ESPN Deportes¡EN VIVO! Colombia enfrenta a Paraguay en un nuevo amistoso de la fecha FIFAPunchEx-CAN president asks Tinubu to tackle hunger, insecurityThe Jerusalem PostNoah’s Ark? Researchers claim radar scan reveals 'man-made' structure at Turkey siteCNN TürkArnavutköy'de seyir halindeki TIR, otobüs durağına daldıColliderMark Wahlberg’s New Crime Thriller Officially Loses Nearly 3,000 TheatersZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFUOLJustiça determina prisão de bombeiro que matou estudante de medicina em Taubaté (SP)경향신문“당 떨어졌나?” 초콜릿부터 찾았는데…연구 결과 보니 오히려 더 피곤해져GIGAZINEAppleがAIエージェントのリスクを鑑みMacのフルディスクアクセスに制限を設けるRapplerMeet Sarah Jane Lim, the mother leading Philippine pickleballESPNPenguins' Kuzmenko to wear No. 62 to honor dad killed in bear attackSportstarAsian Games 2026 Live Updates Day 15: India's Kumkum in action in recurve archery final; Pranavi Urs second in golf; cricket score and wrestling results
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 3, 2026

O futebol, o Ronaldo e a metáfora explicativa

Translate

Assistimos nos últimos dias, e em todas as suas dimensões, ao extraordinário caso Ronaldo (alguns classificaram-no de “Ronaldogate”). A análise deste caso, recorrendo a instrumentos meramente objectivos e racionais, será sempre algo incompleta e redutora. Para estes casos, de certa maneira “irracionais”, apaixonantes, que saem fora das categorias normais do certo e do errado, do bem e do mal, do desejável e do indesejável… nada melhor que a metáfora para preencher o espaço onde a razão pura esbarra no indizível. Enquanto a lógica, o bom senso e a mera razão tentam dissecar o caso, separando-o em partes inteligíveis e explicáveis, a metáfora faz o oposto: ela conecta, invoca, eleva e aponta a universos distantes para criar uma verdade que não se explica, sente-se.

A razão constrói o tapete de relva e as bancadas; a metáfora abre a porta e convida-nos a entrar, a habitar o estádio e a sentir o cheiro da relva. É uma ponte poética que traduz o abstrato, teórico, material… em algo palpável, transformando a complexidade da experiência humana (como o amor, a dor, o êxito, o fracasso, o abandono, ou a própria consciência) em imagens que o nosso coração de adepto reconhece de imediato.

Eis então, uma pequena metáfora… que nos ajuda a compreender que o futebol não é uma mera modalidade desportiva; o futebol é um facto social total!

O jogador é um corredor nato. O folclore diz que o jogador tem de correr, o fado… Vai então numa correria cantada e arrebatada, o jogador; o seu jeito é arte e dom, é vocação e comunhão. Ele corre, ataca e simula, a vida, a morte… e a sorte! Ele chora, implora, chega ao fim e sorri… a alegria, a fantasia. O jogador é uma mistura de coisas acesas, inflamadas; ele é portador do engenho e sedução. O jogador é um ser variante, versátil, alterável; ele tem o ofício do jeito, do engano e da paixão.

O jogador aparenta o espanto, mas é um simulador fingidor… brilhante! É esse o seu engodo, o seu encanto e atracção, e as gentes celebram e aplaudem a proeza da destreza, a glória, e a vitória. As gentes ansiosas e solitárias, aclamam, ovacionam; as gentes precisam de um herói e de um campeão; precisam do sonho, do devaneio e da ilusão! E o jogador eleva os braços e abraça, a massa. A sua fisionomia esplendorosa é um disfarce, uma máscara temporária. Mas a sua vida é efémera e passageira, fugaz e derradeira. E a multidão anónima, inquieta, turva… agita-se como pode, e ri, chora, vibra e grita, extasiada. Ela sabe bem, mas prefere tudo isso… a nada!

O jogador também é um sonhador… na vitória é amado e aclamado; na vitória é bem-aventurado, criador e goleador; é até, embaixador. Vem a derrota e logo passa a anedota; ninguém quer saber do seu valor. Na derrota, não passa de um mísero número, de uma quantidade, de um equívoco inequívoco; na derrota, é o caso da jornada, é a revolta da bancada; na derrota, é jogada inacabada, é contratação falhada. Ó jogador sonhador, na derrota ninguém quer saber da tua dor.

E o Mister? Ó Mister! O que é que se passa!? Não queres a taça!? A equipa não cria, não tem alegria, não anda, desanda, não corre, não sobe… morre! Está presa, à defesa, confusa, difusa, sem pressa, com pressa, sem calma, sem corpo nem alma! Não tem coletivo, não tem objetivo ou assunto… não tem conjunto! Cuidado ó Mister, com o treinador… adjunto! Então, não ouves o crítico analista, comentador comentarista? Não ouves o político gravítico e analítico, o ex jogador, agora comentador; o ex treinador, agora especialista, jornalista editor, a falar no televisor? Não ouves o artista trabalhador, eletricista e cantor, carteiro, engenheiro e doutor a opinar, a criticar, a achar e a avaliar, a considerar, a alvitrar, a julgar, a insultar e a gritar, com fervor? E não ouves, ó mister, o repto do adepto? Mas afinal, que equipa é esta… que não houve a palestra!? Ó Mister! Risca, rabisca, bisca e faísca… mas ao menos tenta e inventa! Arrisca! E depois do risco… venha de lá o petisco! Mas cuidado, ó mister, com o menisco! E com o fisco… Põe o ala por dentro e o defesa na frente; põe a defesa a sair, o meio-campo a subir e o ataque a marcar! Ó Mister! Põe a equipa a jogar, o ponta a faturar e a claque a vibrar! E não vacila! Abre o olho, mete gelo e… desconfia! Não foste apurado? Qual o resultado? O quê!? Perdeste? Com este? Desapareceste! Já eras, já foste, estás morto, morreste! Pede a demissão, pede uma reunião, um acordo, um desacordo, o contrato e o pacto, e depois se necessário, queixa-te ao sindicato! A vida por um fio, ai que arrepio! É doentio. A bola é fantasia, sabedoria… a bola é filosofia! A bola é favor, fervor, bom e mau humor. Ó Mister… andor! A bola é mágica! A bola é trágica!

Por isso… quando a equipa perde instala-se o silêncio, a depressão e o desespero; os jogadores culpam o árbitro e o estado da relva, o treinador culpa o anti jogo e o árbitro, por nada fazer para o impedir, os adeptos culpam o treinador, a polícia culpa os adeptos, os adeptos queixam-se da carga policial, o empresário acha que o treinador “mexeu” mal, o presidente acha que o treinador “mexeu” tarde, o filho do presidente acha que o presidente devia “mexer” no treinador, a mulher do presidente não sabe quem é o treinador, os suplentes acham que deviam ter entrado, os não convocados acham que deviam tê-lo sido, o treinador desempregado, sentado ao lado do presidente, na bancada,  acha a equipa algo confusa, sem ideias… Os bombeiros queixam-se dos acessos, o massagista queixa-se do departamento médico, o motorista queixa-se do roupeiro, o roupeiro queixa-se do excesso de trabalho e da lavandaria, a lavandaria diz que a culpa é dos roupeiros, o director de campo queixa-se do treinador de guarda-redes, o treinador de guarda-redes queixa-se do analista e do tratador da relva, o tratador da relva queixa-se do vendedor de sementes, o delegado culpa os “apanha bolas”, os “apanha bolas”  queixam-se das sandes, o treinador principal queixa-se dos adjuntos, os adjuntos queixam-se do intercomunicador, o director de comunicação queixa-se da falta de comunicação, o financeiro queixa-se de todos; e a bola!? A bola, a bola… até chora!

E quando a equipa ganha?  Vitória é triunfo, sedução e é glória; é fama justa, contudo, efémera e transitória. A vitória pode mudar a história, e avivar a memória; pode mudar a oratória, pode até mudar a mão à palmatória. Após a vitória, lá vêm os cumprimentos, abraços e embaraços; lá vêm as comemorações, felicitações e contradições. Mas afinal o que é que mudou? A bola bateu no poste e… entrou! E o Presidente? O Presidente está contente, o vice ausente, e os sócios? Os sócios, alternadamente. E a Direcção? A Direcção está expressivamente reluzente e de pé, aplaudem… intermitentemente! E agora, após a vitória? Após a vitória, até a relva é decente, o Roupeiro condescendente, o Director sorridente, a água corrente, e as sandes de pão quente! Alguns alegres ficam, mas exteriormente, outros ficam, verdadeiramente; já outros, temporariamente. E para os da casa, residentes? É mais ou menos indiferente. Para outros, finalmente, o adversário era fraquinho, fraquinho, fraquinho, evidentemente! E o árbitro? O árbitro foi um habilidoso, conveniente, foi um artista inteligente. E o mister? O mister, fazedor de prantos e sonhos, estará sempre, sempre na corda bamba dependente! Mas afinal, o que é que verdadeiramente mudou? A bola bateu no poste mas desta vez… entrou!

E tu Cris? – Eu marquei um golão! Corro p’ra não me deixar apanhar, avanço, e abro a periferia; levanto o olhar em amplitude, e páro p’ra ponderar! Faço parar a bola e respiro, faço pontaria; quando acelero demais… vejo-me a vir ao meu encontro e pergunto-me:  – onde vais? – Não sei! Oiço gritos e protestos bracejos e gestos… será comigo? Olho o banco, olho o campo, encurto o caminho; onde está o tempo e o espaço… onde está a bola, e o alinho? Oiço a voz “olhó polícia” e fujo, então, em contramão. Entrego-me ao teatro do jogo e driblo o defesa, driblo o destino! Prefiro driblar a cruzar p’ró centro do mesmo lugar. É p’rá zona do golo, que eu corro e existo… insisto! Sigo em frente e armo o pontapé, acerto a bitola, defino o padrão, controlo a visão. Vou fazer e fiz; marquei um golão!

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.