hoje, quer por profissionais quer pelas redes sociais,  já a sociedade onde nos inserimos, o seu debate torna-se difícil por ser o reflexo complexo do nosso comportamento coletivo. Apesar do nosso clima encantador e dos costumes que nos dão fama e riqueza turística, os dados demonstram que os povos mais felizes vivem no Norte da Europa, encabeçados pela Finlândia. Fomos educados na crença de que nós, os latinos, éramos mais felizes e expansivos, por oposição aos povos nórdicos, classicamente descritos como frios, tristonhos e beberrões. Talvez isso tenha sido verdade no passado.Como é que então  nas actuais tabelas da felicidade, se explica esta inversão?

Teremos andado distraídos?

Na década de 60,  o Norte trabalhava com resiliência sobre as suas próprias escassezes. Por imperativos climáticos e de sobrevivência, o Estado assumiu ali o dever de uma regulação forte e rigorosa, elegendo o civismo comunitário como base das instituições. Os nórdicos compreenderam cedo que o bem-estar individual emana do bom funcionamento coletivo. Já o Sul, historicamente abençoado pelo sol e por um povo generoso, esqueceu uma lei fundamental: para que uma sociedade progrida tem de ter regras claras, objetivas e assentes no bem-estar do cidadão. Focámo-nos na construção de infraestruturas modernas (auto estradas, hospitais e grandes obras de betão), assumindo que a obra física bastaria para o desenvolvimento. Esquecemos, contudo, que o betão não funciona sem ferramentas cívicas que ensinem os cidadãos a utilizá-lo e a evoluir através dele.Criou-se, assim, uma cultura desequilibrada onde o Estado tem obrigações e os cidadãos parecem ter apenas direitos. Ora, para exercer direitos, é obrigatório ter contribuído ativamente para a sua criação, tomando consciência que cada direito conquistado corresponde ao dever de respeitar as garantias dos outros. Evito enquadrar esta análise em ideologias políticas; o tema da felicidade é universal. A sociedade somos todos nós e, somos nós quem através dos nossos representantes temos o poder de criar as condições para podermos vir a ser felizes.

Seremos tanto mais felizes quanto mais sinceros formos connosco próprios antes de adormecer. Como é que quero acordar amanhã? Com alguém acampado à minha porta dizendo que tem os mesmos direitos que eu, sem nada ter contribuído para isso, ou com a consciência tranquila de que o que tenho é fruto do meu trabalho e mérito? Se conseguirmos mudar esta mentalidade, começaremos a recuperar os anos perdidos em que o Estado priorizou o betão em detrimento das pessoas. Esta mudança está nas nossas mãos através de cinco atitudes cívicas:

1.Votar com realismo
Escolher líderes que assumam com coragem que “sem ovos não se fazem omeletes”, educando o eleitorado para a responsabilidade económica.

2. Exigir transparência fiscal 
Ter a consciência de que a carga fiscal excessiva se tornou numa forma de escravatura moderna, exigindo o direito de auditar e opinar sobre o destino dos nossos impostos.

3. Combater a demagogia
Perante a promessa fácil do “comigo seria diferente”, fazer sempre a pergunta pragmática: “O que faria concretamente, de forma diferente, com que orçamento e como?

4. Exigir o retorno do esforço
Após 50 anos a ouvir que “é preciso fazer sacrifícios”, é tempo de exigir resultados. A gestão dos recursos públicos não pode continuar a recair da mesma forma sobre os contribuintes.

5. Reter o talento jovem
Assumir a necessidade de emagrecer o Estado em prol de uma causa nacional, e com esses recursos promover a valorização salarial do trabalho, em especial dos nossos jovens e da mão de obra jovem estrangeira qualificada que se reveja nesta política.

Para alcançarmos a verdadeira felicidade, social, precisamos de abandonar a ilusão de que o bem-estar é um produto automático do clima ou da subsidiodependência. A felicidade do Norte não é um privilégio genético; é o resultado direto de décadas de civismo e regras claras. A inversão da tabela está ao nosso alcance, mas exige começarmos, hoje mesmo, a ser honestos connosco próprios sobre o País que queremos deixar amanhã.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.