Entrevista com o Rush: Geddy Lee, Alex Lifeson e Anika Nilles falam sobre a reinvenção da banda

Início » Música » Entrevista com o Rush: Geddy Lee, Alex Lifeson e Anika Nilles falam sobre a reinvenção da banda
Geddy Lee, Alex Lifeson e Anika Nilles explicam o que foi preciso para fazer a nova formação de turnê do Rush funcionar — e por que eles adoram o Steely Dan
Rolling Stone
Logo após os shows de estreia do Rush em Los Angeles com a Fifty Something Tour, Geddy Lee , Alex Lifeson e a baterista de turnê Anika Nilles concederam entrevistas à Rolling Stone, as mais detalhadas até então sobre o retorno milagroso da banda. (A nova formação da banda para a turnê, após a morte do baterista Neil Peart em 2020, também inclui a tecladista Loren Gold.) Essas entrevistas renderam uma matéria de capa em colaboração com a Rolling Stone Canadá — mas havia ainda mais detalhes nessas conversas. Leia a entrevista conjunta de Lee, Lifeson e Nilles abaixo, pela primeira vez, ou assista ao vídeo da entrevista em nosso canal do YouTube.
Anika, eu estava lendo que em algum momento você teve problemas com medo do palco. Sei que provavelmente você já superou isso em grande parte, mas como isso influenciou a noite de maior pressão da sua vida, a primeira noite desta turnê?
Anika Nilles: Eu senti um pouco de pressão, mas sempre me concentrei na música e em organizar tudo, e tentei não deixar que a pressão me dominasse. Mas também tenho algumas rotinas para me acalmar que pratiquei nos últimos seis meses, e que definitivamente me ajudaram na primeira noite.
As pessoas perceberam pela câmera que você teve um momento com a baqueta no início de “Xanadu”, do qual se recuperou milagrosamente sem que ninguém ouvisse — um milésimo de segundo, e você não se deixou abalar. Mas o que se passava na sua cabeça naquele instante?
Nilles: Talvez, “não posso estragar essa virada”. E aí eu vi a baqueta voando por cima dos tons, e simplesmente a peguei de volta.
Geddy Lee: Boa observação. No começo dos ensaios, se um de nós cometesse um erro, parávamos e tocávamos a música de novo. Mais para o final, começamos a simplesmente continuar tocando mesmo com qualquer erro ou imprevisto, porque precisávamos estar preparados para isso durante o show. Você tem que seguir em frente, então acho que isso foi útil.
Quando algo assim acontece, mas você se recupera de forma tão magnífica, isso realmente aumenta sua confiança? Ou acaba aumentando seu nervosismo para o resto do show?
Nilles: Não, acho que acontece de você deixar uma baqueta cair, e como baterista, você está acostumado. Você simplesmente pega a próxima assim que tem a chance.
Muito se falou sobre os primeiros cinco dias de vocês juntos, o primeiro ensaio, e que o último dia foi quando vocês finalmente se entrosaram. Anika, como foi essa experiência da sua perspectiva? O que você precisou perceber para se conectar com a banda?
Nilles: Boa pergunta. Na verdade, acho que ajudou bastante o fato de termos conversado sobre o Neil, sobre a forma como ele toca e seu estilo, e como nós, músicos, nos sentíamos tocando com ele. Isso definitivamente me ajudou a entender o que eu precisava mudar e como me adaptar. Não se tratava tanto do que tocar, mas sim de como tocar. E para me ajustar, precisei de um tempinho para entender tudo em detalhes. Talvez também porque ainda não nos conhecíamos.
Lee: Sim. Era tudo muito novo para nós dois.
Nilles: Sim. Exatamente. Mas eu consegui no último dia.
Lee: Sim, ela fez.
Eu também sei que quando você tocou com Jeff Beck, ele nunca disse para você se preocupar em replicar partes da maneira como as pessoas anteriores tocavam com ele. Era tudo muito mais livre. Então, me pergunto se também houve uma mudança de mentalidade necessária.
Nilles: Quando me preparei para a primeira sessão, não tinha certeza se deveria preparar cada detalhe, um por um, ou se deveria ter as partes principais definidas, mas com alguma liberdade aqui e ali. Então, cheguei preparado, da maneira que costumo me preparar. Mas depois da primeira sessão, o caminho a seguir ficou muito mais claro, com as partes em que eu precisava me concentrar. Com certeza foi diferente. Jeff é mais improvisador em geral, e acho que Vinnie [Colaiuta] nunca tocava da mesma forma em um show. Então, eu tive muito mais liberdade. Havia menos composições nas partes de bateria. Definitivamente, foi mais improvisador em geral, o que é a grande diferença em relação às composições de bateria do Rush e do Neil.
Alex e Ged, o que vocês aprenderam sobre as partes de bateria das músicas do Rush que talvez não tivessem compreendido completamente até precisarem explicá-las para alguém novo?
Lee: Estávamos aprendendo o que a Anika estava aprendendo. Percebemos como o feeling do Neil é diferente de outros estilos de tocar. Então, através das experiências da Anika, fomos entendendo a composição do Neil cada vez melhor. E às vezes a Anika me escrevia e perguntava: “Em que compasso está essa parte?” E eu respondia: “Caramba, não sei!” Então eu voltava e ouvia, e contava. E percebi que escrevíamos as partes como passagens musicais, e fazíamos uma passagem musical estranha em uma fórmula de compasso incomum, mas não precisávamos contar qual era aquela fórmula de compasso, porque simplesmente juntávamos um monte de frases e sabíamos intrinsecamente. Sabíamos inerentemente. E sempre que ensaiávamos, simplesmente ensaiávamos a parte. Então, ter que explicar isso para a Anika foi muito difícil para mim, e eu tive que voltar atrás e dizer: “Espere um segundo. Deixe-me ouvir.” E então eu dizia: “Bem, acho que há um compasso de oito ou um compasso de seis.” Ela respondia: “Bem, acho que é tudo em sete”, ou era o contrário, eu acho. Então foi uma espécie de reeducação para mim.
Lifeson: E ficou mais evidente como Neil, ao passar tanto tempo lá, simplesmente deslocava o peso de forma tão sutil para a frente ou para trás, inclinando-se para um lado ou para o outro. Tudo isso acontece entre os movimentos principais. E isso se torna realmente a cola, a cola fundamental que mantém tudo unido. E isso ficou muito mais evidente.
Lee: E o trabalho com os pratos. E como, naquele primeiro ensaio, alguns dos pratos que vocês estavam usando estavam… tão errados. Estavam tão errados. Quem diria? Nunca tinha visto isso. Que um prato errado afetaria tão drasticamente o som de uma música. Então, isso foi uma reeducação para mim. Ou melhor, uma educação, não uma reeducação.
Notei que nos dois ensaios de som que vi vocês tocaram “Subdivisions” nas duas vezes. Tem algo nessa música que seja particularmente complicado?
Lifeson: Parece uma música simples e direta, mas não é. O arranjo de bateria é muito complexo.
Está sempre mudando, né?
Nilles: Tem muitas subdivisões. Tem muita contagem. Muitas mudanças diferentes aqui e ali. Você não percebe. Soa tão natural. E você pensa que é simples, mas não é nada disso.
Lifeson: Mas quando eu toco a parte da guitarra, por exemplo, minha parte da guitarra é bem direta. Mas quando estou na frente da Anika, eu ouço todo esse movimento que se desenrola ao longo da música. É fascinante dessa perspectiva, quando você está lá ouvindo e a bateria está tocando atrás de você. E essa sensação que se mantém.
Acho que esses caras disseram que consideravam aquela música relativamente simples porque já estavam acostumados com ela, e você pensou: “Não é”.
Lee: Sim, porque muitas partes soam iguais. Certo? Mas a bateria não as toca da mesma forma. Então, para ela, no começo, foi preciso deixar a música entrar no DNA dela para entender que, na segunda vez que tocamos aquela parte, para mim e para o Alex, é a mesma parte, as mesmas notas — mas não para ela.
Geddy comentou certa vez que, no início, o Rush pensava mais em matemática do que em groove, e que depois, nos anos 80 e 90, começaram a pensar mais em termos de groove. Mas a questão é que vocês tocam todo o catálogo do Rush. Então, como é para vocês ter que transitar entre as diferentes bandas que essa banda realmente foi?
Lee: Para mim, é revigorante. Eu gosto muito de fazer isso, porque o repertório fica mudando e dá um descanso para o cérebro, alternando entre os estilos, então nenhum estilo se torna opressivo, sabe? É como quando tocamos “[Passage to] Bangkok”, mal posso esperar pela parte do meio porque sei que posso simplesmente me virar e me conectar com a Anika, porque é a parte mais estranha. Quer dizer, acho que as pessoas não percebem o quão estranha essa parte é. É como se estivéssemos cavalgando um camelo, nessa música. E é muito divertido. Essa é a minha perspectiva. Não sei dizer do ponto de vista de um baterista. Deve ser muito difícil ficar mudando de marcha o tempo todo.
Nilles: Na verdade, especialmente nessa música e nessa parte, é a parte mais tranquila para mim, porque eu só toco em 4/4 e vocês têm que inverter a métrica.
Lee: Ah, sim, temos que nos movimentar.
Nilles: Você tem que fazer o trabalho.
Lee: Temos que fazer a contagem.
Neil estava sendo influenciado por Stewart Copeland, reggae e todo tipo de coisa. Ouvindo, você deve ter percebido: “Nossa, estou fazendo algo completamente diferente com essas músicas”. Nilles: Sim, definitivamente houve uma mudança de estilo durante a preparação das músicas. Mas, principalmente com a década de 80, me senti imediatamente mais conectado porque adoro os anos 80.
Anika, Jeff Porcaro era um dos seus grandes ídolos, certo? Existe outra banda dos anos 70 que, à sua maneira, é vista como o ápice da intensidade técnica: o Steely Dan , com quem Jeff tocou. Nunca soube se vocês são fãs dessa banda, ou qual a opinião de vocês sobre ela.
Lee: Sou muito fã do Steely Dan. Quase dei o nome de Aja para minha filha em homenagem a esse disco. Eu amo esse disco demais. Ouvi até gastar. Então, eu era muito fã do Steely Dan.
Lifeson: E já houve alguém mais versátil do que Skunk [Baxter]? Quero dizer, tantos estilos em sua forma de tocar e tanta inteligência.
Lee: O que me impressionou no Steely Dan foi o quão comerciais eles eram. Ao mesmo tempo, eram incrivelmente complexos e interessantes, sabe? Eles eram a exceção à regra que confirma a regra, seja lá qual for a expressão. Eles conseguiam ser ousados, pensar como artistas de jazz e, ainda assim, produzir música que era facilmente assimilada. Então, acho que isso é uma façanha incrível.
Conforme os anos 70 deram lugar aos anos 80, você incorporou um pouco disso, que é condensar essa complexidade em algo um pouco mais acessível.
Lee: Sim. De 14 minutos para sete [risos] .
Anika, tendo Jeff como uma espécie de base para vocês, havia algo no estilo dele que parecia congruente com o de Neil? Ou todas as lições que você aprendeu com alguém como ele tiveram que ser descartadas ou deixadas de lado?
Nilles: Tenho que dizer que sempre ouço música e toco junto com outras músicas. E. Jeff foi o primeiro baterista que realmente estudei com mais detalhes. Mas, no geral, sempre me inspirei em bateristas. Eu me apropriava de um ritmo específico e tentava adaptá-lo ao meu gosto, mas sempre acabava seguindo uma direção diferente, com minhas próprias ideias, então não posso dizer que estudei um baterista. Nunca fiz isso antes.
Até agora.
Nilles: Sim, exatamente. Até agora. E isso é completamente diferente, sabe? E agora, não sei, tenho um pouco do Neil em mim. Vamos ver como isso se desenvolve, porque essa é a primeira vez que realmente estudei a forma de tocar de outro baterista com tantos detalhes. Então, é a primeira vez para mim.
Eles disseram que você disse sim, mas que não compreendeu totalmente o que esse “sim” significava. Houve momentos em que você pensou: “Isso é muito mais do que eu poderia ter imaginado”?
Nilles: Bem… [Hesita.]
Lee: Não tem problema nenhum dizer simplesmente sim!
Nilles: Sim, passei por isso algumas vezes, diria que durante o último ano. Mas me lembro da primeira vez que comecei a aprender “Xanadu”, que foi na segunda sessão de preparação, eu acho. Levei três dias para aprender a música de um jeito que tudo estivesse presente quando eu a tocasse, e eu pensei: “Nossa, se preciso de três dias para uma música, isso vai levar uma eternidade, e não tenho nenhum dia de folga até voltar para casa”. Mas, felizmente, quanto mais eu estudava a música e a forma de tocar do Neil, mais eu entendia, claro, e fui aprendendo mais rápido porque eu conhecia as tarefas. Eu sabia onde precisava prestar atenção. E, por isso, aprendi todas as músicas épicas mais rápido do que “Xanadu”.
Lee: Eu recebia mensagens interessantes da Anika. Ela dizia coisas como: “Então, a abertura de ‘Xanadu‘, é aquele tempo livre?”. Ela precisava saber como contar certas coisas que nós nem pensaríamos em contar, porque conhecíamos as nuances das partes um do outro tão intimamente que tínhamos dicas na forma como cada um tocava. Mas ela ainda não tinha familiaridade suficiente. Ela não conseguiria tocar a partir dessas dicas ainda. E agora eu acho que é possível, mas naquela época ela queria uma explicação de quanto tempo deveria ficar em cada parte. Então eu achei essas perguntas muito interessantes. E elas eram realmente interessantes porque eu voltava e ouvia as músicas, tentando imaginá-las com a sua experiência, como se estivesse vivenciando aquilo. Eu tive a oportunidade de reavaliar como tínhamos composto nossa música e como traduzir o Rush para outra pessoa? A primeira experiência que tivemos foi quando fizemos aqueles tributos ao Taylor Hawkins, e eu me lembro de tentar explicar, sabe, aquela parte no começo de “YYZ” — eu estava tentando explicar aquela parte para o Omar Hakim. E o Omar é um baterista incrível. Mas eu não sabia como explicar porque a gente simplesmente tocava. E aí ele tinha uma técnica muito interessante. Ele disse: “Canta para mim”. E eu cantava para ele algumas vezes, e ele dizia: “Ah, ok”. E então ele simplesmente tocava. E depois dizia: “De novo”. E a gente tocava. “De novo”. Acho que tocamos umas 10 vezes seguidas. E aí ele simplesmente disse: “É isso aí”. Eu disse: “OK, vamos ver se isso se sustenta”. E, claro, se sustentava, mas extrapole isso para 42 músicas, e há momentos em quase todas as nossas músicas que meio que desafiam a notação musical e que precisam ser discutidos.
Entrevistei Steve Howe, do Yes , nos últimos dois anos, e estávamos conversando sobre a gravação das músicas mais difíceis e clássicas da banda. Ele disse: “Bem, é claro que gravávamos em pequenas partes e depois passávamos para a próxima”. E eu só conseguia pensar em como vocês gravavam quase todas as músicas em uma única tomada. Se soubessem disso, teriam feito diferente?
Lee: Sim, com certeza! [Risos.] Porque achávamos que eles simplesmente arrasavam.
+++LEIA MAIS: Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Alex Lifeson, do Rush
+++LEIA MAIS: Novo documentário do Rush se despede de Neil Peart, um rei do rock — e um grande amigo
+++LEIA MAIS: Entenda a nova confusão envolvendo Angra, ex-membros e Eduarda Campopiano
KioskNews shows a cleaned-up reading view extracted from the publisher’s page — the original always lives on their site, not ours.