CNN TürkYapay zekâ ajanları kontrolden mi çıkıyor? İşte 3 büyük riskESPN DeportesAntonelli, el más rápido en la tercera práctica en SepangThe Jerusalem PostUnited Hatzalah volunteers rescue Torah scrolls from Jerusalem synagogue fireInquirerSara Duterte’s lawyers ask NBI to reset conference on Gracioso’s storiesPunch[ICYMI] Nollywood film ‘Agbara Nla’ breaks preview record with N71m salesBollywood HungamaSCOOP: Pen Marudhar bags Gunmaaster G9 for Rs. 35 cr+ and Jailer 2 Hindi rights for Rs. 15 cr+ESPN'Big shot Gabby' leads Valkyries past Wings한겨레중3 최지운, 요트 소년부 ‘금 물살’…“요트계 호날두 되고파요”ZDF heuteAktuelle Pressemitteilungen des ZDFUOLEl Niño aquece o Pacífico e esvazia redes dos pescadores latino-americanosFotogramasLos Javis, sobre su próxima película tras 'La bola negra': "Será en inglés y en español, va a ser muy grande y nuestra primer proyecto internacional"매일경제‘금융권 AI 해킹’ 현대캐피탈도 털렸다…대출모집인 정보 유출
The Daily Newsstand · Free, Always
Saturday, October 3, 2026

Pela primeira vez, latino-americanos gostam mais da China do que dos Estados Unidos, diz pesquisa

Translate

Nos 20 meses desde que Donald Trump voltou à Casa Branca, candidatos de direita venceram as sete eleições presidenciais realizadas na América Latina. Muitos deles concorreram como imitadores de Trump, vociferando contra a imprensa e o "marxismo cultural".

Por isso, a mais recente pesquisa Latinobarómetro, realizada em 17 países e publicada com exclusividade pela The Economist, é intrigante: a visão dos latino-americanos sobre os Estados Unidos piorou desde a volta do republicano. A parcela que tem uma opinião favorável caiu de 73% em 2024 para 63%.

Os EUA ainda são mais benquistos do que a China. Mas, pela primeira vez em uma região historicamente pró-americana, os latino-americanos veem a influência chinesa de maneira mais favorável do que a americana: 65% a consideram positiva, ante 57% no caso dos Estados Unidos.

Isso reflete a postura agressiva de Trump em relação a uma região que, na visão dele, seu país deveria dominar. Embora 69% aprovem a captura do ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, organizada por Trump em janeiro, apenas 35% acreditam que a intervenção americana beneficiará o país.

Quase dois terços desaprovam a maneira como ele conduz as relações internacionais (embora 61% dos entrevistados venezuelanos a aprovem).

A eleição simultânea de direitistas trumpistas pode ser explicada, em parte, por outra constatação da pesquisa: Nayib Bukele, o presidente linha-dura de El Salvador, continua sendo a figura mais admirada da região.

Cercanías

A newsletter da Folha sobre América Latina, editada pela historiadora e jornalista Sylvia Colombo

Bukele reduziu drasticamente a taxa de homicídios de El Salvador ao prender um grande número de jovens sem julgamento, apropriando-se, nesse processo, do controle das instituições democráticas. Muitos na América Latina querem uma erradicação semelhante do crime e da insegurança. Os candidatos trumpistas, como Abelardo de la Espriella, hoje presidente da Colômbia, prometem realizá-la.

Apesar da popularidade do autoritário Bukele, metade dos entrevistados continua acreditando na democracia.

Depois de despencar em meados da década de 2010, quando a estagnação econômica se instalou após o fim de um boom das commodities, o apoio à democracia e a suas instituições se estabilizou, embora em um patamar mais baixo.

"Um terço [dos entrevistados] diz que as instituições democráticas não são importantes, mas sempre foi assim", afirma Marta Lagos, diretora do Latinobarómetro. Apesar de uma pandemia e do baixo crescimento, "o apoio à democracia continua".

A insatisfação com o funcionamento da democracia na prática permanece generalizada. Os parlamentos são particularmente repudiados; apenas 22% se sentem representados por eles. Mas 55% agora afirmam que a democracia não pode funcionar sem partidos políticos, ante 44% em 2023.

Apenas 15% consideram boa a situação econômica de seu país; somente 28% estão satisfeitos com os hospitais públicos, e 30%, com a polícia.

Essa insatisfação levou à derrota eleitoral de muitos governos no poder —recentemente, sobretudo os de esquerda. É importante notar que os latino-americanos ainda acreditam no poder das eleições para promover mudanças.

As disputas presidenciais deste ano coincidiram com um aumento do apoio à democracia na Colômbia, em Honduras e no Peru, onde candidatos de direita venceram, mas não na Bolívia, onde o novo presidente de centro-direita, Rodrigo Paz, vem enfrentando dificuldades econômicas.

Embora a economia ainda seja a principal preocupação da população, a segurança pública ocupa o primeiro lugar em sete países, sobretudo no Equador. A nova direita, mais radical, também se vale do conservadorismo social da América Latina.

Dois terços dos entrevistados são contrários ao casamento entre pessoas do mesmo sexo; a mesma proporção se opõe à legalização do aborto. Mas o sul da região é diferente: a maioria na Argentina, no Chile e no Uruguai é favorável a ambos.

Também pode favorecer a direita o fato de os latino-americanos não esperarem muito do Estado. Questionados sobre quanto o Estado havia feito por eles nos três anos anteriores, 73% responderam "pouco ou nada", ante 63% em 2011. Esse percentual elevado reflete o peso da economia informal na região. Apenas 28% afirmam contribuir para a previdência social.

Como em outras partes do mundo, as redes sociais substituíram a televisão, o rádio e, sobretudo, os jornais como principal fonte de informação sobre política. Ainda assim, é difícil estabelecer uma relação direta entre essa mudança e a ascensão de posições políticas mais extremas. Mais de 70% acreditam que as redes sociais não retratam bem "o que a maioria das pessoas pensa".

Apesar dos problemas, os latino-americanos não são tão pessimistas. Um quarto afirma já ter pensado em emigrar, ante 30% em 2023 (alguns podem estar reagindo ao endurecimento da política migratória de Trump).

Apenas 36% acreditam que a situação econômica de seu país melhorará no próximo ano, mas 52% acham que sua própria situação ficará melhor —o maior percentual desde o início da série, em 1995. O lar e a família continuam sendo os alicerces da vida latino-americana.

Texto da The Economist, traduzido por Sidney Fontinele e publicado sob licença. O artigo original, em inglês, pode ser encontrado em www.economist.com

View the original on UOL →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.