ESPNArsenal stunned in Carabao Cup loss to fourth-tier Fleetwood TownThe Jerusalem PostIt’s time to set ego aside: Netanyahu, Eisenkot must form unity government - commentESPN DeportesEN VIVO: Hamilton limpia error con HR y Brewers igualaInquirerVisayas grid on red, yellow alert anew on Wed, Oct. 28한겨레위례선 트램 올해 12월 개통 무산…새 일정은 내년 상반기 발표UOLO Impa na Chinaالنهارالذهب يرتفع للجلسة الثانية وسط ترقب قرار الفائدة الأميركيةZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioNew Straits TimesBursa Malaysia opens higher on improved sentimentThe Hollywood ReporterHow ‘DWTS’ Addressed Val Chmerkovskiy’s Return to the Ballroom After His SuspensionEl ComercioResultados Sorteo Mayor EN VIVO: mira la tabla de premios del martes 27 de octubreMalay MailRights groups urge countries to reject Emirati diplomat for UN top job over alleged Sudan war funding
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 28, 2026

O problema de María Corina não é Delcy

Translate

O regresso de María Corina Machado à Venezuela levanta uma pergunta incómoda: basta
ter apoio popular para conquistar o poder? A história sugere que não. Na política, o apoio
social é um recurso fundamental, mas transformá-lo em poder efetivo exige organização,
estratégia e, acima de tudo, audácia.
Charles de Gaulle oferece um primeiro exemplo. Após a derrota da França em 1940, a
ocupação alemã e a colaboração do regime de Vichy com o ocupante, De Gaulle recusou-se
a aceitar que o seu país ficasse relegado ao papel de uma nação derrotada. Embora o
esforço militar decisivo para derrotar a Alemanha tenha cabido sobretudo à União
Soviética, aos Estados Unidos e ao Reino Unido, conseguiu reivindicar a continuidade do
Estado francês e contribuir para que a França se sentasse à mesa dos vencedores e
participasse na reorganização do pós-guerra. Não foi obra exclusiva de um homem, mas foi
também o resultado da ação de um dirigente que se recusou a aceitar como definitiva a
posição de fragilidade do seu país.
Lenine representa outra forma de audácia. Os bolcheviques não protagonizaram a
Revolução de Fevereiro de 1917, que derrubou o czar. No entanto, Lenine compreendeu
que a queda da monarquia não tinha resolvido a questão de quem exerceria o poder.
Através da organização, da estratégia política e do aproveitamento da crise do Governo
Provisório, os bolcheviques conseguiram transformar uma revolução que não tinham
iniciado numa oportunidade para conquistar o poder.
Os seus projetos políticos eram radicalmente diferentes, mas ambos os casos ilustram a
mesma lição: os dirigentes audazes não se limitam a reivindicar as suas aspirações, nem
ficam à espera que as circunstâncias lhes sejam favoráveis. Procuram transformá-las.
É aqui que surge o problema de María Corina Machado. O seu apoio popular constitui um
capital político considerável, mas não se traduz automaticamente em controlo institucional
nem em capacidade negocial. Delcy Rodríguez conserva o aparelho de Estado e,
paradoxalmente, mantém uma relação funcional com Washington que Machado não parece
ter conseguido transformar num apoio equivalente ao seu projeto político.
O regresso de Machado poderia ter sido uma oportunidade para alterar esta situação. No
entanto, se Delcy Rodríguez e os Estados Unidos conseguirem apresentá-lo como resultado
das negociações que conduzem, e não como uma iniciativa capaz de impor novas
condições, Machado corre o risco de ficar subordinada a uma dinâmica política controlada
por outros.
Não precisava de imitar De Gaulle nem Lenine. Precisava de demonstrar que era capaz de
tomar a iniciativa: avançar com uma proposta audaciosa, mobilizar apoiantes em torno de
objetivos claros ou, talvez, promover um referendo que obrigasse os restantes atores a
tomar posição. Nenhuma destas opções garantiria o sucesso, mas permitiria tentar
transformar o apoio popular numa capacidade efetiva de pressão.

A audácia não é temeridade, nem garante a vitória. Consiste em reconhecer uma
oportunidade e agir para alterar a correlação de forças antes que outros a eliminem.
A fortuna favorece os audazes. De Gaulle compreendeu-o quando a França parecia
condenada a ser uma potência derrotada; Lenine, quando percebeu que a revolução poderia
passar-lhe ao lado se os bolcheviques não agissem. Nenhum deles tinha o sucesso
garantido, mas ambos compreenderam que as oportunidades históricas não esperam
indefinidamente.
O comboio da história passa poucas vezes. María Corina regressou à Venezuela, mas
regressa com algo de novo para oferecer aos venezuelanos? A audácia não consiste apenas
em disputar o poder, mas também em ousar propor soluções para os problemas que outros
preferem evitar. Porque não basta apanhar o comboio da história: é preciso saber para onde
o levar. E essa oportunidade talvez não volte a surgir.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.