Punch2027: Ogun PDP chieftain disowns lawyer, governorship bidThe Jerusalem PostMamdani, Paris already knows where 'globalize the intifada' ends up - commentInquirer2 alleged fixers nabbed over disorderly behavior in LTO central officeESPN DeportesMou: "Si yo fuese Vini hubiese forzado una salida en verano"ESPNJon Sumrall's cowboy hat, Auburn's caption tops trolls from Week 7 in college footballDaily MaverickWORLD FOOD DAY: Hundreds of protesters take on Parliament: ‘Wake up, the climate emergency is here!’Bollywood HungamaTiger Shroff safe after firing incident reported under Juhu Police StationColliderNetflix’s Next WWII Blockbuster Officially Arrives This MonthZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFWirtualna PolskaBronił swojego sklepu przed złodziejami. Wideo z Francji hitem sieciسكاي نيوز عربيةفيديو.. سيدة تتوسل لمنع نهب متجرها في فرنساObservador DesportoO "xadrez" que vai reconfigurar o BCE com a saída de Lagarde
The Daily Newsstand · Free, Always
Sunday, October 18, 2026

Carla Madeira e a ambiguidade moral do amor materno

Translate

A prosa ziguezagueia entre vários momentos, não seguindo uma linha cronológica. Em vez disto, criando pontos que levam a outros pontos, compõe-se num todo orgânico, e este permite-nos seguir a vida de Viridiana, mãe de Margarida, Valquíria e Tito, agora viúva. A viuvez e o momento presente não impedem a narrativa de saltitar para trás, e de repente o presente é outro, com Afonso vivo, e ei-lo a negligenciar as filhas e a focar-se apenas em Tito:

Afonso foi um pai para Margarida e Valquíria, e outro bem diferente para Tito; com as meninas, mal seus olhos pousavam nelas, levantavam voo na minha direção, ele tinha gastura de perder tempo e muita pressa de devolvê-las; já com Tito… com Tito… o coração de Viridiana descompassa, precisa parar e respirar com calma, não tem onde se segurar ali, solta no meio do quarto, teme a queda, fica quieta, quieta, a memória tentando sair da boca do estômago, ainda é difícil lembrar que Afonso não perdia as oportunidades de criar o filho: lutar, jogar bola, mostrar o muque, dar ordens, repetir frases feitas sobre as meninas, constranger o choro, exibir a coragem, não ter medo de inseto nem de escuro e não levar desaforo para casa, habilidade que cansou de demonstrar (…)” (p. 30)

Isto será de particular relevo na narrativa, já que a mãe pensará na forma como Tito foi moldado, e quererá moldá-lo de outra. Na adolescência, já sem o pai, “tornou-se obcecada em fazer o filho ser um homem de bem, quis passá-lo a limpo, a tal ponto que não olhei ara ele… ele… ele e seus olhos confusos, seus recursos minguados, seus aprendizados tortos, sua desorientação, ele e não outro, e não um barro, uma argila, uma massinha de farinha de trigo, apenas ele e eu não o vi, não ouvi, não conheci, apenas decidi que ele seria bom – um filho bom é também uma vaidade (…) (p. 31)

A relação com Tito é, afinal, o que acabará por moldar o romance, possibilitando-o, já que o verdadeiro conflito – o que impulsiona a acção – se dá no momento em que a mãe se vê a obrigada – ou se obriga a si mesmo – a denunciar o filho à polícia. A ruptura familiar abre-se ali, e que dizer do laço inquebrável entre mãe e filho? Vários elementos se precipitam em catadupa: no caso do rapaz, a violência – e o seu exercício – eram comportamentos aprendidos no seio da própria casa, que a mãe não conseguiu controlar ou limar. Normalizada dentro da família, ao concretizar-se, ou seja, ao reproduzir-se socialmente, não parece um desvio, antes uma reposição do bem. Assim, o ataque que Tito levou a cabo, e que era um ataque homofóbico – isto em Belo Horizonte, nos anos 1980 –, é aqui mais do que ódio individual, mostrando-se no romance como comportamento aprendido, que, por sua vez, se transforma em sentimento aprendido, tudo isto moldado por uma ideia de aceitação e de valorização da masculinidade violenta, essa que constrange o choro, exibe a coragem e por aí fora.

Título: “Quando” | Autora: Carla Madeira | Editora: Particular | Páginas: 266

Como é a mãe quem denuncia o filho, o romance passa a incidir sobre a ambiguidade moral do amor materno. Não é que o amor por Tito não exista; a questão é que entra em conflito com a responsabilidade pelos seus actos, e por isso também entra em conflito com a ideia de protecção incondicional, ou desta como sinónimo de amor. Não é que a narrativa resolva o conflito – pelo contrário, vai sempre tecendo mais fios, sempre abrindo mais portas, movimento para o qual contribuem as decisões formal de Madeira. O romance tem uma estrutura sem linearidade e, em concomitância, polifónica. Por vezes, a pontuação reflecte os estados emocionais das personagens, criando lentidão ou pressa por parte de quem lê, ao mesmo tempo que cria, aqui e ali, a sensação de espera, o que faz com que a forma se funda com o enredo.

A denúncia, vinda da mãe, funciona como admissão de um fracasso: o rapaz, que agrediu, não foi protegido de se tornar em alguém incapaz de agredir; pelo contrário, foi incentivado pelo pai, agora morto, e este deixou-o semi-órfão já transformado em algo além de barro. Ainda assim, a mãe não olha para o próprio filho com essa ideia de vitimismo em que culpado é vítima, não assumindo que os actos são legitimados ou justificados pelo ambiente que os proporcionou. Acaba por haver, ao longo do romance e dos estados de alma de Viridiana, uma certa tensão entre determinismo social e responsabilidade individual. O que passa de Afonso para Tito – a repressão do choro, a exibição da coragem, o culto dos bíceps – molda um protótipo de homem, um ideal de masculinidade, e sobrevive no rapaz após a morte do pai, que reproduz o que aprendeu não como quem transgride mas como quem repõe uma ordem natural.

Nisto, a autora vai delineando bem o peso do que se diz numa família, e sobretudo na autoridade de cada voz – o pai ensina porque é pai, o filho aprende porque é filho, e a dada altura no romance até se assume isto, com uma personagem a dizer que não entendia frases como “Ele é seu pai” ou “Ele é meu marido” como justificação – ou, como se diz, como “senha que dava direito a meu pai de pisar no meu pé de propósito ou me obrigar a rir das piadas estúpidas dele” (p. 151), “senha para o vale-tudo” (p. 151). Entre descrições e momentos de discurso directo, pega-se no assunto de sempre, o assunto de tanta literatura – a família como material mais fértil para se pensar a vida.

A prosa avança com velocidade, e esse é um dos grandes méritos do livro. O leitor encontra-se, por isso, sempre no epicentro de qualquer coisa a acontecer, seja acção, pensamento ou emoção. Carla Madeira, não deixando de fazer da prosa um caudal, escreve sem texto inócuo e consegue deixar o leitor a ziguezaguear enquanto lê.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.