Bollywood HungamaRamayana producer Namit Malhotra calls Los Angeles premiere his “Oscar moment” ahead of November 5 releaseEl ComercioLa hoja de ruta de Estados Unidos para Venezuela: reformas, vacancia de Delcy Rodríguez y eleccionesPunchBREAKING: NELFUND introduces token system to stop double payment of school feesThe Jerusalem PostQatari mediators present peace deal to Iran in mediation effort, official saysInquirer EntertainmentDonny Pangilinan felt ‘awkward’ over Showtime Baby Doll Juby’s dream about himDaily MaverickWildlife is not livestock — Aucamp’s dangerous plan to turn conservation into agricultureInquirerMimaropa drug bust in Palawan yields ₱51,884 worth of ‘shabu’ZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioSky TG24Meteo, freddo e maltempo in Italia nel weekend di Halloween e Ognissanti. Le previsioniVariety‘One Cut of the Dead’ Director Ueda Shinichiro on Turning a Microdrama Into Tokyo Feature ‘Earthlings in Love’NumeramaÀ mi chemin entre le VTC et le longtail, le vélo électrique Nakamura Crosscity+ perd 500 €DeadlineRussell Brand Forcefully Denies Charges As He Gives Evidence During Rape Trial
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 28, 2026

Utentes pedem licença obrigatória nos fármacos da obesidade

Translate

A UMG-Associação de Utentes de Medicamentos Genéricos defende que a comparticipação de 15% nos fármacos da obesidade não acaba com as barreiras ao tratamento e, para reduzir custos, pede ao Governo que avalie a hipótese de licenças obrigatórias.

A emissão de licenças obrigatórias — a chamada “quebra de patente” — é uma autorização legal de exceção que o Governo pode conceder para permitir a terceiros fabricar ou comercializar um medicamento patenteado sem o consentimento do titular da patente. O objetivo é salvaguardar o acesso à saúde e o interesse público.

Em declarações à Lusa, o presidente da UMG, António Oliveira Andrade, considerou que o reconhecimento da obesidade como prioridade de saúde pública deve ser acompanhado de uma avaliação de todos os instrumentos jurídicos disponíveis para assegurar um acesso mais amplo e economicamente mais sustentável aos tratamentos.

“Seria uma saída muito boa. Quando há interesse do doente tudo tem de se ultrapassar”, defendeu o responsável, que admite que, numa situação do género — que seria a primeira a nível nacional — “teria de haver lugar a uma indemnização ao titular da patente”.

Para o presidente da UMG, a única maneira de ultrapassar esta barreira é ir pelo caminho das licenças obrigatórias, considerando que “é uma questão de interesse público”.

A associação lembra que uma comparticipação de apenas 15% nos fármacos para a obesidade não derruba as barreiras de acesso aos tratamentos, que são caros, e dá o exemplo da diabetes, em que a introdução de um genérico reduziu 14 vezes o encargo dos utentes.

Em comunicado, a UMG defendeu que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o interesse público justificam a avaliação de “todos os mecanismos legais” disponíveis para facilitar a entrada de novos fármacos no mercado.

De acordo com estimativas divulgadas no âmbito da análise de impacto orçamental, a comparticipação de 15% nos medicamentos para a obesidade poderá representar uma despesa pública de 46,8 milhões de euros no primeiro ano. Num cenário de comparticipação de 90%, a despesa estimada poderá atingir cerca de dois mil milhões de euros.

Face a estes valores, a associação sublinha a necessidade de “avaliar soluções que conciliem o acesso aos tratamentos com a sustentabilidade financeira do SNS”.

A UMG cita um estudo publicado na revista científica Obesity Facts, com base em dados de 2018, que estimou em 1.148 milhões de euros o impacto económico do excesso de peso e da obesidade em Portugal, recordando que parte significativa deste encargo está associada às doenças relacionadas com a obesidade, nomeadamente as cardiovasculares, cerebrovasculares e a diabetes tipo 2.

“Estes números demonstram que a obesidade deve ser encarada não apenas como um problema de saúde pública, mas também como um desafio económico que exige políticas de prevenção, tratamento e acesso a medicamentos a preços comportáveis”, sublinhou.

Quanto à semaglutida — princípio ativo usado tanto nos medicamentos para a diabetes tipo 2 como nos da obesidade —, a UMG pede que sejam avaliados mecanismos legais que facilitem a entrada atempada de alternativas mais económicas, “respeitando os direitos de propriedade industrial e os requisitos de qualidade, segurança e eficácia” e deu como exemplo o Brasil, onde, após ter expirado a patente, em março deste ano, começaram a ser aprovadas alternativas e o primeiro genérico foi aprovado em agosto.

A associação apontou ainda a redução de custos para o utente trazida pela entrada do genérico da dapagliflozina, medicamento para tratar a diabetes tipo 2.

“Comparámos farmácias que nos deram indicações sobre a redução dos preços e a redução era de 14 vezes. Foi uma diferença impressionante”, disse António Oliveira Andrade.

“Os números falam por si. A despesa que a obesidade e todas as doenças associadas trazem fala por si”, afirmou.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.