PunchPolice arrest fake lawyer after 11 years of practice in EbonyiESPNBrunson draws from WS as Knicks beat Pistons for 1st win: 'Just continue to hit singles'CNN TürkFenerbahçe Tarfin, deplasmanda Valencia Basket’e mağlup olduESPN DeportesAsí vivimos remontada de Rays en J4 de Serie Mundial para seguir con vida한겨레이 대통령 “국가가 국민 생명·안전 지키는 일보다 우선할 가치 없어”InquirerPNP taps AMLC to probe finances tied to Laos drug shipmentInquirer EntertainmentNoah Wyle claims People’s Sexiest Man Alive 2026 titleZDF heuteEntdecken Sie das ZDF-NachrichtenstudioVanguardEbonyi Assembly unanimously backs state police billSözcüFelaket saatte 140 kilometre hızla geliyor: 400 bin kişi tahliye edilecekDaily MailA bin too far: The town where residents now have to sort recycling into 12 bins... and get called 'lazy' for complaining경향신문‘HIV 감염인’ 국내 첫 장애인 등록 소송서 져···법원 “입법 정책상 문제”
The Daily Newsstand · Free, Always
Wednesday, October 28, 2026

Sem voto e sem acampada, São Bento encheu-se pela habitação

Translate

Numa das intervenções da Assembleia Popular, uma das manifestantes afirmou: “Isto não é um lugar mal frequentado, isto é um país”. Não foi a única a contestar o estereótipo que alguns responsáveis políticos e comentadores têm tentado associar aos manifestantes que lutam pelo direito à habitação. A expressão “arruaceiros”, usada pelo democrata-cristão Paulo Núncio, foi recordada até à exaustão durante o protesto, com os manifestantes a garantir que “não interessa o que fumam, vestem ou de que cor têm o cabelo pintado”, mas sim a causa que têm defendido nas últimas semanas.

Vaias à PSP de meia em meia hora, tendas no ar e uma emigrante que voltou a São Bento antes de voar de regresso à Suíça

Aos 15 anos, viver perto da rua de São Bento significava, muitas vezes, ficar irritada por não ter autocarro para andar “porque a malta se vinha manifestar”. “Hoje, com 24 anos, faço parte da malta que se anda a manifestar”, contou a manifestante ao microfone montado no pequeno palco em frente à Assembleia da República que diz ter “o tempo contado”.

A noite “aterrorizante” no Rossio, que acabou com carga policial, barricadas e vários feridos

Daqui a duas semanas terá um voo de volta para a Suíça, para onde emigrou há três anos “exatamente” por não conseguir pagar uma casa. Embora admita recordar um “Portugal diferente”, em que o vizinho ainda era quem emprestava açúcar quando faltava. Ainda assim, não esconde a vontade de regressar de vez. “Este foi o país que me criou e é para aqui que eu quero voltar”, vincou.

Antes, as intervenções tinham arrancado com uma atuação de Marisa Liz e Vasco Duarte, anunciada pelo comentador e ativista Nuno Ramos de Almeida, do movimento Vida Justa. Lá em cima, viam-se janelas do edifício do Parlamento abertas. No interior, várias pessoas acompanhavam o que se passava na rua. Durante a atuação de Marisa Liz, viram-se pessoas nas janelas dos gabinetes do Chega a bater palmas ao ritmo das canções, enquanto nas janelas da Iniciativa Liberal os presentes se limitavam a assistir. Depois de começar com “A Morte Saiu à Rua”, de Zeca Afonso, a artista apelou logo de seguida aos agentes da PSP presentes para que se juntassem ao protesto.

Mas a mensagem de Marisa Liz contrastava com os intervalos pontuais para assobiar a polícia. De meia em meia hora, quem estivesse a falar ao microfone tinha de parar a intervenção para dar lugar à troca de agentes da PSP. Os mesmos manifestantes que começavam por vaiar e assobiar a chegada do novo contingente acabavam, segundos depois, a cantar em coro “Juntem-se a nós”. Os olhares entre a multidão procuravam uma reação nos rostos dos agentes — mas que nunca chegou. A PSP foi gerindo a presença no protesto: além dos seis elementos em permanência, a meio da escadaria, várias equipas da Unidade Especial de Polícia ficaram horas estacionadas junto ao Palácio de São Bento, uns metros acima do protesto.

Pela rua de São Bento viram-se tochas a arder, tendas a passar de mão em mão por cima da multidão em “crowd surfing” e até um saco de palha que acabou despejado para lá das grades de proteção da escadaria. E além das intervenções da Interjovem, da CGTP, assim como de outros grupos, a própria organização da Acampada de Lisboa falou.

“O Governo tirou-nos as tendas porque tem medo do movimento que estamos a construir”, acusou um dos porta-vozes, exigindo a retirada da nova lei do arrendamento e a fixação de tetos de renda acessíveis. João Veloso, outro dos porta-vozes, atirou que “este também vai ser o Governo que vamos ver cair”, garantindo que “às bastonadas deles respondemos a voltar a montar as tendas”. Priscilla Valadão, mediadora de todas as assembleias populares no Rossio, deixou uma pergunta: “Quem tem medo do poder popular?”

A desmobilização de quem luta por ter casa e o regresso de um grupo de amigos a uma “boa casa”

Perto da meia-noite, quando a maioria dos manifestantes respondia ao apelo da organização da Acampada e já começava a abandonar a rua de São Bento, um grupo de quatro amigos entre os 50 e 60 anos debatia a crise de habitação. “Isto não tem só freaks e loucos”, garantiu ao Observador Caetano.

PSP publica vídeo nas redes sociais onde mostra agressões de manifestantes

Nuno admitiu que vivem perto, bem no coração de Lisboa, e que por estarem “solidários com esta situação” fizeram questão de estar presentes no protesto. “Vivo no centro da cidade há muito tempo e pago 750 euros [de renda], mas tive de pagar por fora ao meu senhorio para estar numas condições acordadas”, admite Natcho, gestor cultural. O apartamento, que chama de uma “boa casa”, é um T4, mas só está nas condições atuais porque à entrada, há 15 anos, foi ele próprio, como arrendatário, quem renovou a casa. “Eu é que a reparei, quando entrei estava completamente destruída”, garante.

O contrato de arrendamento nas condições em que existe neste momento vai vigorar até ter 67 anos. O amigo Nuno vive no mesmo prédio e paga 1.100 euros de renda. “São senhorios fixes, que há poucos”, diz um deles.

“Isto aqui é apartidário. Não tem política aqui, aqui tem direitos do cidadão e deveres do Estado”, garante Caetano. O quarto amigo do grupo chama-se Valério e é o único que não vive em Lisboa. Chegou de Itália há alguns anos para trabalhar em Portugal e teve que ir embora de Lisboa por não conseguir pagar uma renda. “Voltou para a terra dele”, diz um dos amigos em tom de brincadeira.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.