ESPN DeportesGiannis no quiere que el Heat sea presa de WolvesESPNChampions League talking points: What to make of the Man United messThe Jerusalem Post'Sheep in the Box': A pointless, sweet story of grief, robots - reviewInquirer9 hurt after fire breaks out during Buglasan Festival in Dumaguete한겨레김민석, 유시민에 “금도 지키며 비판했으면 좋겠다”매일경제헤지가 이렇게 중요합니다…석달새 수익률 10% 운명 갈린 해외ETFUOLPichações expõem tensão em colégio cívico-militar do PR após caso de câmera em banheiroZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioRapplerDFA to China embassy: Escalatory, undiplomatic posts not helping bilateral ties경향신문이주배경 고교생 4년 새 2배 늘었는데···8개 시·도 한국어학급 ‘0’Daily MailShocking TV show exposes how Brits failed to speak up when shown around a care home... run to NAZI idealsObservador DesportoAs notícias das 2h
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, October 22, 2026

O Portugal das origens: a pluralidade como ADN nacional

Translate

Portugal nasceu na dinâmica da chamada Reconquista Cristã. É um dado histórico, inegável, que carece de pouca problematização na sua apresentação geral. Contudo, descendo a uma análise mais detalhada, importa perceber que, mesmo nesse quadro de conquista militar enquadrada num ideário religioso, isso não implicou uma anulação das restantes religiões presentes nos territórios conquistados.

Paralelamente a essa linha em que Portugal se enquadrava na cristandade e, acima de tudo, era parte central no ideário de luta contra o islão, verificamos que Portugal terá sido dos espaços políticos mais tolerantes na Idade Média. Sejam judeus, sejam muçulmanos, os monarcas da I Dinastia claramente afirmaram uma política de organização do espaço conquistado tendo em conta a permanência dessas populações.

Os judeus constituíram, ao lado dos muçulmanos, uma das mino­rias étnico-religiosas mais importantes no território português me­dieval. Com motor simplesmente económico e demográfico, para rentabilizar os novos territórios, ou por aberta e franca capacidade para integrar e tolerar, em Portugal teremos, ao longo dos séculos XII a XV, um franco desfasamento e atraso em relação às políticas seguidas um pouco por toda a Europa de perseguição aos judeus. Durante vários séculos, mouros, judeus e cristãos viveram lado a lado, conseguindo manter as suas tradições históricas e religiosas.

Após a conquista de cidades importantes como Santarém, Lisboa, Évora e Alcácer, é legítimo supor que a respetiva população judai­ca permaneceu no novo reino cristão. Estas comunidades contac­taram com todos os estratos sociais, do povo à família real, exer­cendo cargos de destaque na corte portuguesa desde o reinado de D. Afonso Henriques. É de destacar que o primeiro rabi-mor, Yahia Aben-Yaisch, recebeu como recompensa pelos serviços prestados ao primeiro rei português, na luta contra os mouros, importantes propriedades e, de acordo com a tradição, autorização régia para usar brasão.

Desde o início da monarquia portuguesa que os soberanos se refe­rem aos judeus como sendo sua propriedade, «os meus judeus». Estes têm a prote­ção do rei, que, em troca de dinheiro, concede aos seus favoritos privilégios e doações de bens, como é o caso dos rabis-mores, que ocupam uma posição privilegiada junto da corte. O próprio rei con­sultava frequentemente os judeus mais importantes, nomeando-os muitas vezes como conselheiros e tesoureiros, como, por exemplo, Isaac Abravanel, que exercia estas funções junto de D. Afonso V. Uma das evidências que atestam a importância e o poder que os judeus podiam exercer junto da comunidade cristã está bem ilustrada no facto de a grande maioria de cirurgiões e físicos de Lisboa serem judeus.

Durante os primeiros cinco reinados, os judeus viviam entre os cristãos num clima de paz. Porém, após o conflito com a Igreja, D. Dinis promete obrigar a população judaica a habitar em bairros apartados, o que começa a ser implementado a um ritmo bastante lento, contrariando as determinações do Concílio de Latrão, sendo norma apenas em meados do século XV.

Hoje, num momento de recuperação da história quase milenar de Portugal, num quadro mundial de radicalização, um olhar para a I Dinastia e para a forma como foi possível, numa clara contracorrente, proteger muçulmanos e judeus num novo reino cristão, mostra-nos que o convívio entre diferentes se encontra na matriz cultural desde tempos imemoriais.

[Os artigos da série Portugal 900 Anos são uma colaboração semanal da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. As opiniões dos autores representam as suas próprias posições.]

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.