ESPN DeportesBarça: "Julián Álvarez es el pasado", dice DecoPunchItori plant drives Dangote Cement’s export expansionESPNFollow live: Penix finds Hooper for TD as Falcons extend lead over PackersThe Jerusalem PostPezeshkian says he met with Khamenei face to face, supreme leader healthy, giving direction한겨레‘억대 수익’ 탈세 유튜버 17명, 지난해 239억 추징당했다InquirerFrom Araneta to Baguio: Blessed Fulton Sheen’s ties to PHUOLParticipante do 1º pleito com voto feminino no Brasil, eleitora de 100 anos tende a votar em LulaSözcüAllah’a emanet yaşıyoruzG1Veja o que fizeram os candidatos ao governo do AM nesta quinta-feira (24)ABC News (Australia)Thousands of Queensland child safety workers to walk off the jobSportstarAsian Games 2026 Live Updates, Day 7: India confirms mixed doubles medals in table tennis and squash; Suruchi-Kamaljeet qualify for 10m air pistol mixed team final; badminton scoresLa NaciónTrabajaba con su tractor, detectó algo que brillaba en la tierra y lo que encontró le cambió la vida para siempre
The Daily Newsstand · Free, Always
Friday, September 25, 2026

A cantiga é uma arma... contra os judeus

Translate

Certos artistas fazem arte e ajudam-nos a atravessar a vida de forma mais agradável. Mas há “artistas” que sobem ao palco convictos de que a sua missão é reeducarem o público, sinalizarem virtude, exibirem superioridade moral.

O espectador entra para ouvir música e recebe o ralhete de que é uma péssima pessoa, se não subscrever as crenças do “artista”.

Portugal conhece bem a espécie. Durante o PREC, os baladeiros cantavam para  “consciencializar”, “mobilizar”, “denunciar” e outros verbos que, em português corrente, significavam explicar ao Zé da mercearia que ele era um atrasado se não decorasse a linha correcta do Comité Central.

Na época, desaparecida a censura da DGS, algumas aves canoras, ligadas às amplas liberdades marxistas e maoístas, apressaram-se a substituí-la pela obrigação de todos passarem a ter o direito de ouvir os seus ditirambos ideológicos. De preferência quietos, calados e virados para a frente.

O “Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta”,  expressão mais delirante desta vocação pedagógico-militar, infestava fábricas, quartéis, campos e assembleias. Onde quer que  houvesse gente, apareciam os bardos virtuosos. José Mário Branco berrava que  “A Cantiga É Uma Arma” contra a “burguesia” e o cantor passava a ser um artilheiro cultural em missão de combate pela virtude.

Em “Alerta!”, a humanidade dividia-se entre operários e camponeses de um lado, e a burguesia exploradora do outro. A salvação era a “democracia popular e ditadura proletária”, uma proposta do tipo  “entrecosto vegetariano”.

As cançonetas eram panfletos com refrão e o “povo” ouvia por dever revolucionário. Quem desafinasse passava a  reaccionário, “fássista”, ou “pequeno-burguês” e era cancelado, não nas redes sociais, mas por saneamento, a pontapé ou à bomba, se  fosse necessário.

Cinquenta anos depois a gola alta foi substituída pelo keffieh e pela melancia, mas a arrogância é a mesma. A cada “cause du jour”  importada das catacumbas woke, reaparece o “artista” com as certezas impenetráveis do adolescente com acne, que ouviu um slogan na sua bolha de alucinados e concluiu que a Humanidade esperava por ele. Não sabe muito, mas berra. Não estudou o assunto, mas pontifica e produz palavras que, repetidas em coro, lhe dão a agradável impressão de estar do lado certo da manada.

Recentemente, Jerry Seinfeld  tornou-se um mafarrico ontológico por não ser “antissionista”.  Em Lisboa, de repente, seis participantes menores do MEO Commedia a La Carte Fest, descobriram, ao fim de largos meses, que Seinfeld é judeu. Debitaram os salmos do “genocídio”, exibiram indignação tribal e subiram, na sua imaginação, ao altar da virtude. O activista moderno não tolera uma anedota que lhe toque na catequese, porque estraga o sermão e a possibilidade  de explicar o planeta aos deploráveis que pagaram o bilhete.

Seinfeld não vinha discursar sobre Gaza, vinha apenas fazer piadas, mas o humor é insuportável para o fanático porque relativiza, baixa a temperatura e recorda ao moralista que ele não é Moisés a descer do Sinai, mas apenas um bípede com microfone e estratosférica ignorância.

É a pureza por proximidade e não tarda aí o dia em que até o electricista do espectáculo terá de provar as suas credenciais “antissionistas”.

Imaginemos a Comissão de Virtude e Pureza reunida para analisar o processo:

– O suspeito montou uma ficha eléctrica no mesmo edifício onde actuará um judeu favorável a Israel?

-Sim.

– À mesma hora? No mesmo dia?

-Não.

– Gravíssimo. Cancele-se o suspeito e desinfecte-se o recinto, ou então saímos nós, pode ser que o Qatar depois nos monte um espectáculo só para nós.

Há tempos, Salvador Sobral mostrou uma sonora  versão da relação entre o artista iluminado e o público mentecapto. Num concerto insinuou que, se emitisse uma flatulência, seria igualmente ovacionado. O público aplaudiu e demonstrou a tese de que o “povo” é cretino e o “artista” é brilhante por o tratar como tal.

No estrangeiro, a pedagogia artística está também em alta.

Macklemore, que eu pensava ser defesa central de um clube da segunda liga irlandesa, mas afinal é rapper, contratado para abrir concertos de Ed Sheeran, decidiu que a sua missão era debitar “fri-fri palestine” entre dois rap e acusar Israel de “genocídio”.  Naturalmente, babujou a habitual absolvição preventiva de que criticar Israel não é antissemitismo. O antissemita moderno raramente começa por dizer “odeio judeus”. Prefere explicar, sem se rir,  que odeia o único Estado onde vive a maioria deles. De resto, o antissemitismo do senhor Mac já tem barbas de doze anos e volta sempre ao catecismo do “apartheid”, ocupação, 75 anos, “genocídio”, e isso.

Foi obviamente corrido do espectáculo e Ed Sheeran lá teve de explicar o elementar: que o seu público comprou bilhetes para ouvir música, não para receber doses cavalares de propaganda do Hamas.

Mas o activista não reconhece o direito à neutralidade. Se não repetimos a propaganda jihadista e se distinguimos Hamas de civis palestinianos,  somos cúmplices. O mundo do artista doutrinador é simples, como todos os mundos fabricados por ignorantes.

Roger Waters é a versão geriátrica e obsessiva da doença. Há anos que transforma Israel na explicação universal do mal, apoia o Hamas, o Hezbolah, etc.  Grupos que, convém lembrar,  não são bandas de garagem de estética alternativa, mas organizações  jihadistas que desprezam judeus, mulheres, homossexuais, dissidentes, liberdade religiosa e quase tudo aquilo que permite aos “artistas” existirem sem medo no Ocidente. Waters, claro, nega ser antissemita. Indivíduos que passam décadas a tratar o Estado judeu como encarnação cósmica do mal, ficam chocados quando alguém nota o padrão.

O Eurofestival, naturalmente, não escapou. Vários países e artistas têm anunciado boicotes por causa da participação de Israel. A Irlanda e a Espanha, por exemplo, dois bastiões do antissemitismo europeu, anunciaram que não voltariam a participar, se o judeu não voltasse ao guetto. Os mesmos países que, historicamente, partilharam o palco das lantejoulas com ditaduras, autocracias, regimes duvidosos e amizades petrolíferas, descobrem de repente que a pureza moral se mede pela presença de Israel no alinhamento.

Tudo isto revela sobretudo hipocrisia e cobardia. O doutrinador repete as palavras certas no momento certo, diante das pessoas certas, para receber o aplauso dos idiotas úteis, a protecção da tribo, e a sensação de importância. É um cobarde movido apenas pelo instinto de manada.

A palavra “genocídio” tornou-se o crachá moral da temporada. Dispensa factos, números, análise jurídica, contexto militar, responsabilidade do Hamas, reféns, túneis, escudos humanos, intencionalidade, proporcionalidade, guerra urbana, Irão, jihadismo, antissemitismo, e a velha questão de saber por que motivo os mesmos artistas que descobrem uma paixão ardente por direitos humanos quando há judeus envolvidos, perdem a voz perante a China, o Irão, a Síria, o Sudão, a Rússia ou o Afeganistão.

Deve ser coincidência. A História está cheia destas coincidências.

A arte sempre falou de injustiça, guerra, religião, poder e morte. Mas Shakespeare não distribuía fichas partidárias à entrada, Goya não pintava comunicados e Mozart não interrompia o andamento para verificar se a assistência condenava devidamente o imperador. Uma obra pode conter uma ideia, mas quando existe apenas para transportar um ódio, não passa de um embrulho.

Diz-se por vezes  que homens fortes fazem tempos fáceis, tempos fáceis fazem homens fracos, homens fracos fazem tempos difíceis e tempos difíceis fazem homens fortes. A nossa cultura parece atolada na fase dos tempos fáceis a produzir criaturas patéticas, convencidas de que desconforto é opressão, desacordo é violência, humor é agressão e repetir “genocídio” num palco é sinal de coragem. Não é. É apenas a pose fútil de quem nunca teve de pagar um preço sério pela liberdade que usa para elogiar os seus inimigos.

Os baladeiros diziam que a cantiga era uma arma. Os herdeiros dizem o mesmo com outros penteados. A diferença é que agora a arma, além de sermões, estribilhos e indignação hipócrita, dispara boicotes, censura, narcisismo, desistências e cancelamentos.  Felizmente a pontaria continua péssima. Julgam estar a atingir o espantalho da semana, mas acertam quase sempre na música, no humor, na inteligência e na paciência do público.

De resto, o Commedia a La Carte fica muito melhor com Seinfeld, Herman José, César Mourão, Vasco Palmeirim e outros, do que com a medíocre fauna de flotilheiros amigos do Hamas.

View the original on Observador Desporto →

KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.