The Jerusalem PostIDF destroys dozens of monuments honoring terrorists during West Bank counterterror operationsESPN DeportesAtlas toma ventaja ante Necaxa y se acerca a la zona altaESPNESPN secures 'handshake agreement' to broadcast 24-team CFP, sources sayCNN TürkSahibi olduğu otelde ölü bulunduInquirerTaal Volcano logs 22 quakes as seismic activity continuesInquirer EntertainmentDennis Trillo’s MMFF movie ties up with Columbia Pictures for global distributionCollider‘Fire Country’s Newest Star Teases What’s Next for CJ in Season 5South China Morning PostChinese man celebrates wedding to one woman, baby with ex-lover at same venue on same dayUOLGoverno Trump diz apoiar eleições livres no Brasil e defende medidas contra Moraes, PCC e CVMalay MailJBPM officer Mohd Sani, missing after Nepal floods, among 121 honoured at KPKT appreciation night (VIDEO)ZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioNew Straits TimesPolice hunt culprits behind suspected MRT cable theft in Damansara
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 17, 2026

O “Público” e o jornalismo com aspas

Translate

Há dias, li que uma sondagem colocava o PSOE 12 pontos à frente do PP nas eleições espanholas. O meu espanto durou o tempo que demorei a perceber a origem da notícia, o jornal “Público”, que mais abaixo menciona a entidade que realizou a sondagem: “O CIS, liderado por José Félix Tezanos, sociólogo com laços ao PSOE”. O “Público” não mentiu. É verdade que uma sondagem “dá” o PSOE como grande favorito à vitória nas “legislativas”. E é verdade que a sondagem foi obra do tal CIS e do tal sr. Tezanos do PSOE. O “Público” apenas elevou a manchete o resultado de uma sondagem sem qualquer validade pelos motivos que o “Público” disfarçou no meio do texto.

O CIS, Centro de Investigações Sociológicas, é um instituto estatal que, desde 2018, ano em que o sr. Sánchez nomeou o sr. Tezanos, se encontra escancaradamente ao serviço do PSOE. Em matéria de sondagens eleitorais, o CIS especializou-se em torturar a realidade para que esta confesse apreciar imenso o caldo de socialismo, corrupção e intimidação violenta de adversários em que o partido do sr. Sánchez afundou a política do proverbial “país vizinho” (uma anomalia geográfica: dada a indiferença da vasta maioria dos nossos “media” aos ataques à democracia que ali acontecem regularmente, fica a ideia de que Espanha está tão distante quanto a Papua Nova Guiné).

Graças a isso, de Badajoz para lá as sondagens do CIS e as alucinações correspondentes são habituais protagonistas de anedotas. Nas eleições gerais de 2023, em que previu a vitória do PSOE, o CIS até nem falhou excessivamente: limitou-se a falhar. Nas eleições seguintes, porém, fossem “europeias”, regionais ou municipais, o permanente viés daquilo começou a ser cómico. E agora, numa altura em todas, todas, todas as empresas privadas de sondagens concedem ao PP 5 a 8 pontos de vantagem para o sufrágio de Novembro, o CIS, com os seus 12% de sentido inverso, parece empenhado em atingir requintes de alta comédia. Só o “Público” não riu. E ainda acrescentou pormenores de “nonsense”. Eis a manchete exacta: “PSOE aumenta a vantagem face ao PP à boleia do efeito Maricarmen em Espanha”. Quer dizer, o “Público” achou insuficiente reproduzir as manipulações do CIS e, presumo que à revelia do próprio CIS, adicionou-lhe “contexto”: o despejo e a morte de uma senhora de 87 anos, ambos explorados sem vergonha pelos jagunços do sr. Sánchez.

Em tempos remotos o “Público” já foi um jornal, por sinal bom. Hoje é outra coisa. Levar a sério uma sondagem do CIS é o mesmo que tomar à letra a informação divulgada pelo Ministério da Saúde de Gaza, proeza que aliás o “Público” também costuma cometer. Porquê? Imagino que o “wishful thinking” seja para aqui chamado. Imagino, embora sem certeza absoluta, que o “Público” saiba que o CIS é radicalmente desprovido de credibilidade, e que o Ministério da Saúde de Gaza é uma metástase do Hamas. Sucede que na redacção do diário não parece haver particular interesse em mostrar o mundo que existe, e sim em mostrar o mundo que os senhores e as senhoras da redacção, vastamente subjugados aos tiques da esquerda contemporânea, gostariam que existisse. Folhear o “Público” actual é procurar em vão um nexo entre o fervor ideológico que para ali vai e o que antigamente se designava por jornalismo. Não falo de jornalismo “isento”, preciosidade que nunca houve: falo do ofício que consistia em relatar factos com a clareza e o distanciamento possíveis, sem necessidade de os inventar, torcer ou omitir de acordo com a ideologia. Para não sair do exemplo espanhol, o “Público” noticiou as suspeitas da conspiração coordenada por um servente do PSOE para, com recurso a uma rede de narcotráfico, eliminar fisicamente a juíza que investigou o irmão do sr. Sánchez? Aposto que não. E sou capaz de ganhar a aposta.

O problema não é exclusivamente o “Público”. Se fosse, não seria um problema. O problema é que de Badajoz para cá, que eu visse, somente o “Observador” referiu a história do atentado não consumado (os narcotraficantes teriam recusado) contra a juíza. No resto dos “media”, a história não fez manchete nem rodapé, não abriu nem fechou sequer um “telejornal”. Na quase totalidade do noticiário português, a história da forte possibilidade de o partido no poder em Espanha ponderar abater magistrados incómodos viu-se escondida do público, o público sem aspas condenado a um “jornalismo” com aspas. Se fosse a “direita” a ocupar a Moncloa, o escândalo sem precedentes convocaria, dias a fio, multidões de comentadores aos estúdios dos nossos canais para anunciarem o enterro da democracia no maior país da Ibéria. Sendo o sr. Sánchez, os comentadores encheram realmente os estúdios, embora para divagar acerca de Cristiano Ronaldo e do treinador Jesus. As transmissões de Madrid concentraram-se no avião do futebolista.

Não vale a pena remoer a cantilena do jornalismo de “causas”, uma contradição em termos e um eufemismo para definir a cartilha do fanatismo em voga. Mas talvez seja útil notar que alguns dos mais aflitos com a famosa “desinformação” são os que a produzem com método e com zelo. Deve ser receio da concorrência.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.