ESPN DeportesCosta Rica queda eliminada de Liga de Naciones antes de enfrentar a NicaraguaESPNFollow live: Aces, Fever battling in decisive Game 3The Jerusalem PostFBI arrests former DOE employee for allegedly providing materials, expert assistance to HouthisPunchMining must not erase educationInquirerHontiveros seeks release of Percy Lapid’s son detained in US한겨레CJ온스타일, 월 990원 멤버십 출시…아이 옷 사면 할인·적립UOLLula: Jaques Wagner 'não tem nada a ver' com caso Master e quer deporSözcüBitireceklerdi ülke gündemi olduNTVSon dakika deprem mi oldu? Az önce deprem nerede oldu? İstanbul, Ankara, İzmir ve il il AFAD son depremler 02 Ekim 2026New Straits TimesCIMB keeps "Buy" call on TNB, RM15.90 targetStraits Times SportChinese judoka accused of biting as Japanese home hope wins Asian Games gold
The Daily Newsstand · Free, Always
Friday, October 2, 2026

Sonhar para sempre

Translate

Acabada de acordar, ocorre-me um homem preso no seu sonho, armadilha de que não consegue sair. E não sei dizer se ele sou eu, se acordei mesmo e estou diante da cama de pé, ou ainda deitada a dormir. É sempre assim quando começam os livros, não sei se é ele, se são eles, se é ela, se sou eu, acordo e sento-me diante das teclas, quem era o homem, que não cheguei a ver, qual era o sonho, que não era mau, seria o sonho que sonhei, o sonho do homem preso no sonho, ou o homem sonhava outra coisa de que me esqueci?

E então essa ideia, ficar presa para sempre num sonho, sabendo que estava a sonhar e que havia uma vida do outro lado, sem conseguir acordar, sem ser capaz de chegar-lhe, sem poder abrir os olhos, essa condenação — sonhar para sempre — lembrou-me uma biblioteca.

Os livros dos outros talvez sejam esse sonho de que não se consegue acordar. E, a certa altura, também aqueles que escrevo me atraiçoam.

Leio de perto os meus parágrafos em contínuo. As palavras dançam diante dos meus olhos. Coso-as umas às outras, saltando frases, descobrindo sentidos que não previ e me espantam. É como encontrar caras na rugosidade das pedras, compor cenas e rostos na superfície das coisas à nossa volta.

Escrevo: “Empacoto, medito, cozinho”, falando no quotidiano de alguém. E logo, regressando ao que escrevi, entendo que escrevi uma obscenidade. À medida que os meses decorrem, cada conjunto de frases é uma armadilha engraçada. Presa do que escrevi, o romance mais grave torna-se diante dos meus olhos um livro pornográfico.

Corrijo, tentando ter mão no que fiz. Não sei se é por intimidade ou por jeito para os trocadilhos, mas quanto mais limpo, mais descubro novas afinidades imprevistas. E então rio-me, divirto-me, rendo-me. Rapidamente entendo que ter mão no que fiz é deixar ir a mão, perdê-la. Alguns leitores lerão a vida de um homem sério, outros rirão da primeira à última página: e então escrevo para esses, escrevo à solta, sabendo que não sei nem domino o que é um livro, sabendo que um livro é mais parecido com um sonho do que com uma pedra, mais uma piada do que um discurso.

O meu gozo está em saber que tenho a ocupação mais divertida do mundo. Estou como o homem preso no sonho, talvez nem ele queira acordar. Se o sonho for bom, mais vale ficar a dormir. Quem é que nos pode fazer mal dentro de um sonho?

Um sonho infinito como uma piada infinita, talvez seja a melhor definição de romance a que já cheguei, e nem sequer é original. Mas foi preciso sonhar a ponto de a entender, foi preciso escrever por mim para deixar de a dominar: há coisas que só se aprendem passando por elas, vivendo-as. E é aí que aprendemos com os outros, aqueles que nos ensinaram a aprender por nós.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.