ESPN DeportesEN VIVO: Miz deja la loma por molestias en piernaPunch2027: Fubara urges Rivers monarchs to remain neutralESPNFollow live: Brewers' bats stay hot as they inch closer to first World Series championshipThe Jerusalem PostNext round of Ukraine talks depends on Middle East, other factors, Kremlin aide saysInquirerThis is my article한겨레오늘부터 채무상담은 ‘1375’로 전화하세요…통화료도 무료 지원UOL'O Bosque Selvagem', que mira no Oscar, e 'Razão e Sensibilidade' chegam aos cinemasZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioGlobo EsporteBahia x São Paulo - Campeonato Brasileiro 2026 - Ao vivo - globoesporte.comDaily MailCHRISTOPHER STEVENS: Are you one of the growing army of Netflix zombies who just can't find anything to watch?中国新闻网外国青年走进宁波:被古今魅力“圈粉”경향신문충북 음성군, 100년 된 성공회교회 유물·기록물로 근현대사 복원 추진
The Daily Newsstand · Free, Always
Thursday, October 29, 2026

Brasil: a democracia continua

Translate

A surpreendente “virada” eleitoral de Lula no Domingo, 25 de Outubro, além do grande alívio e alegria pela “salvação da Democracia” e a consequente derrocada e fuga do perigo fascista – que, espera-se, deixe de estorvar o exercício democrático do poder instituído – trouxe outras “surpreendentes” derrocadas, como a queda a pique das bolsas brasileiras. Na segunda-feira, o Banco do Brasil caiu 28%, o Itau 16% e a Petrobras 12%. E o Real caiu 9%, em relação ao dólar americano, e 8,50% em relação ao Euro.  Vá-se lá a saber porquê.

A surpresa da eleição de Lula na segunda volta sucedeu à surpresa da vitória de Flávio Bolsonaro na primeira volta, quando tudo apontava para que Lula ficasse à frente. Depois, esperava-se que Bolsonaro, contando com apropriação da maioria dos votos dos candidatos “menores”, que seriam mais para a direita do que para a esquerda, ganhasse a segunda volta.  Não aconteceu. Ninguém é “dono dos votos”, mas um juízo analítico do alinhamento político dos concorrentes excluídos levaria a crer que a maioria dos seus eleitores tenderiam para Bolsonaro. Além disso, as eleições para o Congresso e para os governadores tinham favorecido claramente o centro-direita e a direita, com 303 dos 513 deputados eleitos e 55 dos 81 senadores. O mesmo acontecera os governadores estaduais eleitos.

Pão, circo e exército digital

Perante a expectativa de uma vitória do candidato do Partido Liberal na segunda volta, que as sondagens iniciais (52% versus 48%) corroboravam, não admira que alguns dos comprometidos da área lulista com escândalos a céu aberto, como o juiz Alexandre de Moraes, se tivessem aplicado.

O Presidente também se aplicou: aumentou em 15% os benefícios da Bolsa Família, atribuindo um subsídio de 137 dólares a 56 milhões de famílias pobres, reduziu a semana laboral de 44 para 40 horas, anulou as dívidas ao fisco de 3.600.000 pequenos e médios empresários, prometeu um salário de 140 dólares aos estudantes universitários, e convocou o “general digital” André Janones, que reuniu aquilo a que chamou “o Exército do Lula” para combater “o fascismo populista” no ciberespaço.  Tudo através das diabolizadas redes sociais e da mesma operadora americana acusada de ingerência, manipulação e ameaça à Democracia por “condicionar o voto” de mais de metade dos brasileiros em favor de Bolsonaro.

Enfim, políticas de compra e aliciamento, promessas ao eleitorado, o costume. O velho “pão e circo” das plebes romanas, que faz parte da natureza dos homens e das sociedades, jogado  de forma particularmente  despudorada num país com grandes abismos económicos e com um mapa eleitoral muito fixado e constante, em que o Nordeste vota à esquerda e o resto do país, os Estados do Sul, do Sueste, São Paulo, o Rio, o Rio Grande do Sul, votam à direita; e Minas Gerais continua a marcar vencedores e vencidos – Bolsonaro ganhou ali na primeira volta, Lula na segunda. E num tempo de polarização, em que é o inimigo que faz o amigo, a taxa de rejeição passa também a ser determinante: assim, se na primeira volta se teria medido a rejeição a Lula, na segunda media-se a rejeição a Bolsonaro.

Se esta foi ou não a verdade que determinou os resultados, só Deus e uma hipotética Urna de todas as urnas poderia dizer-nos.

Na República Velha, a primeira república brasileira, de 1889 a 1930, dizia-se que a política do país era decidida entre as elites de São Paulo e de Minas Gerais, havendo quem lhe chamasse, a partir de 1894, República Oligárquica. Era uma república federal e os presidentes davam grande autonomia aos governadores dos Estados.  Era também a “república do café com leite”.

O papel da oligarquia cafeeira foi importante neste período. Tinham sido os grandes cafeeiros, irritados com a decisão da princesa Isabel de libertar os escravos sem indemnizar os proprietários, que tinham influenciado os militares a derrubar os Bragança e proclamar a República.

Getúlio

A revolução de 1930, o tenentismo, trouxe para a arena da política e da decisão política outro Estado poderoso – o Rio Grande do Sul – e um político que vai, nos 25 anos seguintes, até ao seu suicídio em Agosto de 1954, polarizar a política brasileira – Getúlio Vargas.

Vargas chega ao poder chamado pelos militares em 1930; era um político gaúcho criado na órbita de Borges de Medeiros, o grande cacique e governador de Rio Grande do Sul. De militar a jurista, a deputado estadual e a deputado federal, Getúlio seria, em 1926 ministro da Fazenda no governo de Washington Luiz.

Depois de várias vicissitudes, muito ao modo dos agitados Anos Trinta, Vargas suspendeu o Congresso e fundou o Estado Novo. No caminho para o poder, disciplinou os comunistas de Luís Carlos Prestes, que tentaram um golpe revolucionário em Novembro de 1935; em 1938 foi a vez dos “fascistas” da Acção Integralista Brasileira, de Plínio Salgado, tentarem a sorte, assaltando o palácio de Guanabara. Foram também vencidos e Plínio, depois da prisão na Fortaleza de Santa Cruz, exilou-se em Portugal.

O Estado Novo brasileiro teve, além do nome, outras influências do Estado Novo português. Mas enquanto o Estado Novo português foi essencialmente um nacionalismo autoritário e conservador, muito inspirado pelo catolicismo dos papas sociais, o Estado Novo brasileiro teve características mais revolucionárias e populares, influenciado pelo fascismo italiano da Carta del Lavoro e pela promoção do nacionalismo económico e do intervencionismo na economia.

Na Segunda Guerra Mundial, Vargas pôs de parte a ideologia para privilegiar a geopolítica continental, e o Corpo Expedicionário Brasileiro desembarcou em Itália. Getúlio foi derrubado em 1945, mas mais tarde foi eleito, em 1951. Suicidou-se em Agosto de 1954, deixando uma marca muito profunda na História do Brasil.

Todo um outro Carnaval

Lula, pela preocupação social e pela duração na política, gosta de se comparar com Getúlio Vargas e várias vezes o elogia. Porém, Luís Inácio é, notoriamente, todo um outro Carnaval.

Vem do sindicalismo operário, dos metalúrgicos de São Paulo. Nunca foi propriamente um marxista-leninista, nem pertenceu ao Partido Comunista Brasileiro ou ao activista e guerrilheiro Partido Comunista do Brasil, de que fez parte o seu ministro da Justiça, Flávio Dino – o tal que, ardilosamente, achou por bem não destacar polícias para a Praça dos Três Poderes, facultando a entrada dos bolsonaristas em fúria.

Lula foi protegido por Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo, depois de ser preso em 1980, por causa das greves. De resto, durante a presidência de Geisel, o todo-poderoso general Golbery do Couto e Silva recomendou aos militares de São Paulo, o Segundo Exército, identificado com a linha dura, que não tratassem mal ou agredissem Lula da Silva.

Getúlio Vargas teve origens sociais, formação jurídica e experiência política bem diferentes de Lula da Silva. Entrou para a História e ficou  na Literatura – dos romances de Erico Veríssimo, na saga de O Tempo e o Vento, ao Agosto de Ruben Fonseca. E ficou imortalizado popularmente no samba-enredo “Exaltação a Getúlio Vargas – O Grande Presidente”, no Carnaval de 1956, e no samba de Chico Buarque e Edu Lobo, “Dr. Getúlio”, de 1983.

Não parece que Lula, além do tempo no poder que, se terminar o mandato, igualará o de Getúlio, vá ficar na História do Brasil como o “estadista, idealista e realizador, o grande presidente de valor” exaltado pelo povo brasileiro no Carnaval de 1956.

Ficará na História, sim, mas de outra maneira, noutros carnavais e com outras companhias – os Moraes e os Vorcaros, a que, por vontade ou necessidade, se foi aliando, para combater impoluta e judicialmente (algumas) “ameaças à Democracia”, para que “a Democracia” continue.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.