ESPNFollow live: Ramirez's error paves way for Rays' rallyESPN DeportesOhtani estará en alineación de Dodgers en J3 vs. BrewersPunchTinubu has done more for North — YilwatdaThe Jerusalem PostIDF chief vows to apply October 7 lessons, pledges to pursue Israel's enemies at military ceremonyCNN TürkKırmızı bültenle aranan cinayet şüphelisi Mardin’de yakalandı한겨레“부가 흘러나가는 도시에서 머무는 도시로”…부를 쌓는 해법 찾다UOLPGR diz que não há evidências de que Mendonça foi alvo de arapongagem por cúpula da PFZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioEl ComercioTemblor en Chile hoy, martes 13 de octubre: hora exacta, epicentro y magnitudReality Blurred3 new reality competitions, including Assassin, and 2 revivals中国新闻网A股开盘:超3400只个股飘绿,三大指数集体低开La NaciónMurió Netinho, el artista detrás de la exitosa canción “La isla del sol”
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 14, 2026

Passos Coelho e a crise existencial do PSD

Translate

A semana fica marcada pela entrevista concedida por Pedro Passos Coelho a Maria João Avillez e, em especial, pela disponibilidade explícita que manifestou para um regresso à política activa caso as circunstâncias do país e do PSD assim o propiciem. Perante um Governo que não ousa sequer tentar reformar e um partido que está auto-limitado à gestão do status quo – na feliz expressão de José Manuel Fernandes, o PSD encontra-se cada vez mais reduzido a um “partido de simples ocupação do poder” – a disponibilidade de Passos Coelho pode ser a última janela de oportunidade para evitar a substituição do PSD pelo Chega.

O sistema eleitoral português gera incentivos substanciais (ainda que não tão fortes como um sistema maioritário) para a bipolarização pelo que não é provável que a actual situação tripartida com AD, Chega e PS com dimensões similares se mantenha a médio e longo prazo. Entre os três, o risco é claramente maior para o PSD do que para o PS. Por um lado, porque o PS tem hoje um deserto à sua esquerda. Essa situação pode mudar mas não há para já no contexto português sinais de emergência de uma alternativa de esquerda populista viável. Por outro lado, e contrastando com o PS, porque o PSD está ladeado quer à sua esquerda quer à sua direita.

O cenário de substituição do PSD pelo Chega torna-se cada vez mais plausível por culpa do estado de desnorte e da letargia do PSD, pela incapacidade reformista e pelo desgaste acumulado por uma sucessão de casos mal resolvidos, com destaque para a inaceitável manutenção de Luís Neves como Ministro da Administração Interna. As sondagens que vão saindo reforçam a pertinência de equacionar seriamente esse cenário e, compreensivelmente, aumentam as preocupações e as movimentações no interior do PSD e do próprio Governo. Tendências que se vão acentuando à medida que algumas figuras chave no PSD e no Governo começam a interiorizar a convicção de que, mesmo ocupando o cargo de Primeiro-Ministro, Luís Montenegro pode ser um líder próximo de esgotar o seu prazo de validade político.

Neste contexto, proclamações públicas de inabalável confiança – como as recentes declarações do ministro Gonçalo Matias que consegue perspectivar no horizonte uma maioria absoluta para a AD – soam mais a desespero do que a convicções fundamentadas. Como bem salientou Pedro Passos Coelho, “há muita gente no Governo a achar que é a empurrar com a barriga que se chega à maioria absoluta”, mas não há qualquer evidência da viabilidade desse desígnio – aliás bem pelo contrário. Relativamente às sondagens e às perspectivas eleitorais é possível constatar crescentes ecos do que se passou nas recentes eleições presidenciais com o candidato apoiado pelo PSD. Perante os dados que se iam acumulando e que confirmavam que Luís Marques Mendes tinha sido uma péssima escolha e que o PSD se encaminhava para o dessatre eleitoral que acabou por se verificar, as reacções (públicas) por parte dos seus mais destacados apoiantes foram invariavelmente criticar ou desvalorizar as sondagens e reafirmar a sua total confiança no seu candidato. A derrota humilhante que os eleitores impuseram à estratégia do PSD nas presidenciais deveria ter funcionado como um banho de realidade para o partido mas, aparentemente, o choque não foi suficiente uma vez que assistimos agora a atitudes públicas muito similares.

O PSD prestaria um muito melhor serviço ao país (e, a prazo, a si próprio) reconhecendo que Passos Coelho tinha e tem razão. O PSD deveria efectivamente ter tentado seriamente negociar um acordo de governação com Chega e IL para ter uma base maioritária sólida que possibilitasse levar a cabo reformas estruturais. Falhando esse acordo, estaria em muito melhores condições para responsabilizar o Chega do que se encontra actualmente. Relativamente à IL, que continua a mostrar-se incapaz de capitalizar a seu favor o desgaste do PSD, Passos Coelho foi, uma vez mais, generoso ao considerar a “Iniciativa” como um parceiro potencialmente relevante, ainda que seja de admitir que o possa ter feito também em parte por razões instrumentais. Para algumas das reformas de que Portugal necessita seria positivo que a IL não desaparecesse e pudesse contrabalançar as tendência mais estatistas do Chega.

Há no entanto sinais cada vez mais fortes de que o tempo de o Chega poder apoiar um Governo liderado pelo PSD de Montenegro já passou. Com a sua extraordinária intuição política, André Ventura já percebeu que a letargia do PSD abre reais possibilidades de o Chega passar a liderar o espaço à direita do PS já nas próximas eleições. Um cenário que, a concretizar-se, muito provavelmente agravará as fracturas internas do PSD de uma forma que poderá ser muito difícil de resolver.

Para o próprio Pedro Passos Coelho, o caminho que se apresenta é estreito e incerto. Não basta retomar a liderança do PSD. Há uma década afastado da política activa, a janela de oportunidade para um regresso politicamente viável de Passos Coelho está a fechar-se e o próprio está certamente consciente disso mesmo. Acresce que não é de todo evidente que Passos pudesse assumir o cargo de Primeiro-Ministro num cenário pós-eleitoral no qual o Chega ficasse à frente do PSD.

Por seu lado, o ainda Primeiro-Ministro e líder do PSD Luís Montenegro terá mais cedo ou mais tarde de esclarecer se, caso o Chega vença as próximas eleições, aceitará viabilizar um Governo liderado por André Ventura ou preferirá reeditar uma nova versão da geringonça, mas desta vez com o PSD como muleta do PS. Caso a comprovadamente catastrófica estratégia das “linhas vermelhas” se mantenha e a liderança do partido não mude, o PSD arrisca-se assim seriamente a ir às próximas eleições com a posição suicidária de que um voto na AD será um voto para dar o poder ao PS.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.