ESPN DeportesConsejo de Campos al Tala Rangel: Los mejores se equivocanZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioLenta.ruНазваны причины подорожания мяса в РоссииESPNThe more they win, the greater the risk: Why Kenya's female champions are in dangerThe Sydney Morning HeraldWoman arrested over fire that shut down Perth Airport and threatened homesBBC NewsVerstappen and Lawson given grid penalties for Mexico practice collisionDeadlineAngel Studios CCO Lays Out “Values-Based” Initiative Banning Sex, Nudity, F-Words & “Misuse Of God’s Name”: “Hollywood Lives In A Bubble”New Straits TimesUMPSA's new landmark takes centre stage at 21st convocationSportstarBAN vs WI, 1st Test Day 4 LIVE score: Commentary, UpdatesObservador DesportoAs notícias das 3hLa NaciónGimnasia venció a Estudiantes, de Río Cuarto, y sacó dos boletos: a los playoffs del Clausura y a una copaSouth China Morning PostHong Kong’s Jumbo Floating Restaurant catches fire before opening, kills 34 – SCMP archive
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 31, 2026

A “acampada”, a “Maricarmen de Marvila” e os Bravos do PS

Translate

É inescapável: todos os caminhos vão dar ao Rossio. E a expressão “acampada” perfila-se como forte candidato a verbete num futuro dicionário crítico da política portuguesa deste início de século, ao lado de expressões como “não é não” ou “geringonça”. Já aqui disse e nunca é demais repetir: o CDS-PP não discute a justiça das manifestações. Não se trata de vagas causas atmosféricas, mas de causas bem terrenas que todos sentimos na pele.

Mas é precisamente a severidade dos motivos e o drama que provocam na vida das pessoas que torna mais abjecto o aproveitamento que a esquerda indígena tem feito do tema da habitação e das manifestações dos últimos quinze dias.

Na passada Terça-feira, na Assembleia Municipal de Lisboa, foram apresentados três documentos da esquerda sobre o assunto. O Bloco saudou uma “vaga de solidariedade e protesto” e deu por assente que houve “intervenções policiais desproporcionadas”. Teria sido justo, porém, que tivesse esclarecido que tipo de solidariedade era esta: se para com os legítimos manifestantes, se para com os agitadores profissionais que fazem escala em Lisboa para depois seguirem para a próxima capital europeia. O PCP, fiel ao léxico doutrinal, falou em “submissão flagrante ao grande capital” e “repressão policial”; o que agradecemos: é sempre tranquilizador contar com a franqueza soviética do velho partido de Cunhal. O PS foi, digamos, mais “astuto”: pediu escrutínio à actuação das forças de segurança ao mesmo tempo que redigiu a moção de maneira a sugerir que o veredicto estava encontrado antes sequer de a investigação começar.

A “acampada” tornou particularmente visível o ensejo da esquerda em pôr legendas na realidade. O extraordinário é tudo ser apresentado como uma espécie de geração espontânea do descontentamento das massas, quando o que está em causa é a necessidade de sobrevivência de quem perdeu força nas urnas.

Foi o que aconteceu em Marvila. Na tentativa de proporcionar uma “Maricarmen” portuguesa à comunicação social, ávida de sangue derramado por boas causas, organizou-se uma vigília em torno do “despejo” de uma jovem viúva e dos seus dois filhos. Só que, segundo a Gebalis, a mulher nunca integrou legalmente o agregado nem provou residência habitual na casa; duas providências cautelares foram decididas a favor da empresa municipal; quem acabou por recuperar a casa foi o seu legítimo inquilino, um senhor de 84 anos que, entretanto, apresentou queixa-crime por ter sido coagido a abandonar a casa. Sim: a Maricarmen de Marvila não foi a despejada, mas a agente despejadora. Não fosse trágico e a anedota fazia-se sozinha.

Ora, para fazer parelha com esta pobre personagem, só mesmo Pedro Nuno Santos, uma figura que não perde uma oportunidade para fazer má figura. O homem que foi Ministro das Infraestruturas e da Habitação entre 2019 e 2023, que fez parte do Governo responsável pelo agravamento do problema da habitação e que foi um dos principais protagonistas da solução política citada mais acima e conhecida por “geringonça”.

Esta semana, durante o desvio do Rossio para o Largo de São Bento, lá estava ele: um dos bravos do PS em plena manifestação. Depois veio explicar que não via hipocrisia nenhuma nisso. É preciso uma considerável elasticidade moral para dizer uma coisa destas sem se desfazer. Entretanto, numa entrevista à Renascença, declarou que não pretende recandidatar-se a deputado, que não está a pensar em voltar a cargos de direcção e que quer continuar a trabalhar no sector privado. Mas também diz que nunca deixará de fazer política. Ou seja, a política activa pode estar a chegar ao fim para Pedro Nuno Santos; já a política activista não.

Salvos os diferentes graus de responsabilidade no problema da habitação, o mecanismo é exactamente o mesmo nos votos apresentados na Assembleia Municipal e na vigília em Marvila: a realidade é sempre o elo mais fraco na cadeia do aproveitamento político.

Dir-se-ia que o PS pode ter desfeito a geringonça, mas a geringonça continua a fazer o PS. Mas seria injusto. Podem ser poucos, é certo, mas ainda há quem resista. Ascenso Simões e Francisco Assis, por exemplo, contra a inexorável deriva esquerdista do seu partido, foram capazes de articular um discurso sensato sobre o tema.

Mais desvio, menos desvio, e enquanto aguardamos que o Partido Socialista se entenda, todos os caminhos continuam a ir dar ao Rossio. Nesse percurso pode haver falta de casas. Mas a responsabilidade continua muito bem instalada, ali mesmo no n.º 2 do Largo do Rato.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.