ESPN DeportesPackers perdonan, pero siguen arriba ante CowboysThe Jerusalem PostPolymarket bets favor Eisenkot over Netanyahu ahead of Israeli electionESPNBuzz: Rams' loss to Cardinals sends shockwaves through survivor poolsPunch2027: Wike, lawmakers meet Fubara in Rivers한겨레혁신당, 새 조희대 탄핵안 공개…민주당에 “역풍 걱정 거두고 즉각 동참하라” 압박Daily MaverickAMABHUNGANE: Analysis — Cape Town ‘gang boss’ Ralph Stanfield’s courtroom showdown loomsZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioUOLDesafio de Lula para abrir sigilo pegou bem nas qualis do PTالنهارالزمن الأول تحوّل… مجرد ميليشيا!경향신문HD현대, 미국 현지서 무인수상함 기술 시연…한국 기업 최초سكاي نيوز عربيةأوباما يدين مداهمة منزل إلهان عمر ويعتبرها "محاولة ترهيب"Daily MailBella Hadid stuns in separate sensational looks on runway at Victoria's Secret Fashion Show 2026
The Daily Newsstand · Free, Always
Monday, October 19, 2026

É chique ser activista. Mais chique do que ser extremista

Translate

Estão por todo o lado. São os activistas climáticos. Os activistas sociais. Os activistas LGBT e etc. Os activistas pela Palestina. Os activistas pela habitação. Os activistas pelos direitos dos animais. E por aí adiante, não nos falte a imaginação.

Os activistas podem pespegar na frente de uma “acampada” um cartaz onde se lê “A revolução é linda” (aconteceu agora mesmo no Porto) que isso não faz deles revolucionários – continuam a ser simpáticos e sorridentes activistas. Inocentes activistas.

Os activistas podem cortar ruas, ocupar praças, incendiar caixotes do lixo (na versão mais modesta da prática de incendiar carros e lojas) que nunca correm o risco de serem acusados de violar a lei ou de serem violentos – se trouxerem uma flor no cabelo é essa flor que se vai ver, não o lenço que lhes esconde a cara.

Os activistas podem proferir ameaças ao primeiro-ministro, podem atirar cocktails Molotov contra manifestantes de que discordam, podem manifestar-se com um coelho enforcado quando um governante se chamava Coelho, tudo se lhes perdoa porque são activistas.

Ou pelo menos é assim que funciona a lógica comunicacional. É assim também que funciona a novilíngua destes dias que vivemos.

Conhecemos, ou pelo menos temos obrigação de conhecer o conceito de novilíngua, a linguagem minimalista e totalitária que George Orwell imaginou em 1984. A novilíngua, explicou-nos ele, “foi concebida não para aumentar, mas para restringir o campo do pensamento, propósito indirectamente servido pela redução ao mínimo da gama das palavras”. Com menos palavras ficamos coartados na liberdade de pensar, pois a novilíngua foi criada para que tudo se tornasse literalmente impensável “pelo menos na medida em que o pensamento depende da palavra”.

Orwell não viveu no tempo da simplificação das redes sociais e do mimetismo das televisões, mas certamente reconheceria esta nossa tendência para reduzir tudo a um não apenas inócuo mas até louvável “activismo”. É menos simpático falar de militantes partidários, apesar de muitos dos dirigentes destes grupos terem conhecidas relações com partidos de extrema-esquerda, como o PCP, o Bloco e até outras organizações bem mais minúsculas (se duvidam, vejam aqui ou oiçam aqui). É até menos cool falar de dirigentes sindicais, mesmo que travestidos (como ver a antiga coordenadora da CGTP-IN travestida de activista pela Paz numa manifestação pela Palestina).

Mas sabemos o que a casa gasta – ou melhor, conhecemos aquele que se transformou no discurso mediático dominante, um discurso que há muito perdeu qualquer preocupação de equilíbrio e se converteu a “causas”. Falar de “activistas” e de “activismo”, repetir frases sobre “direitos” e “jovens” é muito mais simpático do que retratar radicalismos e agendas revolucionárias.

É de resto curioso verificar como os próprios termos “activismo” e “activistas” foram evoluindo no seu significado. Tal como descrito nalgumas publicações académicas que estudaram a sua utilização pela imprensa (esta, por exemplo, da Universidade de Utrecht), o termo activismo surgiu há cerca de 100 anos e numa fase inicial retratava sobretudo radicais adeptos da acção directa. Na década de 1960 o activismo estudantil conferiu-lhe um carácter mais simpático, aos olhos da opinião pública, e a sua adopção por dissidentes do antigo bloco comunista acrescentou-lhe direitos de cidadania. A partir daí o termo foi-se vulgarizando e acabou a ser adoptado por muitas e diferentes causas, sendo que os guardiães da linguagem e das boas “causas” nunca permitiram que outras áreas políticas que não as suas se autocrismassem como “activistas” (a nossa inevitável RTP e a prestimosa Filomena Cautela fizeram mesmo um programa sobre o tema, hoje divulgado na plataforma “Ensina RTP”, para distinguir o bom activismo de manifestantes como os que temos visto por estes dias de eventuais manifestantes de sinal contrário, gente essa que precisamente por ser de sinal contrário não merecia a honra da designação de “activista”).

Esta distorção informativa é a que também foi retratada num outro estudo, este realizado na Universidade Nova de Lisboa, e que analisou 175 artigos do Público envolvendo activistas climáticos, comprovando o retrato globalmente simpático que deles se fez nas páginas desse jornal. Por exemplo: “Uma forte componente de autorrepresentação, bem como vários casos de colocação de citações diretas do activista no título e no subtítulo, retratam uma relação significativamente mais harmoniosa entre os meios de comunicação social e os activistas do que a observada em estudos internacionais. Títulos e subtítulos com citações diretas, paráfrases de declarações de activistas ou afirmações que coincidem com as perspetivas dos activistas definem o tom do artigo em solidariedade com o activista. Estes dados são particularmente relevantes se considerarmos que os leitores nem sempre leem o artigo na íntegra.” Mais: estas opções “indicam uma abdicação temporária da principal função do jornal de interpretar e moldar a realidade.”

Dado importante: a análise incidiu sobre o ano de 2019, precisamente o ano em que se constituiu a Climáximo, um grupo que se autodefine como “um coletivo informal e anticapitalista”. Acontece porém que esta agenda anticapitalista é omitida por regra no noticiário sobre o grupo, e não por acaso.

Da mesma forma que é rara a cobertura mediática às acções de formação que estas organizações promovem – uma das raras excepções é esta reportagem do Observador – e que ensinam métodos daquilo a que chamam “desobediência civil”, porventura uma forma de luta que se justifica em ditaduras, não em democracias e em estados de Direito.

Este encantamento quase lúdico do jornalismo contemporâneo por este tipo de movimentos leva também a que, porventura fascinados pela sua estética, não só se lhes perdoem os exageros como se ignore o seu possível desenvolvimento. Não falo do entusiasmo com que se aplaudem apelos à violência – o que é só por si muito revelador –, mas de um caminho que nunca se sabe onde vai dar.

É pôr os olhos em França, já que os activistas já o fizeram e já se inspiraram. A nossa cultura cívica não é idêntica à francesa e é difícil imaginar que pudesse acontecer o nível de violência que Paris e outras cidades conheceram este sábado, com inúmeras pilhagens e o vandalismo a ir ao ponto de ter sido incendiado um edifício histórico em Limoges. A responsabilidade da extrema-esquerda é indiscutível, assim como a acção coordenada dos radicais de grupos anarquistas como o “black bloc” e de marginais, mas o essencial é que à conta da estética da “revolta estudantil” se construiu uma monstruosidade. Vale a pena citar o editorial do Le Figaro:

“Sob as cinzas: décadas de cobardia, de conformismo, de cegueira. O desprezo por toda a autoridade que dá ao indivíduo o seu sentimento de omnipotência. O ressentimento histórico, social, cultural que alimenta as pulsões revolucionárias. Uma justiça indulgente com o delinquente, intratável com os cidadãos de bem. O privilégio incompreensível destas milícias de extrema-esquerda que destroem, queimam e matam impunemente. Uma imigração descontrolada, em que uma parte se levanta contra o país que a acolhe. Uma escola descerebrada.”

Não estamos lá, mas caminhamos para lá. Ao colo dos “activistas” e dos idiotas úteis que se encantam com acampadas e “assembleias populares”. Pena não lhes chamarmos o que elas tentam ser: embriões de sovietes. Só que está fora de moda falar em sovietes.

Siga-me no Facebook, Twitter (@JMF1957) e Instagram (jmf1957).

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.