The Jerusalem PostIDF destroys dozens of monuments honoring terrorists during West Bank counterterror operationsESPN DeportesAtlas toma ventaja ante Necaxa y se acerca a la zona altaESPNPackers RB Jacobs eligible to return next week amid ongoing probeCNN TürkSahibi olduğu otelde ölü bulunduInquirerTaal Volcano logs 22 quakes as seismic activity continuesInquirer EntertainmentDennis Trillo’s MMFF movie ties up with Columbia Pictures for global distributionCollider‘Fire Country’s Newest Star Teases What’s Next for CJ in Season 5South China Morning PostChinese man celebrates wedding to one woman, baby with ex-lover at same venue on same dayUOLGoverno Trump diz apoiar eleições livres no Brasil e defende medidas contra Moraes, PCC e CVMalay MailJBPM officer Mohd Sani, missing after Nepal floods, among 121 honoured at KPKT appreciation night (VIDEO)ZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFNew Straits TimesPolice hunt culprits behind suspected MRT cable theft in Damansara
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 17, 2026

Brincar às revoluções é tão giro, não é?

Translate

Catarina Martins estava entusiasmadíssima: dava pulinhos, agitava o punho e gritava ao microfone até a voz, coitada, lhe começar a falhar, esgotada pela emoção, pelos bons sentimentos e pela luta de classes. Este comovente arroubo foi gravado em vídeo e aconteceu num protesto “pela habitação” no Porto, onde reapareceu, saída diretamente de um reconfortante voo vindo de Bruxelas, a antiga líder do Bloco de Esquerda (Lembram-se dele? É aquele partido que existiu em Portugal no início do século XXI e que se eclipsou depois de achar que ia para o governo na “geringonça”).

Ouvir o discurso de Catarina Martins é um ato sofrido, mas patriótico, porque permite perceber como pensa a esquerda radical. Resumindo, é isto: mobilizar várias micro-causas, travar várias micro-lutas e inventar vários micro-slogans para que, juntando todos os descontentamentos, no final surja, magicamente, uma grande causa, uma grande luta e um grande slogan. No congresso da agonia do Bloco, em 2025, depois do episódio da flotilha, Francisco Louçã tinha apelado ao partido para que colocasse os “pés bem assentes na terra” e se focasse na trilogia “salário, casa e hospital”. Não foi bem escutado. Mantendo a vertigem pelos keffiyehs palestinianos, Catarina Martins fez uma adaptação da fórmula. Na manifestação, preferiu referir-se a “paz, casa, salário”. Além de perder o slogan, perdeu o foco.

Em escassos três minutos, Catarina Martins começou por apelar à indignação por Maricarmen e por “todas as Maricarmens portuguesas” (sejam elas quem forem: talvez estivesse a pensar na avó de uma certa e determinada antiga líder partidária que estava imaginariamente aflita com as rendas). Logo a seguir, deu um salto de raciocínio para conseguir aterrar em Gaza. Segundo ela, a “desigualdade” económica em Portugal “é a mesma que alimenta o genocídio porque quem está a enriquecer com o empobrecimento de todos é quem está a fazer o genocídio”. Até a própria Catarina Martins percebeu que estava a esticar os limites da credulidade porque se sentiu obrigada a acrescentar, numa pífia tentativa de explicação: “Não há nenhuma contradição. É a mesma luta. Paz, casa, salário. Simples assim.”

De forma complicada, Catarina Martins regressou, retoricamente, a Portugal para lembrar “a derrota do pacote laboral” e a luta contra “o fascismo”, que está “a crescer”, para assim tentar juntar mais duas tribos. Logo depois, nova guinada. A antiga líder do Bloco informou a audiência de que “lutamos para que no Brasil saia 13 e saia Lula… e saia Lula!”. A seguir, acelerou para a comparação com França: “Sabemos que aqui em Portugal também há tantas escolas sem condições, tantos estudantes sem professores.” E, para terminar, apareceram, sem convite, os “tecnoligarcas” e os “senhores da guerra”. Catarina Martins insistiu repetidamente: “Estamos unidos em todas as lutas”. Ou então: “É por isso que hoje se juntam aqui tantas lutas”. Ou novamente: “É a mesma luta.”

Se é tudo “a mesma luta”, convém meditar: que luta é essa? É, obviamente, a luta pela “revolução”, como muito bem resumiu, com involuntária candura, Raquel Varela na CNN. Ou, pelo menos, é a luta por uma encenação da revolução, como está a acontecer em Espanha. Em Madrid, o “acampamento pela habitação” foi montado numa das principais praças da cidade há três semanas. Perante a inação das autoridades, ali ficou. Uma reportagem do El País conta que o protesto ocupa 12 mil metros quadrados e junta 1.800 tendas. O ajuntamento está dividido em três zonas, com 56 ruas e 62 praças improvisadas. Um dos ativistas explicou ao jornal que “cada bairro tem as suas próprias assembleias e são autogeridos”. Há uma “comissão de urbanismo”, uma “comissão de construção”, uma “comissão de cultura”, uma “comissão de comunicação”, uma “comissão de limpeza” e uma “comissão de mediação”, que trata da segurança. Traduzindo: ali, o Estado não entra.

Deslumbrado com esta “metrópole”, o El País conta que no acampamento escreve-se, imprime-se e distribui-se um jornal próprio, chamado “A Lona” e que a “notícia mais chamativa do segundo número foi o anúncio do casamento entre Erika e Kaeba”. Brincar às revoluções é tão giro, não é?

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.