ESPN DeportesPackers perdonan, pero siguen arriba ante CowboysThe Jerusalem PostPolymarket bets favor Eisenkot over Netanyahu ahead of Israeli electionESPNBuzz: Rams' loss to Cardinals sends shockwaves through survivor poolsPunch2027: Wike, lawmakers meet Fubara in Rivers한겨레혁신당, 새 조희대 탄핵안 공개…민주당에 “역풍 걱정 거두고 즉각 동참하라” 압박Daily MaverickAMABHUNGANE: Analysis — Cape Town ‘gang boss’ Ralph Stanfield’s courtroom showdown loomsZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioUOLDesafio de Lula para abrir sigilo pegou bem nas qualis do PTالنهارالزمن الأول تحوّل… مجرد ميليشيا!경향신문HD현대, 미국 현지서 무인수상함 기술 시연…한국 기업 최초سكاي نيوز عربيةأوباما يدين مداهمة منزل إلهان عمر ويعتبرها "محاولة ترهيب"Daily MailBella Hadid stuns in separate sensational looks on runway at Victoria's Secret Fashion Show 2026
The Daily Newsstand · Free, Always
Monday, October 19, 2026

Não há volta atrás – a importância da nova lei dos solos

Translate

Sendo jagoz e saloio por adopção, há dias ouvia mais um conterrâneo discorrer sobre a sua  construção ilegal, uma de tantas que se fazem no nosso país ao momento em que escrevemos,  sinal da existência de vários problemas envolvendo a habitação: não existe em quantidade  suficiente para os que de facto precisam de casa (retiro desta equação perto de um milhão de  residências secundárias desocupadas e inaproveitadas por proprietários com haveres acima da  média), as casas construídas e os terrenos urbanos estão inflacionados para além do razoável,  os custos de mão-de-obra de uma construção legalizada são incomportáveis e, finalmente, as  câmaras municipais no seu todo, ao contrário de agilizarem e dinamizarem processos,  constituem um entrave bloqueador, demasiadas vezes manchado por uma pequena-miserável  corrupção.

Por isso, a reação do bom povo Português, sempre empreendedor e mercadejador,  passa pela construção ilegal feita por mestres de obras e suas pequenas equipas, capazes de  erguer uma casa segura – resistente até a sismos – e confortável em três tempos e outros três  andamentos, ligando-a facilmente a água, eletricidade, internet, telefone e até esgotos. Porque  estes serviços são facilmente activáveis e instalados, e rapidamente as construções ilegais  pagam também… IMI. Pode parecer um paradoxo taxar uma construção ilegal, mas apenas a  quem desconhece o génio nacional, até na altura de cobrar impostos, taxas e taxinhas.

Constrói-se primeiro, portanto, paga-se a multa depois e passa-se então ao processo de  licenciamento, uma aventura que pode demorar anos, mais de uma vida, e que no fundo pode  ser até mais económico do que o licenciamento formal, completo e legal da uma construção de  uma casa. Não falamos de habitações precárias, pré-fabricadas em paneis de madeira ou  compósitos, instaladas em terreno rurais como nos últimos anos pós-pandemia se tem  verificado com cada vez maior frequência, com stands de vendas deste tipo de estrutura a  crescerem e prosperarem à vista de todos sem ninguém se questionar sobre o destino  daqueles abrigos perigosos para a saúde de quem os habita.

Estando hoje felizmente abençoados com a existência do Instituto da Habitação e da  Reabilitação Urbana (IHRU) esta entidade revela-nos – com a frequência que lhe é permitida – dados deprimentes sobre a habitação em Portugal, falhando ainda por cima na sua missão de  propor políticas públicas sobre a área que lhe compete. Desde logo, o IHRU admite a ausência  de um registo nacional atualizado e unificado da realidade a que superintende, sendo o  levantamento destas realidades dependente de fiscalizações setoriais ou estudos municipais  dispersos. A acrescentar a este cenário de desmando, quando se conseguem obter dados,  como no caso da Taxa de Ilegalidade em Projetos Urbanísticos, um relatório oficial recente  revelou taxas de 94% de ilegalidades e inconformidades (num período entre 2020 e 2024 em  59 municípios, em 1.312 operações urbanísticas avaliadas). Trata-se de uma percentagem, na  falta de um melhor termo, obscena e de fazer corar o mais circunspecto dos administradores  da res publica.

Referimos o fracasso do IHRU, mas podíamos referir a falência da DGT, das CCDR’s, da RAN e da  REN, das Câmaras Municipais, os seus PDM’s e AUGI’s, dos Parques Naturais, da Inspeção-Geral

da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), dos  Ministérios das Finanças, das Infraestruturas e Habitação, do Ministério da Economia e da  Coesão Territorial…, a lista é longa e existe porque interessa que exista, porque faz parte de um  sistema profundamente enraizado na administração central, regional e local, altamente  lucrativo na economia paralela de que todos – todos – beneficiamos de uma forma ou de  outra.

Como reabilitar este caminho, tornando-o viável e de acordo com standards civilizacionais  Europeus? As iniciativas que estão neste momento a ser discutidas constituem certamente um  passo na direção certa, sendo absolutamente decisivo o comprometimento ao nível do regime  das principais forças políticas. A nova lei dos solos, reclassificando solos rústicos para solos  urbanos pode tornar-se numa reforma estrutural de interesse estratégico em Portugal caso  haja consenso, meios e tempo governativo suficientes para a sua implementação. Como não  vamos voltar atrás – a um tempo de micro e pequenas propriedades rurais próximas das zonas  urbanas numa lógica económica próxima da subsistência – urge assumir urbanística, ambiental  e paisagisticamente que há necessidade de criar condições para que 11 milhões e meio de  Portugueses a viver no território nacional possam ter acesso e a possibilidade de construírem  habitações condignas e legais. Na mesma linha, a regra prevista que dita que pelo menos 70%  da área de construção nos terrenos reclassificados tem de ser obrigatoriamente destinada a  habitação pública, arrendamento acessível ou habitação a custos controlados, é altamente  positiva e procura duplamente combater a especulação deixando espaço ao livre respirar dos  mercados.

Tudo isto, claro, empeça num adágio que o nosso filósofo D. Francisco Manuel de Melo no  século XVII na sua Carta de Guia de Casados, bom conhecedor do seu povo, enunciava: “As leis  são como as teias de aranha, que apanham os bichinhos pequenos e são rasgadas pelos  grandes”. Ou seja, sem uma reforma que envolva e associe “os grandes”, a longo prazo e a seu  contento político e económico, teremos apenas mais um de muitos projetos mortos à  nascença, sem outra consequência que não seja o seu rápido esquecimento.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.