ESPN DeportesCosta Rica queda eliminada de Liga de Naciones antes de enfrentar a NicaraguaESPNFollow live: Aces, Fever battling in decisive Game 3The Jerusalem PostFBI arrests former DOE employee for allegedly providing materials, expert assistance to HouthisPunchMining must not erase educationInquirerHontiveros seeks release of Percy Lapid’s son detained in US한겨레CJ온스타일, 월 990원 멤버십 출시…아이 옷 사면 할인·적립UOLLula: Jaques Wagner 'não tem nada a ver' com caso Master e quer deporSözcüBitireceklerdi ülke gündemi olduNTVSon dakika deprem mi oldu? Az önce deprem nerede oldu? İstanbul, Ankara, İzmir ve il il AFAD son depremler 02 Ekim 2026New Straits TimesCIMB keeps "Buy" call on TNB, RM15.90 targetStraits Times SportChinese judoka accused of biting as Japanese home hope wins Asian Games gold
The Daily Newsstand · Free, Always
Friday, October 2, 2026

A artimanha de Morgado

Translate

Na semana passada, no espaço televisivo de que dispõe, Miguel Morgado anatematizou dez deputados portugueses do Parlamento Europeu e proclamou-os indignos de voltar a usar com propriedade a palavra democracia. Como estou incluído nessa infamante lista de democraticidas, entendi ter a obrigação de esclarecer o assunto de modo a não correr o risco, por omissão preguiçosa, de passar a ter o estatuto público de um adulador de tiranos e tiranetes. Não era possível desfazer o equívoco sem desvelar a artimanha do seu autor. Morgado, desprezando o dever de rigor a que se deveria sentir ética e intelectualmente vinculado, cometeu uma infração mental simplista que se resume em escassas palavras: confundiu a parte com o todo, identificou uma moção concreta da autoria da direita democrática e de alguma extrema-direita com uma declaração geral e apartidária de solidariedade com Ceuta. Ao dizer “a moção”, em vez de “uma moção”, absolutiza o que é relativo, unifica o que é parcial. O método é velho. Confesso que me causou estranheza a sua utilização por Miguel Morgado. Estranheza e desilusão.

Num curto texto que escrevi, pela razão acima apontada, limitei-me a dizer o óbvio e pensei que o caso ficava encerrado. Não ficou. Miguel Morgado, na sua coluna do Observador, voltou ao tema e renovou as considerações ardilosas e ofensivas. Não perderei tempo com algumas minúsculas perfídias que salpicam o artigo e têm mais a ver com o histrionismo do estilo do que com a substância do texto. Limito-me ao que julgo que realmente importa e merece ser contraditado e esclarecido.

Comecemos pelo mais básico: votar contra uma moção que enfermava, a meu ver, do vício de tudo subordinar ao objectivo de atacar o Governo espanhol, não só não significa menosprezar o dever de solidariedade com Ceuta, como até tem o sentido oposto. O tema é demasiado sério para se admitir a contemporização com aproveitamentos partidários circunstanciais. Exigia-se um consenso entre as grandes famílias políticas estruturantes da vida democrática europeia. Tal não foi possível por um motivo claro: o PP quis aproveitar a ocasião para erodir e isolar um Governo confrontado com uma circunstância especialmente difícil e condicionou nesse sentido, com o seu peso, a família política europeia que integra, o PPE.

Ora, isto permite-me passar ao segundo ponto que quero abordar. Miguel Morgado acusa-me de sectarismo, de cultivar um espírito de seita, de não ter autonomia suficiente para criticar o Primeiro-Ministro espanhol. Aqui entramos no campo do delírio. Miguel Morgado não desconhecerá, por certo, a minha ruptura pública com a direcção do meu próprio partido aquando do surgimento da famigerada geringonça e do longo período em que o meu único horizonte era o da solidão política. Sempre pensei e agi como um homem livre. Há quem o proclame, eu tenho o privilégio de dizer que o pratico. De o dizer e de o demonstrar com factos concretos. A título de exemplo, refiro apenas as posições que recentemente assumi sobre a Venezuela e sobre Cuba. É por isso mesmo que não reconheço ao Miguel Morgado a autoridade para pôr em causa o meu apego à liberdade crítica ou o meu compromisso com a democracia.

Na minha reação às considerações de Miguel Morgado, apelei à dimensão liberal presente no posicionamento político de alguém que se apresenta como um respeitável conservador. Entendo que há aspectos da tradição liberal que são nosso património comum e devem ser reforçados neste tempo tão afeito a fanatismos e dogmatismos primários. Quando me lembram o meu lado liberal, levo sempre isso em conta de um elogio. Pelos vistos o Miguel Morgado toma isso como pouco menos que um insulto.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.