ESPN DeportesEN VIVO: Miz deja la loma por molestias en piernaPunch2027: Fubara urges Rivers monarchs to remain neutralESPNFollow live: Brewers' bats stay hot as they inch closer to first World Series championshipThe Jerusalem PostNext round of Ukraine talks depends on Middle East, other factors, Kremlin aide saysInquirerThis is my article한겨레오늘부터 채무상담은 ‘1375’로 전화하세요…통화료도 무료 지원UOL'O Bosque Selvagem', que mira no Oscar, e 'Razão e Sensibilidade' chegam aos cinemasZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioGlobo EsporteBahia x São Paulo - Campeonato Brasileiro 2026 - Ao vivo - globoesporte.comDaily MailCHRISTOPHER STEVENS: Are you one of the growing army of Netflix zombies who just can't find anything to watch?中国新闻网外国青年走进宁波:被古今魅力“圈粉”경향신문충북 음성군, 100년 된 성공회교회 유물·기록물로 근현대사 복원 추진
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, October 29, 2026

O samba de uma nota só

Translate

Parvinho, eu julgava que fossa séptica moral destapada há dois meses, com o maior pirata nos anais do Brasil (o banqueiro Daniel Vorcaro) a cravar conselhos fofos e rotas de fuga ao juiz Alexandre de Moraes, do STF, era o clímax da tragicómica histórica do meu pais. Realmente, não aprendo nada. Esta semana foi muito mais rocambolesca. De tédio, os brasileiros não morrem.

Recapitulemos. Em 4 de outubro, Lula da Silva perdeu para Flávio Bolsonaro na primeira volta. As redes sociais entraram em surto. Amigos meus esquerdistas choravam baba e ranho e prometiam atear fogo às vestes (de marca), invocando a queda daquele meteoro que extinguiu os dinossauros (mas de qual dos dois dinossauros estavam a falar?). Os bárbaros resfolegavam à porta, o fascismo vencia, Trump mexera os cordelinhos, a culpa era dos exorcistas evangélicos, os brasileiros iam ser escravizados, a Amazónia alcatroada, e o povos originais ceifados até ao último moicano. Como se não bastasse, a abada bolsonarista foi avassaladora no Congresso e nos governos estaduais (incluindo o próprio Belzebu, Sérgio Moro, que prendeu Deus, e ainda assim foi eleito governador do Paraná já na primeira volta.) Dava-se como favas contadas que Don Corleone (para os íntimos, Jair Bolsonaro) não ia cumprir a  pena de 27 anos de prisão por plagiar o assalto ao Capitólio dos trumpistas.

Para sermos rigorosos, Trump e Jair Bolsonaro não foram os únicos maus perdedores a responsabilizar as instituições pelo olé que gramaram. Os mexicanos Manuel Obrador e Gustavo Petro fizeram a mesma birra, assim como o colombiano Iván Cepeda, todos progressistas.

O sofisma seduz eleitores de esquerda e de direita: se foi o meu candidato que fez, é sublime; se foi o da oposição, é ilegal.  A fraude eleitoral na Venezuela em 2024 e o aviso de  Daniel Ortega (no poder há 30 anos) de que na Nicarágua não há mais eleições para ninguém não produziram nos progressistas nenhuma comichão. Para não mencionar a quase septuagenária ditadura cubana de partido único, que continua pitoresca.

É que uns são filhos, e os outros enteados.  O escritor nicaraguense Sergio Ramírez escreveu uma carta aberta a Lula, suplicando que não deixasse a defesa da democracia da Nicarágua nas mãos de Flávio Bolsonaro. Lula mandou-o bugiar. A Nobel da Paz venezuelana Maria Corina Machado rogou 5 minutinhos com o presidente do México (Gustavo Petro), do Chile (Gabriel Boric), e o próprio Lula – todos lhe deram uma tampa (Lula chegou ao ponto de passar um raspanete à senhora, cujos direitos políticos foram confiscados por Maduro). Princípios ou são universais ou apenas treta casuística.

Lula governou o Brasil durante a maior parte do século XXI (pessoalmente ou, num mandato, via Dilma Roussef, que ele próprio chamou o seu “poste”). E com aquele jogo de soma zero da polarização sectária: nós contra eles, pois estamos às cavalitas no lado certo da história. Tudo o que estivesse meio milímetro à destra do PT era extremíssima-direita (Gestapo). Incluindo notórios sociais-democratas, como Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin – este último cinicamente branqueado para, como vice-presidente, adoçar a candidatura de Lula, embora até ontem fosse demonizado como membro da Opus Dei. Aliás, o que Alckmin dirá de Erika Hilton, trans que foi “a mulher” mais votada da história na Câmara dos Deputados de SP – e o que “ela” dirá dele?).

Apesar do bibelô Alckmin, e num país subjugado por facções criminosas (em muitos redutos PCC e Comando Vermelho têm mais armas do que a polícia, e os cidadãos andam pelas ruas a tremer como varas verdes), Lula perpetua o dogma de que todo facínora não passa de um oprimido que não arranjou um emprego fixe.

A vitória de Lula na segunda volta (como seria a de Flávio) é mais um estertor na crónica crise brasileira. Uma crise de legitimidade institucional, de estagnação de um país que patina sem realmente avançar, sempre aquém daquilo que promete. O Lulismo e o Bolsonarismo são os irmãos siameses que mantêm a toxicodependência política da sociedade brasileira. Ambos conhecem o interior de uma cadeia como a palma da mão – mas não pelo tempo necessário.

Lula, cérebro do mensalão e do petrolão, recebeu pena de 21 anos de prisão, condenado por unanimidade em 3 instâncias jurídicas diferentes. As provas da corrupção eram tão conclusivas que até o inspetor Clouseau resolvia o caso num piscar de olhos. Um dos subornos foi uma quinta em São Paulo, que Lula alegou nunca ter visto mais gorda – embora no respectivo lago flutuassem placidamente dois barcos com os nomes dos netinhos dele. O homem que acaba de tornar-se Presidente da República pela quarta vez nunca  foi “absolvido” – apenas libertado (depois de 580 dias atrás das grades) por um bizantinismo jurídico tão espúrio que foi quase assim: “Ó, Brasileiros, olhem ali um elefante!” Olhamos para o outro lado, e depois Lula estava livre como um passarinho.

Bolsonaro é o maior cabo eleitoral de Lula – e vice-versa: yin e yang da farinha do mesmo saco. Lulistas e bolsonaristas borram-se de medo uns dos outros – e com  razão, pois ambos são toscos, corruptos, antediluvianos. Os dois lembram-me um epigrama de  José Mourinho em fevereiro de 2007, sobre um colega treinador de futebol: “ O Jaime Pacheco só tem um neurónio, e mesmo esse trabalha mal”.

Os Bolsonaros habitam um casulo concentracionário e saloio, com uma religiosidade melodramática e beata, e ideias de jerico. Nunca compreenderam o alcance e o ethos da aversão popular ao PT, confundindo-a com adesão ao clã, quando era uma escolha tantalizante e desesperada entre o roto e o rasgado.

Flávio não tem aquele feitio tempestuoso do pai, nem o marialvismo rasca de um Trump. É o melhor que se pode dizer dele, e ainda assim nos dois debates televisivos conseguiu ser acusado de etarista (chamou surdo a Lula) e capacitista (chamou Lula “9 dedos”). Alvo de dois inquéritos no STF, é investigado por lavagem de dinheiro com apostas online, ao lado do suspeitíssimo advogado Willer Tomaz. Sem falar nos R$ 134 milhões que o senador embolsou de  Daniel Vorcaro para produzir uma hagiografia do pai. Ou na sua ligação com os “milicianos” do Rio de Janeiro, organização paramilitar formada por atuais e antigos agentes de segurança pública. Após a derrota, Flavio, do alto dos seus quase 60 milhões de votos, fanfarroneou-se: “Não vou abandonar a oposição, não vou fugir!” Horas depois, pirou-se.  Como disse Brecht, infeliz o país que precisa de heróis.

Como fica o país do Carnaval? Embora a concorrência venal seja renhida, o STF é o supremo símbolo da degradação institucional, e provavelmente o principal motivo da derrota de Lula na primeira volta – daí que depois os juízes lulistas calaram o bico. Alexandre de Moraes, que meteu Jair Bolsonaro na cadeia, nunca deu um pio sobre os R$ 130 milhões que o escritório de advocacia da sua mulher embolsou de Vorcaro – cujo contrato ele próprio editou -, nem sobre os whiskies que degustaram juntinhos sem Londres.

Precisamente 7 minutos depois de proclamada a vitória de Lula (que interrompeu 7 triunfos consecutivos da direita na América Latina), Moraes aguçou as garras de Wolverine e Freddy Krueger, retirou o ódio do freezer e mandou a polícia apreender o passaporte de Flávio. Se Flávio fosse o novo presidente, isso tinha acontecido? Em Janeiro, Moraes será o novo presidente do STF, e Lula poderá nomear mais três ministros da instituição, totalmente partidarizada (“aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei!”), que censura até as redes sociais de adversários  – em 2024, Alexandre de Moraes chegou a suspender o X (então, Twitter) no Brasil, durante um mês e meio.

O novo Congresso (Senado e Câmara Federal) não deverá estragar Lula com mimos. O bloco da direita tem 283 cadeiras, o Parlamento mais conservador desde 1985. O PT terá apenas 70, e o conjunto da esquerda, 88.  A direita pretende pedir o impeachment de Alexandre de Moraes, na medida em que o Senado é o único órgão com prerrogativa constitucional para essa estocada.

O Brasil é a maior economia da América Latina, e a 8º maior do mundo, segundo o FMI, com um PIB acima dos da Rússia e da Itália. Onde o país estava nesta altura do campeonato sem os seus empatas parasitários, com o crónico clientelismo, em que líderes políticos trocam favores, serviços ou benefícios materiais por apoio e votos? Toma lá, dá cá – e, como dizia o Principe Salinas, tudo muda para que tudo continue na mesma. O hierarca acena com  bijutarias assistencialistas (empregos públicos, remédios, vagas em creches, materiais de construção ou dinheiro), em troca da fidelidade eleitoral do cidadão. Os recursos públicos, que deviam ser distribuídos a toda a sociedade de forma transparente e equitativa, são desviados como propriedade privada dos políticos para fins particulares.

Não é de hoje, claro – mas as democracias maduras emanciparam-se do vício, que remonta aos patrícios e plebeus na Roma Antiga, com o vínculo entre o patrono e o cliente. Na Idade Média, evoluiu para o suserano e os vassalos e servos. Na chamada República Velha no Brasil (1899 a 1930), reinou o “coronelismo”, quando os latifundiários (pseudocoronéis) controlavam o voto de populações rurais dependentes.

No Brasil contemporâneo, o populismo assistencialista continua a vender saúde, ainda que o uso de cargos ou verbas em troca de votos seja agora crime eleitoral. Sacrifica-se o futuro em favor de um distributivismo de curto prazo. Perdoam-se dívidas e dá-se até dinheiro vivo: superordenados para os da cobertura, migalhas para os do rés-do-chão.

Só para a segunda volta, Lula torrou R$ 350 milhões (55 milhões de euros) em miminhos demagógicos. Entre outras coisas: um dia a menos de trabalho por semana, transporte público gratuito, aumento no Bolsa Família (já de si uma transferência de renda discutível) e a cereja do bolo: canetas para emagrecer Mounjaro ou Ozempic (seguramente, foi aqui que Flávio lixou-se de vez. Quem não quer uma cinturinha de vespa?). No Brasil, não Freud, mas fraude explica. Todos são inocentes, e todos são cúmplices. Mas a conta terá de ser paga.

O otimista dirá que a ausência de Flávio pode viabilizar o surgimento na direita de líderes democráticos, competentes e honestos – quem sabe o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reeleito à primeira volta, com 63% dos votos, contra um tiquinho do candidato lulista. Na esquerda, Lula terminará o seu quarto mandato com 85 anos. Como sempre foi uma divindade monoteísta, a sucessão será um bico de obra.

Admito que o Brasil talvez tenha saída, pois ainda não roubaram o aeroporto Tom Jobim (autor da linda canção que é o título desta crónica), embora eu prefira Lisboa a Miami. Mas sou pessimista. Momento histórico? Diria histérico. O Brasil chegou fundo do poço, e só não partiu-se todo porque roubaram o fundo e o poço. Antes do golpe de Estado de 1964, a oposição dizia que o país estava ao pé do precipício. Com o golpe, os militares garantiram que as coisas iam melhorar. E com um tal “milagre económico”, que tudo ia de vento em popa. Os respectivos slogans foram: 1) “O Brasil está à beira do abismo” 2) “O Brasil deu um passo em frente” 3) “Agora ninguém pára este país!”.

N’’O Mito de Sísifo”, sobre um desgraçado condenado pelos deuses a empurrar montanha acima um enorme pedregulho, que quando chega ao cume rola para baixo outra vez, incessantemente, e ele começa tudo de novo, Albert Camus diz: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. Bem, continua a haver o carnaval brasileiro, mas depois são 361 quartas-feiras de cinzas. Haja masoquismo.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.